TELEFONE E WHATSAPP 9 8266 8541 | Quem Somos | Anuncie Já | Fale Conosco              
sitedagranja
| Newsletter

ASSINE NOSSA
NEWSLETTER

Receba nosso informativo semanal


Aceito os termos do site.


| Anuncie | Notificações
Voltar

Sec. da Saúde orienta A Secretaria Municipal da Saúde de Cotia, por meio da Coordenação da Saúde da Criança esclarece que o clima predominante durante o inverno e a primavera favorece a propagação da varicela, popularmente conhecida como catapora.

21/10/2011


A Secretaria Municipal da Saúde de Cotia, por meio da Coordenação da Saúde da Criança esclarece que o clima predominante durante o inverno e a primavera favorece a propagação da varicela, popularmente conhecida como catapora. Considerando este fato, a Secretaria da Saúde alerta os pais sobre o fato de ficar atento aos sintomas da doença, bem como, ressalta que em hipótese alguma deve se automedicar. O ideal é sempre procurar a orientação de um pediatra.

De acordo com a Coordenadora Municipal da Saúde da criança Dra. Liamara De Angelis, "a catapora é uma doença infecto-contagiosa causada pelo vírus varicela zoster. Os pais devem ficar atentos aos cuidados sobre prevenção, principais sintomas caso adquira a doença e a forma de agir durante o tratamento. O principal alerta se refere ao contato das mãos com as lesões para evitar contaminação e complicações, estas devem ser devidamente higienizadas", disse.

Entre as principais características da varicela destaca-se a presença de febre e manchas vermelhas espalhadas em todo o corpo. No segundo estágio da doença as manchas evoluem para bolhas com líquido e na sequência formam crostas, até a cicatrização. A catapora (ou varicela) não oferece grandes riscos, mas a atenção está no fato de que as bolhas coçam, por isso, é preciso evitar que a criança crie um machucado para que não haja inflamação local e cicatriz. Durante o período de recuperação, a criança deve permanecer em casa, para evitar a contaminação de outras crianças, principalmente no ambiente escolar onde as permanecem muito tempo em locais fechados.

A transmissão ocorre por contato direto, por meio da saliva e de secreções respiratórias, ou por contato com o líquido do interior das vesículas (manchas avermelhadas com líquido). Depois de infectado, o paciente fica imune à doença.

De acordo com a coordenadora da Vigilância Epidemiológica Juliana Canassa " diante de uma ocorrência de surto de catapora em creches, é indicada a vacinação aos expostos, evitando a propagação da doença. A vacina é disponibilizada para crianças até cinco anos de idade e funcionários que não tiveram a doença, que ficam apenas em creche".

Em 2011, Cotia registrou quatro surtos em creches. A Secretaria da Saúde, realizou o bloqueio com utilização da vacina Varicela.


Notícias Relacionadas:


 
TENHA NOSSAS NOTÍCIAS DIRETO NO WHATSAPP, CLIQUE AQUI.

Pesquisar




X

































© SITE DA GRANJA. TELEFONE E WHATSAPP 9 8266 8541 INFO@GRANJAVIANA.COM.BR