TELEFONE E WHATSAPP 9 8266 8541 | Quem Somos | Anuncie Já | Fale Conosco              
sitedagranja
| Newsletter

ASSINE NOSSA
NEWSLETTER

Receba nosso informativo semanal


Aceito os termos do site.


| Anuncie | Notificações
Voltar

Obras avançam após privatização do Rodoanel Norte

20/08/2024


As obras do Rodoanel Norte, retomadas em 25/04, tiveram 5% do cronograma definido pela concessionária Via Appia, responsável pelas obras, executado nos primeiros três meses.

Sobre o Rodoanel Norte

O trecho tem 44 quilômetros de extensão e seu trajeto passa pelos municípios de São Paulo, Arujá e Guarulhos. As obras foram divididas em dois trechos, o primeiro entre as rodovias Presidente Dutra e Fernão Dias, com previsão de entrega para o segundo semestre de 2025; e o segundo, da Rodovia Fernão Dias até a Av. Raimundo Pereira de Magalhães, na capital, com previsão de conclusão para o segundo semestre de 2026.

Segundo o Estadão, alguns  especialistas avaliam que o trecho norte do Rodoanel da Região Metropolitana de São Paulo deverá ter pouca demanda de veículos em razão de outras opções mais viáveis de trânsito. 

O consultor em Engenharia de Transportes Horácio Augusto Figueira, entrevistado pela Rádio Eldorado, discorda do cálculo apresentado pelo governo paulista, que aponta uma redução de 30 mil caminhões e de 54 mil automóveis na Marginal do Tietê

Retomada após 6 anos

Paradas há quase seis anos, as obras do Rodoanel Norte serão retomadas para finalmente se completar o anel viário em torno da capital, cujo primeiro trecho (Oeste) foi liberado em final de  2001. Com obras de engenharia, como a construção de 12 km de túneis, a previsão é de que o último trecho do Rodoanel seja entregue em setembro de 2026.

Moradores da região norte de São Paulo provavelmente já se depararam com algum “esqueleto” do Rodoanel Norte. Alguns trechos viraram área para passeios de moradores, já outros ficaram em abandono total, com mato alto e desgaste.

Os trabalhos foram paralisados em 2018, quando o Ministério Público (MP) apontou indícios de superfaturamento. Novos processos de licitação foram abertos, mas a nova empresa responsável só saiu em março de 2023.

Um estudo do IPT (Instituto de Pesquisas Tecnológicas) encontrou falhas no projeto e na construção original, como erosões, infiltrações e colunas desalinhadas.

Nova via terá cobrança de pedágio

O vencedor da licitação ficou responsável pela retomada,  que terá pedágios com sistema free flow (fluxo livre), tecnologia com sensores que calcula a tarifa por quilômetro rodado.

A polêmica ligação do Rodoanel Norte com o Aeroporto de Guarulhos

Para o pessoal da Granja e arredores, a conclusão do Rodoanel permitirá um  acesso mais curto e rápido para o aeroporto de Cumbica, sem passar pelo centro de São Paulo.

De qualquer forma,  a conexão do Rodoanel Norte com o Aeroporto Internacional de Guarulhos, obra muito reivindicada pelos usuários, ficou fora do contrato com a Via Appia. A Agência de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp) afirma que ela será realizada por meio de um Termo Aditivo Modificativo entre o governo e a concessionária.

A obra, que prevê uma ligação exclusiva de 3,6km entre o rodoanel e a região aeroportuária, é a principal aposta para reduzir a dificuldade de acesso ao maior aeroporto do País.

Além de entregar o trecho principal, a concessionária terá que construir novos acessos à Fernão Dias e ao Aeroporto Internacional de Guarulhos. No entanto, o traçado dessa ligação entre o Rodoanel e o aeroporto ainda não está definido, pois a Prefeitura de Guarulhos trava uma queda de braço com a GRU Aiport e a Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) para evitar que o trânsito fique ainda pior para quem mora na cidade, requisitando assim um traçado diferente do sugerido pela  GRU AIrport.

O Ministério Público Federal (MPF) tem intermediado a discussão com os órgãos e instituições envolvidos. 

Como são os traçados?

Proposta 1

Trata-se de uma ligação direta de 3,6 km entre o Rodoanel e o Aeroporto Internacional de Guarulhos. É a proposta original, tem mais de uma década, feita após estudos da extinta estatal estadual Dersa (Companhia Desenvolvimento Rodoviário S.A).

O projeto prevê a construção de uma alça de acesso entre o Rodoanel e a rodovia Hélio Smidt, que conecta o aeroporto às rodovias Ayrton Senna e Presidente Dutra. A obra dessa alça até já teve início, com a terraplanagem de algumas áreas, mas está suspensa devido a eventuais impactos que traria ao tráfego da Hélio Smidt. O edital para a retomada das obras do trecho norte do Rodoanel, paralisadas por seis anos, sequer contempla a conclusão dessa ligação.

Proposta 2

A outra proposta em debate, defendida pela concessionária GRU Airport e pela Anac, é o uso de vias municipais para dar acesso ao aeroporto a partir do Rodoanel. Entre essas vias, estão a Estrada Guarulhos-Nazaré e a avenida Candéa, já bastante congestionadas atualmente. Essa obra teria um custo menor do que criar uma ligação direta entre o Rodoanel e o aeroporto.

Essa opção carece de estudos de viabilidade e enfrenta resistência da Prefeitura de Guarulhos por conta do previsível aumento do trânsito em ruas e avenidas da cidade e da incompatibilidade dessas vias com o fluxo intenso de veículos de carga.

Parecer do Ministério Público Federal

Depois de ouvir a opinião dos interessados, o procurador Guilherme Rocha Göpfert reforçou que essa deve ser uma decisão técnica. E que essa decisão, no mundo ideal, melhore o acesso ao Aeroporto de Guarulhos sem impactar negativamente as ruas do município.

O Ministério Público Federal tem atuado como um intermediador nessa situação, mas a decisão do traçado escolhido deve ser tomada pelos governos estadual (responsável pelo Rodoanel Norte) e federal (responsável pelo aeroporto).

A Secretaria de Parceria em Investimentos do Estado de São Paulo, responsável pela concessão do Rodoanel Norte à Via Appia, informou que a empresa tem realizado estudos de viabilidade para definir qual a melhor proposta, considerando todos os impactos ao trânsito. Esses estudos passarão pela aprovação da Artesp (Agência de Transportes do Estado de São Paulo).


Notícias Relacionadas:


 
TENHA NOSSAS NOTÍCIAS DIRETO NO WHATSAPP, CLIQUE AQUI.

Pesquisar




X































© SITE DA GRANJA. TELEFONE E WHATSAPP 9 8266 8541 INFO@GRANJAVIANA.COM.BR