TELEFONE E WHATSAPP 9 8266 8541 | Quem Somos | Anuncie Já | Fale Conosco              
sitedagranja
| Newsletter

ASSINE NOSSA
NEWSLETTER

Receba nosso informativo semanal


Aceito os termos do site.


| Anuncie | Notificações
Voltar

Reforço nas UBSs de Caucaia A Prefeitura de Cotia, por meio da Vigilância Epidemiológica, reforçou a vacinação contra a Febre Amarela nas Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) de Caucaia do Alto nos últimos dias e realizou uma ação específica porta a porta no Parque Miguel Mirizola.

31/01/2018








A Prefeitura de Cotia, por meio da Vigilância Epidemiológica, reforçou a vacinação contra a Febre Amarela nas Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) de Caucaia do Alto nos últimos dias e realizou uma ação específica porta a porta no Parque Miguel Mirizola.

Desde a última semana, todas as UBS’s do distrito (Caucaia, Jardim das Oliveiras, Água Espraiada, Jardim Japão, Cachoeira e dos Mendes) passaram a disponibilizar a vacina contra a doença de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h. Em todas as demais UBS’s do município, segue valendo a rotina em dias pré-definidos, de acordo com o calendário abaixo.

Novo calendário de vacinação nas UBSs:

UBS                     Segunda Terça Quarta Quinta Sexta
Assa                                                         x
Parque Alexandra                            x
Recanto Suave          x
Santa Ângela                        x
São George                                                           x
São Vicente                                              x
Rio Cotia                   x
Engenho                                        x
Caucaia                    x         x         x         x           x
Oliveira                    x         x         x         x           x
Espraiada                 x         x         x         x           x
Japão                       x         x         x         x           x
Cachoeira                 x         x         x         x           x
Mendes                    x         x         x         x           x
Caputera                                                               x
Atalaia                     x                                           x
São Miguel                          x
Arco-íris                                        x
Sandra                                                    x
Mirante                              x
Morro Grande                     x
Coimbra                                        x
Mirizola                   x
Portão                               x
Turiguara                                              x
SAE/CTA
(Av. Rotary, 40)                             x 
 
“Um rápido levantamento feito em campo mostrou que ainda não estamos com 70% da população de Caucaia do Alto imunizada contra a Febre Amarela. Como se trata de uma região de muita mata, a vulnerabilidade ao vírus é maior”, explicou o Secretário de Saúde Magno Sauter. Segundo ele, equipes da secretaria têm percorrido os bairros orientando a população sobre a vacinação. “Nas últimas semanas, a situação está bem tranquila nas UBS’s em relação à vacina, cenário excelente para quem mora no distrito aproveitar e se imunizar”, reforçou Sauter.

Outra ação de bloqueio contra a Febre Amarela aconteceu no bairro do Mirizola, na manhã de quinta-feira (25). A medida foi tomada por conta do registro de macacos encontrados mortos naquela região. Um posto de vacinação foi montado em frente a uma residência, equipes da saúde passaram de casa a casa convidando quem não havia se vacinado a comparecer no local e, em duas horas de ação, foram vacinadas 108 pessoas do bairro.

“Cotia esta cercada de mata, estamos em pleno cinturão verde, então é natural que tenhamos uma grande população de macacos. Locais em que há registro de morte destes animais exigem uma atenção especial do poder público”, explicou o prefeito Rogério Franco. “Lamentamos que em vários postos haja filas, mas é importante reforçar que as doses são disponibilizadas em todas as unidades básicas, de acordo com a rotina estabelecida pela Secretaria de Saúde”, completou o prefeito.

O morador do bairro, José de Souza Filho, de 47 anos, ficou surpreso com a visita que recebeu em sua porta naquela manhã. “Minha esposa e minha filha se vacinaram no postinho, mas como eu trabalho em São Paulo, não estava conseguindo me vacinar. Foi muita boa esta iniciativa da Prefeitura e, por sorte, hoje é feriado em São Paulo e me encontraram em casa”, disse José de Souza, o primeiro a ser vacinado.

A coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Silvana Silva, explicou que as crianças menores de cinco anos não foram vacinadas na ação por medida cautelar. “Se alguma criança tivesse reação à vacina, naquele local não teríamos como dar suporte. A orientação foi para que os pais levassem essas crianças à UBS”, disse.

Outra moradora que aproveitou para se imunizar foi Jociany Santos. Ela mora no bairro há cinco anos e, segundo ela, o fato de viver em uma área com a presença de verde e aparição de macacos, preocupa. “Tenho um bebê com seis meses e fico bastante preocupada. Ele ainda não pode vacinar, então tomamos outros cuidados, mas temia por mim também. Tentei no posto de saúde, mas por conta da fila e eu não tive como ficar lá. Acho que a prefeitura foi muito feliz em fazer esta ação aqui no bairro”, opinou Jociany.

Nesta semana, a Secretaria de Saúde de Cotia informou ainda que não há caso autóctone de Febre Amarela no município. Quem atesta o endereço da contaminação dos casos confirmados da doença é a Vigilância Epidemiológica Estadual, depois de um amplo trabalho de rastreamento.

A Secretaria de Saúde salienta que defende a transparência da informação e, caso a Vigilância Epidemiológica Estadual confirme algum caso contraído no município, o fato será comunicado oficialmente, como foi feito em relação às epizootias positivas em macacos.


Faça o seu recadastramento


Dados da Secretaria de Saúde de Cotia mostram que 90% dos pacientes da rede municipal estão com seus cadastros desatualizados. A situação, de acordo com a pasta, dificulta o contato com pacientes que aguardam a abertura de vagas para consultas com especialidades médicas e exames e, muitas vezes, prejudica o próprio paciente que aguarda disponibilidade de vaga e não é localizado pela secretaria.

Para atualizar o cadastro, basta comparecer a uma Unidade Básica de Saúde com documentos e comprovante de endereço. “Muita gente fornece como contato o número de celular, mas acaba mudando e esquece de atualizar. É importante para a gestão da saúde e para a população que o cadastro esteja o mais atualizado possível”, disse o prefeito Rogério Franco. De acordo com ele, em breve, a Prefeitura de Cotia colocará em funcionamento o serviço de SMS para lembrar os pacientes sobre a data de suas consultas e exames médicos, portanto, o serviço só vai ser eficiente com pacientes que mantiverem seus cadastros atualizados.

A expectativa da Secretaria de Saúde é que o serviço de SMS - paralelo ao cadastro de pacientes atualizado - reduza o alto índice de absenteísmo no município. “Levantamento de 2017 mostrou que a falta a consultas médicas na rede municipal chega a 33% e, a exames e procedimentos, 40%”, informou Magno Sauter, Secretário de Saúde. Ele explicou que o impacto desta situação é muito negativo no serviço e que a Secretaria está empenhada em reverter este cenário, tanto com a disponibilização do serviço de SMS como com a atualização dos contatos dos pacientes.

Com informações da Secretaria de Comunicação da Prefeitura de Cotia
Fotos: Vagner Santos




Notícias Relacionadas:


 
TENHA NOSSAS NOTÍCIAS DIRETO NO WHATSAPP, CLIQUE AQUI.

Pesquisar




X

































© SITE DA GRANJA. TELEFONE E WHATSAPP 9 8266 8541 INFO@GRANJAVIANA.COM.BR