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Rodoanel oeste terá Será construída, entre os quilômetros 12 e 14 do trecho oeste do Rodoanel Mário Covas, uma barreira contra ruído, atrás do Residencial Tamboré 1.

14/02/2011








Será construída, entre os quilômetros 12 e 14 do trecho oeste do Rodoanel Mário Covas, uma barreira contra ruído, atrás do Residencial Tamboré 1.

A medida, de acordo com a concessionária, já constava no pacote de intervenções previstas para o trecho antes mesmo da concessão.

As barreiras de concreto foram dimensionadas após estudos. No local serão construídas duas linhas de barreira, uma no canteiro central e outra no bordo externo da rodovia, com extensão de aproximadamente 700 m em cada linha. A previsão para conclusão é ainda no primeiro trimestre.

O limite de ruídos nas estradas deve girar em torno de 60 decibéis, mas ele chega a atingir 75 decibéis. É por isso que algumas medidas já foram adotadas naquele trecho. A primeira etapa da obra foi a mudança de pavimento. A concessionária aplicou um pavimento ecológico, chamado de CPA (Camada Porosa de Atrito), produzido a partir da borracha de pneus. Além de reduzir o ruído, o pavimento também não deixa a água acumulada e garante maior aderência, melhorando a trafegabilidade.

Além do pavimento, estava previsto a construção do muro. Caso não haja melhorias, a concessionária poderá implantar uma barreira com vegetação, que também é muito utilizada para reduzir o impacto do barulho produzido pelas rodovias nas vizinhanças.

Iluminação LED
Outra novidade no trecho oeste será a iluminação de LED do túnel 2, fazendo do Rodoanel a primeira rodovias da América Latina a contar com este tipo de iluminação. De acordo com a concessionária Rodoanel, que administra a via, o mesmo sistema está em fase de implantação no túnel 3 e, até o final desse semestre, deve chegar ao túnel 1.

O LED (sigla em inglês para Diodo Emissor de Luz) é um componente usado em eletrônicos como displays e luzes de sinalização e, há alguns anos, também vem sendo usado em iluminação de ambientes, já que representa menor consumo, maior vida útil e baixa manutenção em relação às lâmpadas comuns.

No caso do túnel 2, toda iluminação existente, de vapor de sódio, foi retirada e substituída por 652 luminárias a LED, que reduziram o consumo diário de 1.130 kwh para 394 kwh. A economia, de acordo com a empresa, corresponde ao consumo de 130 residências médias.

Fonte: Simone Trino/Folha de Alphaville


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