TELEFONE E WHATSAPP 9 8266 8541 | Quem Somos | Anuncie Já | Fale Conosco              
sitedagranja
| Newsletter

ASSINE NOSSA
NEWSLETTER

Receba nosso informativo semanal


Aceito os termos do site.


| Anuncie | Notificações
Voltar

Operação Febre Amarela - Previna-se! Apesar de o município de Cotia não ter a confirmação de nenhum caso de febre amarela, equipes da Guarda Civil Municipal (GCM), da Polícia Ambiental do Estado e da Secretaria de Meio Ambiente e Agropecuária realizaram, nesta quinta-feira (7/12), uma grande operação com cerca de 40 homens, divididos em quatro equipes, a procura de macacos mortos e quaisquer sinais de crime ambiental, como caça e desmatamento, na Reserva Ambiental do Morro Grande.

08/12/2017








Apesar de o município de Cotia não ter a confirmação de nenhum caso de febre amarela, equipes da Guarda Civil Municipal (GCM), da Polícia Ambiental do Estado e da Secretaria de Meio Ambiente e Agropecuária realizaram, nesta quinta-feira (7/12), uma grande operação com cerca de 40 homens, divididos em quatro equipes, a procura de macacos mortos e quaisquer sinais de crime ambiental, como caça e desmatamento, na Reserva Ambiental do Morro Grande.

O secretário de Meio Ambiente de Cotia, Major Ricardo Secomandi, reforçou que o macaco não transmite a doença e ele também é uma vítima. “Não se pode matar o animal, ele não transmite a doença. Ele é um alerta para focos onde a doença pode estar”, explicou. Quem transmite a febre amarela silvestre são os mosquitos, vetores da doença. Por isso é importante combater os criadouros dos transmissores, como o Aedes aegypti. Durante a operação, que durou cerca de quatro horas, nenhum macaco morto ou doente foi encontrado, apenas uma armadilha para caça, que foi destruída. 

A operação também serviu como um treinamento para os guardas. “Temos um terço do município coberto por área verde, estamos sendo pioneiros em uma ação conjunta com a Policia Militar Ambiental. Daqui para frente, Cotia pode realizar operações como essa, por conta própria, graças a esta parceria”, destacou Secomandi.“Precisamos de ações assim para saber quais as direções que a doença vem tomando no Estado, a cada local que passamos nós mapeamos. Dessa forma, fazemos um estudo técnico para abranger a maior parte de áreas possíveis”, relatou o porta voz da Policia Militar Ambiental, Capitão Flávio Sukaitis. 

Para realizar denúncias ou alertas contra crimes ambientais, sobre macacos encontrados mortos ou, aparentemente doentes, basta entrar em contato com o canal gratuito de atendimento da Secretaria de Meio Ambiente e Agropecuária, pelo telefone 0800-878-1100, Guarda Civil Municipal, pelo número 153, ou pelo 190 da Polícia Militar.

Campanha de vacinação contra febre amarela em Cotia

Até o dia 29/12, sempre das 9h às 16h, todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) de Cotia estarão vacinando a população contra a febre amarela, pois a cidade participa da ação de bloqueio de intensificação vacinal contra a doença. No dia 9/12 (sábado), das 9h às 15h30, algumas UBSs abrirão exclusivamente para a campanha. As vacinas servem para uma medida cautelar devido às confirmações da doença em macacos encontrados na Grande São Paulo.
O público-alvo são pessoas com idade a partir de nove meses. Para receber a vacinação, é preciso levar o cartão do SUS e, para menores de 15 anos, é obrigatório apresentar a caderneta de vacinação.

É importante esclarecer que menores de nove meses, gestantes, quem tem alergia a ovo, mulheres que amamentam, pessoas com doenças crônicas ou que fazem uso de corticoide e antimetabólicos, transplantados e quem faz tratamento contra o câncer não devem tomar a vacina.


Em Carapicuíba

Em Carapicuíba também não foram registrados casos da doença nem mesmo em macacos. Ainda assim, a Prefeitura também aderiu à campanha e está realizando a vacinação nas Unidades Básicas de Saúde, conforme o cronograma da Secretaria.


No último fim de semana, Carapicuíba realizou vacinação em diversos bairros. No sábado (9), haverá intensificação da campanha nas UBS Jardim Ana Estela, Novo Horizonte, Parque Flórida e Vila Helena, das 9 às 16 horas.
A Prefeitura de Carapicuíba está realizando campanha de conscientização “Febre Amarela – Prevenção é a Melhor Solução”. Os munícipes recebem folhetos informativos com orientações sobre a doença e medidas preventivas de combate aos criadouros dos mosquitos.


“Além de divulgarmos a vacinação, é muito importante informar os moradores sobre a transmissão, combate e também dizer que nossa cidade não registrou nenhum caso da doença. Estamos realizando um grande trabalho de prevenção”, afirma o prefeito Marcos Neves.

Amanhã (9) as UBSs Jardim Ana Estela, Jardim Novo Horizonte, Parque Flórida e Vila Helena realizarão a vacinação. Previna-se!

Com informações das Assessorias de Imprensa das Prefeituras de Cotia e Carapicuíba

Fotos: divulgação




Notícias Relacionadas:


 
TENHA NOSSAS NOTÍCIAS DIRETO NO WHATSAPP, CLIQUE AQUI.

Pesquisar




X

































© SITE DA GRANJA. TELEFONE E WHATSAPP 9 8266 8541 INFO@GRANJAVIANA.COM.BR