05/09/2024
São Paulo não costuma aparecer nesta posição. A onda de incêndios que atinge o interior do estado desde 22 de agosto já causou a destruição de plantações e vegetações, casas evacuadas, rodovias bloqueadas.
Agosto fechou com 3.612 focos de calor em São Paulo. Apenas entre os dias 22 e 24 de agosto, foram registrados 2.621 focos. A média de focos é de 914. O último agosto superou essa média histórica em cerca de 400%.
Os cálculos de estragos causados pela onda de incêndios em São Paulo não param de subir. As perdas do agro paulista são na casa R$ 1 bilhão, segundo estimativa inicial do Governo de São Paulo. Os incêndios atingiram mais de 8 mil propriedades em 317 dos 645 municípios paulistas.
Consequências
O estado monta rede de atendimento para animais silvestres vítimas de queimaduras. Répteis e mamíferos são resgatados nos locais mais atingidos pelos incêndios; Entre as espécies socorridas estão cobras, lagartos, gambás, tamanduás-bandeira, tamanduás-mirim, macacos-prego e tatus. A Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística é responsável pelo Centro de Triagem e Reabilitação (Cetras), localizada no Parque Ecológico Tietê, em São Paulo.
“A orientação é para não mexer no animal e imediatamente entrar em contato com a Polícia Militar Ambiental (190), Corpo de Bombeiros (193) ou Guarda Municipal para o resgate”, explica Isabella Saraiva.
A lista atualizada de CETRAS e CRAS em funcionamento no Estado podem ser verificados aqui.
Unidades de Conservação fechadas
A Fundação Florestal, órgão vinculado à Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística (Semil) do Estado de São Paulo, fechou todas as Unidades de Conservação temporariamente devido ao alto risco de incêndio. São 80 unidades de conservação na região metropolitana e no interior. O fechamento seguirá até o dia 12 de setembro, podendo ser revisado conforme as condições climáticas.
A Previsão não é das melhores
A estiagem ainda persiste no estado fazendo de setembro também um mês crítico. De acordo com a meteorologista da Defesa Civil Desiree Brant, a previsão, pelo menos para os primeiros 20 dias de setembro, é de tempo seco. Uma massa de ar seco deve impedir a chuva, favorecer temperaturas elevadas, reduzir a umidade do solo e aumentar o risco de fogo.
Alerta mantido
O Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE) da Defesa Civil do Estado de São Paulo emitiu um alerta na quinta-feira (29). O Governo de São Paulo mantém o gabinete de crise e monitora a situação dos incêndios. A Defesa Civil reforça a importância de denúncias de incêndios criminosos pelos telefones 181 e 190.
Novo normal
O Agro e cidades do interior de SP consideram que incêndios vão ser recorrentes e preparam ações. Com o cenário atual na região repetindo o caos registrado há três anos, as discussões sobre preparo para enfrentar a crise climática se tornam cada vez mais frequentes. Essa ocorrência de fenômenos climáticos no interior paulista já tem sido tratada pelo agronegócio e por prefeituras como cíclicos.
Por isso, avaliam, é preciso colocar o aquecimento global e as consequentes mudanças climáticas provocadas por ele em pauta. A ideia é que o assunto seja tratado de maneira semelhante às enchentes no verão, como um problema recorrente, com ações que tentam minimizar seus efeitos.
Para combater: Bombeiros e Brigadas
O Corpo de Bombeiros é uma instituição que atua em diversas áreas, como combate a incêndios, busca e salvamento e fiscalização.
Os Bombeiros não devem ser acionados em situações não emergenciais, para tratar com setores administrativos da corporação, ou para avisar de acidentes de trânsito sem pessoas feridas. Ele também realiza fiscalizações, verificando desde o projeto de proteção e combate a incêndio até o funcionamento correto dos equipamentos.
Em Cotia
O Corpo de Bombeiros de Cotia fica na Rua Nelson Raineri, 80 - Jardim Bela Vista, Telefone: (11) 4616-2933. E eles estão sobrecarregados: O Site da Granja ligou e conversou com o Sargento Ortega do operacional, que informou que no momento da ligação tinham quatro ocorrências na tela. Ele ainda disse que o número de incêndios mais que dobrou nos últimos 04 dias.
Carapicuíba recebeu o seu quartel do Corpo de Bombeiros em 2020. Ele está na avenida General Teixeira Lott, 737. A unidade conta com uma equipe de 25 bombeiros e três viaturas, sendo um caminhão de combate a incêndio (autobomba), uma ambulância de resgate e uma viatura para uso administrativo.
Para acionar o Corpo de Bombeiros em caso de emergência, deve-se ligar para o número 193. Ao fazer o contato, é importante informar:
Nome do solicitante e número de telefone
Endereço completo, pontos de referência e/ou acessos
Características da emergência, local ou pavimento e eventuais vítimas e suas condições
E as Brigadas?
No período de estiagem, os centros de operações do Corpo de Bombeiros (CBPMESP), via 193, deparam-se cada vez mais com um crescimento exponencial de incêndios florestais. Os brigadistas treinados e capacitados nas OPOE* constituem um importante recurso na cooperação dos atendimentos iniciais aos incêndios florestais mais relevantes, até a chegada das viaturas do Corpo de Bombeiros, somando todos os esforços na mesma direção.
*OPOE significa Oficina Preparatória de Operação Estiagem. É um curso realizado pela Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil para capacitar agentes a enfrentar incêndios em matas.
Bom exemplo
O combate a incêndios florestais na Serra do Itapetinga fez a Brigada Florestal Itapetinga ser reconhecida não só na região, mas em todo estado de São Paulo. Nos últimos 5 anos, mais de 230 focos foram combatidos pela Brigada nos municípios de Atibaia e Bom Jesus dos Perdões. Fica a dica para as pessoas candidatas aos cargos municipais da eleição que está chegando.