TELEFONE E WHATSAPP 9 8266 8541 | Quem Somos | Anuncie Já | Fale Conosco              
sitedagranja
| Newsletter

ASSINE NOSSA
NEWSLETTER

Receba nosso informativo semanal


Aceito os termos do site.


| Anuncie | Notificações
Voltar

Quanto tempo após receber a segunda dose estamos imunizados contra Covid?

07/07/2021


As vacinas são o primeiro passo para o fim da pandemia do novo coronavírus, mas a imunidade não começa imediatamente após tomar a segunda dose do imunizante. Caso uma pessoa tenha Covid-19 logo após se imunizar, isso não significa que a vacina não funcionou, mas que seu o sistema imunológico ainda não teve tempo para criar a resposta imune. A informação é do Instituto Butantan, responsável pela produção da vacina brasileira Coronavac. 

“Cada organismo reage de uma forma, dependendo de fatores como a faixa etária e o próprio sistema imunológico da pessoa. Em geral, em duas semanas após a segunda dose estaremos protegidos, pois esse é o tempo que nosso sistema leva para criar anticorpos neutralizantes, que barram a entrada do vírus nas células”. 

Ainda vale lembrar que uma quantidade ainda maior de anticorpos pode ser registrada até um mês após o fim da vacinação, também variando de indivíduo para indivíduo.

Chamado por especialistas de “janela de imunização”, os intervalos entre uma dose e outra e o tempo após as duas aplicações devem ser tratados com atenção e cautela para exposições desnecessárias.

Para entender como funciona este período quando nosso corpo ainda está recebendo os efeitos da vacina, primeiro é importante lembrar que a maior parte das vacinas distribuídas no Brasil atua com duas doses. Sendo assim, quem toma apenas uma dose não pode ser considerado em nenhuma hipótese imunizado. Esta informação é atestada pelo biólogo e doutor em virologia Atila Iamarino.

De acordo com informações da OMS (Organização Mundial da Saúde), após a aplicação da segunda dose, o intervalo de tempo para que o organismo dê uma resposta imunológica protetora gira em torno de 10 a 20 dias, a depender da vacina tomada.

No video abaixo, o  jornalista científico da DW, Derrick Williams, responde a esta questão, com base nas pesquisas e recomendações científicas mais recentes. 

A OMS recomenda ainda que as precauções contra a transmissão da Covid-19 sejam mantidas mesmo por quem já estiver vacinado até que mais estudos sobre as variantes sejam elaborados ou até que tenhamos a maior parte da população vacinada, para que assim o vírus pare de circular no país.

No Brasil, apenas cerca de 12 % da população recebeu duas doses de vacinas, por isso é importante esperar que grande parte da população tenha sido imunizada antes de voltarmos aos antigos hábitos, para evitar contaminar outras pessoas, já que o indivíduo que tomou a vacina ainda pode transmitir o vírus. Mesmo após a imunização, ainda será preciso manter medidas de segurança, como o uso de máscara e a higienização constante das mãos. 


Notícias Relacionadas:


 
TENHA NOSSAS NOTÍCIAS DIRETO NO WHATSAPP, CLIQUE AQUI.

Pesquisar




X

































© SITE DA GRANJA. TELEFONE E WHATSAPP 9 8266 8541 INFO@GRANJAVIANA.COM.BR