TELEFONE E WHATSAPP 9 8266 8541 | Quem Somos | Anuncie Já | Fale Conosco              
sitedagranja
| Newsletter

ASSINE NOSSA
NEWSLETTER

Receba nosso informativo semanal


Aceito os termos do site.


| Anuncie | Notificações
Voltar

Proibido o consumo de ostras, mariscos e vôngoles no Estado de São Paulo

14/08/2024


Técnicos do Governo de São Paulo constataram a presença de microalgas Dinophysis acuminata, causadoras do fenômeno conhecido como Maré Vermelha, em praias do litoral paulista, mais precisamente  em Cananeia, Peruíbe, Itanhaém e Praia Grande, além de São Sebastião no norte do estado.

O Estado publicou, no Diário Oficial, uma nota técnica com a recomendação para a suspensão do comércio e consumo de moluscos bivalves provenientes do litoral paulista produzidos a partir de 30/07/2024.

A medida, segundo o Estado, é preventiva e deve ser seguida até que os novos resultados das análises sejam liberados atestando a segurança para o consumo dos animais.

Cetesb

Em nota, a Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) informou que o as ações para este tipo de ameaça são feitos em conjunto com as Secretarias de Estado da Saúde (SES), Agricultura e Abastecimento (SAA) e Meio Ambiente (Semil).

Equipes da Coordenadoria de Defesa Agropecuária da SAA  realizaram ontem e hoje (13 e 14/08), coletas de amostras em fazendas marinhas na região litorânea do estado. 

As análises das amostras de água do mar detectaram altas concentrações de microalgas potencialmente tóxicas, confirmando a chegada do fenômeno Maré Vermelha.

O que são Moluscos Bivalves

São representados por ostras, mariscos e vôngoles. Os Bivalves são animais chamados de  filtradores por retirarem da água as partículas de alimento e o oxigênio que circula em suas brânquias.  

O que é Maré vermelha

A maré vermelha é causada pelo crescimento excessivo de algas microscópicas, em um processo chamado floração. O fenômeno pode causar intoxicação, náuseas, vômitos, diarreias, dores abdominais, tonturas e dores de cabeça, associados ao consumo de frutos do mar contaminados, além de irritação respiratória no caso das toxinas no ar.

O aumento na população dessas microalgas é causado também pela concentração de nutrientes e matéria orgânica no mar e pode ter relação com a tragédia que aconteceu no Rio Grande do Sul, estado vizinho de Santa Catarina.

A frequência e a intensidade das ocorrências do fenômeno da maré vermelha vêm aumentando em todo o mundo. É possível que este aumento seja consequência da atividade humana. O despejo de esgotos não tratados no mar provoca o aumento da matéria orgânica na água, aumentando a quantidade de nutrientes disponíveis. A elevação nos níveis de nutrientes, juntamente com o aquecimento global, proporciona condições ideais para a floração das microalgas envolvidas na maré vermelha.


Notícias Relacionadas:


 
TENHA NOSSAS NOTÍCIAS DIRETO NO WHATSAPP, CLIQUE AQUI.

Pesquisar




X































© SITE DA GRANJA. TELEFONE E WHATSAPP 9 8266 8541 INFO@GRANJAVIANA.COM.BR