28/07/2022
“Uma imagem vale mais do que mil palavras”. A expressão que já se tornou clichê, costuma ser atribuída ao filósofo e pensador chinês Confúcio e transmite a ideia do poder da comunicação através das imagens, já que muitas situações podem ser compreendidas ou explicadas apenas com recursos visuais.
Alguns séculos depois da existência do filósofo, que viveu entre 552 e 489 A.C., a fotografia está aí para comprovar a frase que teria sido dita por ele.
Mas neste caso, não estamos falando dessas fotografias que a gente vê e posta todos os dias nas redes sociais, daquele prato de comida gostoso, dos amigos na balada, dos bichinhos ou crianças fazendo bagunças... Essas, claro, também falam por si, mas esta pauta é sobre olhares profundos, sobre aconchego, cuidado, afinidade, troca, responsabilidade, bom humor, acolhimento e paixão!
Esta pauta é sobre a história da Renata Joia e seu estúdio de fotografias na Granja Viana, que leva seu nome – R.Joia Fotografia - e fica ali, na Estrada do Capuava, mas como diz outro pensador mais contemporâneo, Milton Nascimento, “o artista tem de ir aonde o povo está”. E nem sempre seu estúdio é o palco para seu show.
Renata tinha ou tem uma paixão: crianças. E debutou na maternidade aos 23 anos de idade, dando à luz ao Leonardo. Aos 30, veio a Manuela. Ela ainda não sabia, mas uma outra paixão iria surgir em sua vida, a fotografia. E foi por meio de uma criança que essa paixão despertou. Após o ensaio fotográfico descompromissado de seu sobrinho, ela mudou completamente sua vida. Trocou o mundo corporativo de uma indústria farmacêutica pelo mundo da fotografia. E nasceu o R.Joia Fotografia.
E a partir daí, suas duas paixões se encontraram e logo deram frutos. As crianças continuam sendo destaques nas suas lentes com ensaios infantis, Newborn (bebezinhos recém saídos da barriga) e Smash (a mistura de crianças e bolos, ambos deliciosos).
Mas acabou se especializando em fotografar as crianças nas barrigas de suas mamães. Isso mesmo, Renata Joia é especializada em clicar gestantes. Então, agora vamos voltar para o início deste texto, no trecho que fala sobre olhares profundos, aconchego, cuidado, afinidade, troca, responsabilidade, bom humor, acolhimento e paixão. Esses são os sentimentos que, segundo ela, envolvem o clic nas gestantes. “Tirar foto de grávida envolve muito trabalho, acolhimento, respeito e entrosamento”, diz ela.
“Muitas pessoas acham que a mulher deixa de ser mulher quando está grávida, ora endeusando-a, ora infantilizando-a”
“Quando a mulher chega no estúdio para ser fotografada, carrega consigo uma história. Essa história pode ser da feliz com a chegada de um membro novo a uma família, ou algumas vezes dolorosa, com a gestante fragilizada pelo abandono do parceiro, por abortos anteriores... são muitas as histórias... Eu tenho a responsabilidade de olhar para essa mulher e entender que ela é única, especial e saber que o meu papel é acolhê-la com carinho e respeito. E mostrar para essa mulher que está com baixa autoestima e insegura o quanto ela é poderosa - afinal está gerando uma vida!”
“Fotografar é uma profissão de amor. Não basta apenas apertar o botão da câmera, é também se preocupar com o sentimento da cliente, com o que aquela barriga quer dizer, com a história que será eternizada.” Por isso, Renata especializou-se, formou-se em fotografia, fez diversos cursos e workshops sobre o assunto, se aperfeiçoou em iluminação, um ponto importante na fotografia. E com isso está colhendo seus frutos: hoje em dia é palestrante de grandes congressos de fotografia e já coleciona 4 prêmios na categoria Gestante. E vai buscar referências no exterior, em países como Rússia, Estados Unidos, Austrália, Canadá para agradar as mulheres que buscam por um estilo de book moderno, atemporal. Afinal, será um registro para a eternidade.
No estúdio, além de toda a infraestrutura moderna para receber suas futuras mamães e também os bebês, se encontra um ambiente limpo, acolhedor e aconchegante. Mas, se necessário, vai até a casa da cliente ou em outro local escolhido. E também fornece roupas e outros acessórios para compor a cena.
A cumplicidade entre profissional e cliente é que dá o tom das fotos. Conversas, descontração, cafezinho, fazem parte do enredo. “Tirar foto de grávida nua requer muito trabalho, respeito e entrosamento. Se ela se sentir confortável, faz”. E o resultado pode ser surpreendente. E lindo. A ponto de Renata ganhar 4 prêmios internacionais de fotografia com seus nus.
E quando essa cumplicidade vai além, o trabalho recomeça com o book dos filhos e filhas daquela barriga que Renata também viu crescer. Segundo ela, 90% das clientes voltam para fazer as fotos dos filhos até pelo menos o primeiro ano dessa criança. E daqui a alguns anos, torce para que essas crianças voltem para também registrar suas barrigas gerando outras vidas!
Serviço:
Renata Joia Fotografia
e-mail: renata.joiafotografia@gmail.com
WhatsApp: WhatsApp: 5511960774066
Endereço: Vintage Offices
Estrada do Capuava, 4421- Sala 23
Térreo - Granja Viana - Cotia