TELEFONE E WHATSAPP 9 8266 8541 | Quem Somos | Anuncie Já | Fale Conosco              
sitedagranja
| Newsletter

ASSINE NOSSA
NEWSLETTER

Receba nosso informativo semanal


Aceito os termos do site.


| Anuncie | Notificações
Voltar

Parque Teresa Maia Na manhã desse sábado, 13 de dezembro, o Parque Teresa Maia abriu suas portas à comunidade refletindo o sonho de sua idealizadora: deixar a semente da Educação Ambiental plantada no coração de cada um!Moradora antiga da Granja Viana, Teresa Maia era pedagoga e pós graduada em Educação Ambiental.

16/12/2008








Na manhã desse sábado, 13 de dezembro, o Parque Teresa Maia abriu suas portas à comunidade refletindo o sonho de sua idealizadora: deixar a semente da Educação Ambiental plantada no coração de cada um!

Moradora antiga da Granja Viana, Teresa Maia era pedagoga e pós graduada em Educação Ambiental. Foi diretora do Depto. de Meio Ambiente de Cotia de 2002 a 2004 e sonhava com uma Cotia Sustentável.

Seu sonho de construir um parque numa área abandonada e cheia de lixo, fez com que a Prefeitura se empenhasse em viabilizar o projeto. O mesmo foi executado pela Sub Prefeitura da Granja Viana com a ajuda de profissionais habilitados e de muitos outros colaboradores. O carinho e a vontade de fazer acontecer dessas pessoas, foram primordiais para a realização desse sonho!

A solenidade de inauguração contou com a presença do prefeito Quinzinho, da vice prefeita Dona Lucia, do prefeito eleito Carlão Camargo e seu vice Moisésinho, assim como Vereadores e secretários. Familiares da grande e saudosa Teresa Maia, sua mãe Janice Hervey, seu marido Ayrton Maia, os filhos Ayrton Filho, Patricia, Monica e Eduardo, genros e netos, trouxeram brilho para as comemorações.

O Departamento de Turismo montou 5 estações no parque com o objetivo de que todos pudessem conhecer mais sobre sua história. Em Cada estação, o visitante recebia um carimbo que o conduzia à estação seguinte.

Eram elas: "Quem foi Teresa Maia", "A trajetória do parque", "O lago", "O reflorestamento" e "Sugestões".

O evento teve inicio com a execução do Hino Nacional. O sub-prefeito da Granja Viana, Luis Gustavo Napolitano, falou aos presentes e disse que espera que o parque seja um espaço de integração social. Fez agradecimentos às pessoas que ajudaram de alguma forma para que o parque se tornasse realidade.

Durante a inauguração, a populaçao presente pôde se deliciar com a apresentação do Coral Madrigal Kamu Amaue e com o Coral do Parque Turiguara. Havia também um tocador de violino no local.

Momentos de muita emoção trouxeram Teresa de volta à memória. O ator e cantor Rolando Boldrin, genro de Teresa, nos presenteou com as palavras maravilhosas do texto "Pito do Inquilino" (leia aqui), e emocionou a todos. Disse que costuma brincar que, quando a pessoa falece, "morre, embarca, deixa de existir" - ou seja, quando vai embora fora de época - ela simplesmente "viaja fora do combinado". "É o caso de Teresa, pois ela nos faz muita falta. Não só à Granja Viana e à nossa comunidade, mas ao Planeta todo".

Pieter de Jong, da Nuepo, também agradeceu dizendo que "nesse dia temos festa no céu".

Dona Lucia Torrezani, se disse agradecida à Deus por ter conhecido Teresa Maia, segundo ela "uma mulher muito sensível, uma mulher de visão, objetiva, que sabia o que queria", "uma perda que ainda dói".

Representando a família, a neta de Teresa, Julia Maia, falou a todos e agradeceu aos que viabilizaram o parque. Falou emocionada de sua avó, dizendo que ela era uma mulher muito justa, honesta, empenhada em construir melhorias para a cidade. "Enxergo esse parque como uma conquista para que as crianças levem a preocupação com o Meio Ambiente para frente". Como dizia sua avó, "plantar essa semente e cultivar essa idéia"!

O prefeito Quinzinho finalizou dizendo: "é uma honra para mim, que se permita homenagear Teresa"

Abriu mão das homenagens que recebeu, transferindo-as para a família Maia. Falou de uma Teresa guerreira, e citou a ocasião como um momento memorável, dizendo que este é o 1º parque a ser implantado sobre uma área degradada em Cotia.

Muitas homenagens foram feitas, muitas placas entregues. Mas no fundo, o que vai ficar na lembrança será a imagem da realização do sonho de uma pessoa preocupada com as questões ambientais, preocupada com a sua cidade, com a qualidade de vida da comunidade. Um sonho que deve servir de exemplo para as futuras gerações. Sonhar sempre é possivel. E realizar, é só uma questão de iniciativa.

Houve ainda o plantio de mudas, e o prefeito eleito Carlão Camargo plantou uma muda de Ipê Amarelo, coincidentemente, a árvore símbolo de Cotia!

Isso significa bons presságios: nossa cidade estará ganhando nos próximos dias uma Secretaria de Meio Ambiente, outro sonho de Teresa Maia.

Fotos por:Ligia Vargas

Serviço:
Parque Teresa Maia Rua Santarém, 13
Pq São George - Granja Viana
Horário Funcionamento: das 7h às 20h
Veja o projeto assinado pelos Arquitetos José Roberto Baraúna e
Mario Ferraz de como o Parque deve ficar.
Leia Mais:

 Site do concurso de projetos para o Parque Ecológico
Colaboração do Site da Granja em 2003


 Parque Ecológico será batizado com o nome de Teresa Maia - 10/06/2004

 Por que? por Patricia Maia - 10/06/2004

 Entrevista Luis Gustavo - 12/06/2008

 Transplantio de árvores para o Parque Teresa Maia
Ação de Fau Barbosa - 04/07/2008


 A alma do Parque Teresa Maia - 24/07/2008

 Parque Teresa Maia em breve! - 20/11/2008


Notícias Relacionadas:


 
TENHA NOSSAS NOTÍCIAS DIRETO NO WHATSAPP, CLIQUE AQUI.

Pesquisar




X































© SITE DA GRANJA. TELEFONE E WHATSAPP 9 8266 8541 INFO@GRANJAVIANA.COM.BR