TELEFONE E WHATSAPP 9 8266 8541 | Quem Somos | Anuncie Já | Fale Conosco              
sitedagranja
| Newsletter

ASSINE NOSSA
NEWSLETTER

Receba nosso informativo semanal


Aceito os termos do site.


| Anuncie | Notificações
Voltar

Recuperados do Covid-19 Taxa de recuperação em Cotia chega a 63%, com 235 curados

11/05/2020


Por Mônica Krausz, com informações da Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Cotia. 

De acordo com dados da Secretaria de Saúde de Cotia, o número de pacientes que se recuperaram da Covid-19 chegou a 235 na última semana. Desde a primeira quinzena de março, - quando a cidade registrou o primeiro caso confirmado de contaminação pelo novo Coronavírus - já são 373 moradores que testaram positivo, até domingo (10/05) e um total de 1337 notificações de casos suspeitos. Os números mostram que 63% dos pacientes que contraíram o novo vírus já estão recuperados da doença.

A boa notícia, no entanto, não é um passe livre para baixar a guarda já que a taxa de mortalidade na cidade ainda é muito grande também. No dia 4 de maio, por exemplo, Cotia tinha 192 casos confirmados da doença e 20 óbitos, o que daria uma taxa de letalidade de 10,4% segundo dados da Vigilância Epidemiológica do município. O Secretário de Saúde Magno Sauter informa que a taxa de letalidade na cidade tem oscilado de acordo com a média dos demais municípios da região. Não está nem a frente nem atrás do cenário regional. Segundo dados da Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Cotia, se usarmos os dados da Secretaria de Saúde do Estado, que são sempre um pouco atrasados em relação a contagem do município, no dia 6/5 Osasco contava com 1040 casos confirmados de Covid-19 e 101 óbitos, o que resultava em uma taxa de letalidade de 9,7%, superior aos 8,9% de Cotia (considerando a mesma data e a mesma base de consulta - o boletim da Vigilância Epidemiológica do Estado - no qual Cotia constava com 220 confirmações da doença e 20 óbitos). 

Na manhã desta segunda-feira (11), de acordo com a mesma Assessoria, dos seis leitos de UTI do Hospital de Campanha de Cotia, quatro estavam ocupados, porém sem necessidade de entubação. 

Já no Hospital Regional de Cotia, que conta com 80 leitos destinados para casos de Covid-19, somando 30 de UTI e 50 de enfermaria, as taxas de ocupação até segunda-feira (11) eram de 95% e 85%, respectivamente, segundo a Assessoria de Imprensa da Secretaria Estadual de Saúde. 

"A Covid-19 preocupa por ainda não ser totalmente conhecida, por não ter remédio e nem vacina, mas recebemos com bastante otimismo o resultado de que mais da metade dos pacientes que enfrenta o novo Coronavírus já venceu a doença e se recuperou", disse Sauter. "Em Cotia, a Prefeitura construiu um Centro de Combate e Referência ao Coronavírus, em 15 dias, para atender pacientes com sintomas da doença. Os pacientes têm permanecido, em média, sete dias internados e recebem todo o tratamento necessário de acordo com o quadro sintomático que apresentam", completou o secretário.

A Prefeitura de Cotia divulga um boletim com o balanço do novo Coronavírus na cidade para a imprensa, em suas redes sociais e no portal oficial para manter a população informada. O boletim reflete a situação da doença praticamente em tempo real, uma vez que a Vigilância Epidemiológica do município divulga a estatística antes mesmo de a Vigilância Epidemiológica do Estado alimentar a sua base de dados. "Optamos por este tipo de divulgação, ainda no início de abril, para mostrarmos o real cenário da doença. Até por conta da demanda, o Estado não traz os dados com a velocidade que precisamos para refletir o agora", explicou Sauter.

E completa: "É importante que a população continue seguindo as medidas de prevenção e mantendo o distanciamento social. Continuem higienizando bem as mãos, utilizando máscaras em todo e qualquer local público e, se apresentar sintomas da gripe como tosse, espirros, usar máscaras inclusive dentro de casa”. 

Foto: Vagner Santos


Notícias Relacionadas:


 
TENHA NOSSAS NOTÍCIAS DIRETO NO WHATSAPP, CLIQUE AQUI.

Pesquisar




X































© SITE DA GRANJA. TELEFONE E WHATSAPP 9 8266 8541 INFO@GRANJAVIANA.COM.BR