TELEFONE E WHATSAPP 9 8266 8541 | Quem Somos | Anuncie Já | Fale Conosco              
sitedagranja
| Newsletter

ASSINE NOSSA
NEWSLETTER

Receba nosso informativo semanal


Aceito os termos do site.


| Anuncie | Notificações
Voltar

Outubro Verde ? Mês também é de prevenção e combate da sífilis congênita

15/10/2019


O mês de outubro é mundialmente conhecido como o mês de combate e prevenção do câncer de mama, por meio do Movimento Outubro Rosa, mas o mês também é verde. A Campanha Outubro Verde tem o objetivo de alertar a população sobre a Sífilis congênita, orientar sobre prevenção, formas de transmissão e tratamento. De acordo com a Secretaria de Saúde de Cotia, somente neste ano, nove casos foram notificados no município. A investigação da doença é feita durante o pré-natal oferecido gratuitamente pela rede municipal de saúde.

"A gestante infectada não tratada ou tratada inadequadamente transmite para o feto via transplacentária, com isso, o diagnóstico do bebê só é possível após o nascimento. Todo o tratamento, tanto para a gestante, quanto para o bebê, é oferecido gratuitamente pelo SUS", disse o Secretário de Saúde, Magno Sauter.

O secretário destacou que a melhor forma de prevenir a Sífilis Congênita é iniciar o pré-natal o mais precocemente possível para que, em caso de diagnóstico da doença, haja tempo oportuno de tratamento impedindo a transmissão para ao feto. O tratamento é feito pela gestante e por seu parceiro.

A transmissão da doença para o feto pode ter efeito graves como óbito ainda intrauterino, anemia, aumento de baço e fígado, icterícia, lesões de pele, além de efeitos neurológicos como lesões auditiva e/ou nos ossos, irreversíveis.


O que é Sífilis congênita?


Sífilis congênita é uma infecção de múltiplos sistemas, causada pelo Treponema pallidum e transmitida ao feto pela placenta. Os sinais precoces são lesão de pele característica, linfadenopatia, hepatoesplenomegalia, incapacidade de ganhar peso, secreção nasal sanguinolenta, fissura perioral, meningite, coroidite, hidrocefalia, convulsões, retardo mental, osteocondrite e pseudoparalisia (atrofia de Parrot do recém-nascido). Os sinais tardios são úlcera gomosa, lesões periostais, paresias, tabes, atrofia óptica, queratite intersticial, surdez sensorineural e deformidades dentárias. O diagnóstico é clínico e confirmado por microscopia ou sorologia. O tratamento é feito com penicilina. (Fonte: Manual MSD).

 Com informações da Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Cotia

Foto: Reprodução Internet



Notícias Relacionadas:


 
TENHA NOSSAS NOTÍCIAS DIRETO NO WHATSAPP, CLIQUE AQUI.

Pesquisar




X

































© SITE DA GRANJA. TELEFONE E WHATSAPP 9 8266 8541 INFO@GRANJAVIANA.COM.BR