TELEFONE E WHATSAPP 9 8266 8541 | Quem Somos | Anuncie Já | Fale Conosco              
sitedagranja
| Newsletter

ASSINE NOSSA
NEWSLETTER

Receba nosso informativo semanal


Aceito os termos do site.


| Anuncie | Notificações
Voltar

Sarampo: 967 casos em SP Casos aumentam 52,7% no Estado, mas Cotia com 3 ocorrências, estranhamente, não está na lista de municípios com registro da doença.

08/08/2019


Por Mônica Krausz

Cotia tem mais casos de Sarampo – 3 confirmados - que Barueri (2), Carapicuíba (1) e Embu das Artes (1), só para citar as cidades mais próximas que estão sendo consideradas endêmicas da doença, mas estranhamente não foi incluída pelo Estado na Campanha de Intensificação da Vacina contra o Sarampo, que tem previsão de seguir até dia 16 de agosto e seus três casos ainda não aparecem na lista divulgada com o  total de casos registrados pelo estado. 

O Site da Granja questionou as Assessorias de Imprensa das Secretarias de Saúde do Estado e do Município sobre a não inclusão de Cotia na lista de municípios onde está havendo a intensificação da vacina, mas infelizmente as respostas não trouxeram a clareza necessária para explicar por que um município com 3 casos confirmados da doença não é considerado endêmico e outros com um só são. 

Segundo a Assessoria de Imprensa da Secretaria de Saúde do Estado, o Centro de Vigilância Epidemiológica estadual mantém o monitoramento do sarampo em todo o território e inclui os municípios de acordo com um “Estudo de Risco Epidemiológico” realizado a partir de dados que são passados pelas prefeituras. De acordo com eles, a última lista (veja abaixo) de municípios participantes foi elaborada a partir de dados confirmados até dia 31 de julho, mas todas as Prefeituras devem fazer bloqueios diante de notificações de casos suspeitos, conforme diretriz do Ministério da Saúde.

Já a Secretaria de Saúde de Cotia confirma que temos 3 casos registrados da doença, que os dados já foram transmitidos ao estado, e que os devidos bloqueios e varreduras foram realizados. Um dos casos foi registrado na Granja Viana, outro na região centro norte do município e outro na região centro sul. Segundo a Secretaria de Saúde do município as intensificações têm sido feitas em cidades onde já se considera endemia da doença, porém Cotia não foi classificada como tal. 

Ainda segundo resposta da Secretaria Municipal, a Cidade não está em Campanha de Intensificação da Vacina, porém todas as UBSs têm disponível a Vacina Triplice Viral (SCR – Sarampo, Caxumba e Rubéola) em abastecimento regular.  

Explicam ainda que no calendário de vacinação de rotina, a primeira dose da SCR deve ser administrada em crianças de um ano de idade e, a segunda dose, em crianças de 15 meses. Os adolescentes e adultos jovens com até 29 anos de idade devem ter duas doses da vacina, e os adultos que nasceram após 1960, pelo menos uma dose, de acordo com os calendários de vacinação de adolescentes e adultos do Estado de São Paulo. 

Informam também que devido ao Cenário Epidemiológico no Estado, a Divisão de Imunização Estadual liberou a vacinação para os Municípios do GVE X (Grupo de Vigilância Epidemiológico da região 10 ao qual Cotia está inserida) para crianças a partir de 6 meses a 11 meses, ressaltando que essas crianças quando completarem um ano, precisam de receber as doses de rotina para SCR (Sarampo, Caxumba e Rubéola).

Segundo a Secretaria Municipal, é importante mencionar que a vacina SCR ou SCRV (Sarampo, Caxumba, Rubéola e Varicela) não é recomendada para crianças com menos de 6 meses, gestantes e pessoas imunocomprometidas. As mulheres em idade fértil que tomarem a vacina devem aguardar pelo menos um mês para engravidar.

A campanha de vacinação contra sarampo segue em curso na capital e outras 14 cidades da Grande São Paulo, com o objetivo de vacinar jovens e adultos de 15 a 29 anos. Segundo a Vigilância Epidemiológica do Estas, desde 10 de junho, 902,2 mil pessoas nessa faixa etária foram imunizadas. A meta é vacinar 4,4 milhões até o dia 16 de agosto, data prevista para encerramento da campanha.

Em 2019, até o dia 31 de julho, foram confirmados 967 casos de sarampo em SP. Isso significa um aumento de 52,7% no estado em seis dias. O número da semana anterior era de 633 casos. Desse total atual, 80% se concentram na capital, com 778 casos.

Lista de cidades onde está acontecendo a intensificação da vacina e casos confirmados pelo estado:  


Município

Numero de Casos

Capital

778

Barueri

2

Carapicuiba

1

Embu

1

Osasco

6

Taboão da Serra

2

Atibaia

1

Campinas

2

Hortolândia

1

Indaiatuba

2

Jundiaí

1

Sumaré

1

Ribeirão Preto

1

Peruíbe

1

Praia Grande

1

Santos

23

Caçapava

4

São José dos Campos

2

São José do Rio Preto

5

Fernandópolis

21

Jales

1

Itapetininga

1

Sorocaba

3

Pindamonhangaba

3

Taubaté

2

Diadema

3

Mauá

8

Ribeirão Pires

6

Rio Grande da Serra

2

Santo André

21

São Bernardo do Campo

18

São Caetano do Sul

8

Guarulhos

22

Itaquaquecetuba

1

Mogi das Cruzes

1

Caieiras

1

Francisco Morato

1

Mairiporã

9

Total

967

 

 



Notícias Relacionadas:


 
TENHA NOSSAS NOTÍCIAS DIRETO NO WHATSAPP, CLIQUE AQUI.

Pesquisar




X

































© SITE DA GRANJA. TELEFONE E WHATSAPP 9 8266 8541 INFO@GRANJAVIANA.COM.BR