TELEFONE E WHATSAPP 9 8266 8541 | Quem Somos | Anuncie Já | Fale Conosco              
sitedagranja
| Newsletter

ASSINE NOSSA
NEWSLETTER

Receba nosso informativo semanal


Aceito os termos do site.


| Anuncie | Notificações
Voltar

Mudança Clima X Covid Rob Hopkins, fundador do Transition Towns, fala sobre o sonho, ponto de partida para o “NOVO”

16/07/2020


Reproduzimos aqui trechos da entrevista de Rob Hopkins para o site Green World.  Fundador do Transition Network e ativista ambiental, Rob tem refletido sobre o que chama de 'perda de imaginação da sociedade' e como é importante reacender uma cultura imaginativa para provocar a mudança progressiva necessária para tratar de questões como pobreza, perda de biodiversidade, extremismo e a emergência climática. 

O Transition Towns vem dando um exemplo de como fazer isso desde o seu início em 2005 na cidade de Totnes, Inglaterra, com as comunidades reunindo-se pelas soluções dos grandes desafios, começando localmente, criando uma cultura de apoio mútuo, na qual todos se sentem envolvidos.


Mudanças Climáticas X Covid – A tempestade perfeita

Costumamos falar sobre precisar de tempo e espaço para imaginar e deixar nossa mente vagar, e certamente tivemos uma abundância disso durante a quarentena. Embora seja uma simplificação excessiva dizer que a quarentena provocou uma virada - em toda conversa sobre um 'novo normal', os defensores do costume já estão pressionando pelo retorno aos 'negócios como de hábito' -,  certamente parece ter aberto um espaço para que as pessoas vejam claramente o dano que a maneira como vivemos está causando ao meio ambiente e como seria uma civilização livre de carbono na natureza. 

"Quando perguntava às pessoas como seria o mundo ideal daqui a 10 anos, quase todos diziam a mesma coisa", diz Hopkins: “O canto dos pássaros será muito mais alto. Não haverá carros. O ar estará mais limpo. Todos terão um propósito." E há dois meses, as pessoas provavelmente deixariam essa conversa pensando que realmente foi poderosa. E depois chegariam em casa e perguntariam se isso poderia de fato acontecer. Mas isso agora está mesmo à sua porta e será assim por um tempo!

Embora ninguém desejasse que esse momento tenha sido causado por uma pandemia global, a quarentena tornou "muito mais fácil imaginar" como seria uma sociedade de baixo carbono em sintonia com a natureza.

O Transition Network, que se espalhou para 50 países ao redor do mundo desde que Hopkins estabeleceu a primeira Cidade de Transição em Totnes, sempre usou o termo 'resiliência' ao falar sobre a construção de um mundo de baixo carbono. Hopkins diz ser esta a hora de usarmos o choque do coronavírus para "avançar". 

"Nossa narrativa interna fundamental é tão focada no colapso, no desastre e na inevitabilidade disso, que excluímos a possibilidade de podermos realmente ser bem-sucedidos", diz Hopkins. “Se você não se permitir imaginar um futuro em que tudo o que poderia ter sido feito, você o excluirá como uma possibilidade. Precisamos imaginá-lo e depois passear, cheirar, sentir e ter uma noção disso.”

"É como quando Neil Armstrong foi à lua", sugere. “Não foi ideia de Armstrong ir para a lua. Não foi ideia de JFK ir para a lua. Nós estávamos indo para a lua por décadas. Jules Verne foi à lua, Tintin foi à lua, Sinatra foi à lua. Fomos à lua em histórias, filmes, histórias em quadrinhos e todos os tipos, então, quando fomos à lua, já estávamos lá centenas e centenas de vezes em histórias. Isso criou um desejo tão profundo, que se tornou inevitável".

“Para mim, o desejo é fundamental. Como criamos um desejo por um mundo socialmente justo, com baixo carbono, mais biodiversidade? Não é com estatísticas ou documentos políticos secos. Você cria saudade com músicas, histórias, poesia, arte, filmes e teatro. E esse é o ponto de partida. Depois de criar o desejo, você está em um espaço diferente.”

Leia entrevista na íntegra no Site Green Word

Treinamento Transition Towns

É sobre este sonhar e imaginar a cidade que se deseja que o Treinamento Transition Towns vai falar no final de julho, na sala Zoom.

Com uma equipe de facilitadores formada pelo Transition Brasil e Transition Granja Viana,  o Treinamento conta com 10 módulos de 2 horas cada, toda quinta feira a partir de 30 de julho a 01 de outubro, das 18h30 às 20h30.

Valor de Contribuição: R$600,00

Há valores especiais para Bolsa de Estudos Parcial e possibilidade de requerer por Bolsa de Estudos Integral.

Saiba mais no evento do Facebook: https://facebook.com/events/treinamento

Inscreva-se aqui: https://forms.gle/rZeEBgiUs2c5b9CT8


Sobre o Transition Granja Viana

O movimento Transition Granja Viana está alinhado ao Objetivo de Desenvolvimento Sustentável  da ONU número 11: Tornar as cidades e os assentamentos humanos inclusivos, seguros, resilientes e sustentáveis. Algumas das ações do Grupo: Ecofeira, Hora do Planeta, Café Reparo, Grupo Caronetas, Voto Onde Moro, Mercado de Trocas, Arte Junto, SOS Calçadas, Do Meu Lixo Cuido Eu, #GranjasemCanudos, entre outras. A mais recente atuação do grupo é divulgar a reciclagem de Bitucas de Cigarro da Poiato Recicla. O Site da Granja apoia todas as ações do Transition Granja Viana.


Saiba mais: www.transitiongranjaviana.com



Notícias Relacionadas:


 
TENHA NOSSAS NOTÍCIAS DIRETO NO WHATSAPP, CLIQUE AQUI.

Pesquisar




X

































© SITE DA GRANJA. TELEFONE E WHATSAPP 9 8266 8541 INFO@GRANJAVIANA.COM.BR