17/02/2025
O DER (Departamento de Estradas e Rodagem), responsável pela gestão das rodovias paulistas que não estão sob concessão privada, anunciou a operação de 649 novos radares em até 90 dias.
A assinatura para autorização da instalação dos equipamentos e o prazo para início de funcionamento constam em publicação do DER no Diário Oficial do Estado desta sexta-feira (14).
Os radares estarão em mais de 150 estradas que cortam o estado. Os contratos de operação são de cinco anos.
De acordo com o órgão estadual, além de excesso de velocidade, esses radares devem multar, inclusive, motoristas que usarem o acostamento na tentativa de driblar a fiscalização eletrônica.
Os aparelhos farão leitura de placas e contarão eixos dos veículos para fins estatísticos. As informações são transmitidas em tempo real os dados para uma central do departamento
Redares “doppler” descartados na compra
O governo de São Paulo descartou a contratação de radares modelo doppler, os "antimigué", que utiliza a medição por meio de ondas eletromagnéticas para identificar motoristas acima do limite antes mesmo de eles passarem pelo equipamento.
"A implantação de radares contribui para reduzir acidentes, uma vez que sua presença auxilia no respeito aos limites de velocidade, melhorando o tempo de reação dos condutores e atenuando a gravidade de eventuais impactos", diz o coordenador geral de operações viárias do DER, Ricardo Miguel do Nascimento.
Itapevi
Kms 33,6 e 35,1
Cotia
Kms 39,90 / 41,90 e 43,5
São Paulo
Kms 10,8 / 11,60 / 12,55 / 16,1 / 17,11 / 18,8 / 18,95
Osasco
Km 20,8
Cotia
Kms 21,90 / 23,8 / 25,90 / 27,1 / 29,20 / 30,3 / 30,45 e 32,2
Sergio Codelo, superintendente do departamento, afirma que as estradas do DER têm, no máximo, quatro radares de velocidade em funcionamento atualmente —os últimos contratos foram encerrados em 2021 e desde então não houve instalação de equipamentos para coibir excesso de velocidade.
"O importante é salvar vidas", afirma, ao defender o aumento na fiscalização de velocidade.
As empresas ganhadoras da licitação realizada em agosto do ano passado também serão responsáveis por obras estruturais e pela sinalização do controle eletrônico de velocidade. O valor total do pregão, que tem 14 lotes, é de R$ 83,7 milhões.
Nova Raposo
Estradas passadas recentemente à iniciativa privada também receberão os investimentos. Segundo o DER, é possível repassar o contrato para novas concessionárias. O trecho da Raposo Tavares (SP 270) na Grande São Paulo terá 16 radares, sendo sete na capital, oito em Cotia e um em Osasco. A rodovia, inclusive em intervalos administrados pelo Departamento de Estradas de Rodagem, passou recentemente por leilão de concessão. Já a Estrada da Roselândia (SP 039) contará com cinco.