TELEFONE E WHATSAPP 9 8266 8541 | Quem Somos | Anuncie Já | Fale Conosco              
sitedagranja
| Newsletter

ASSINE NOSSA
NEWSLETTER

Receba nosso informativo semanal


Aceito os termos do site.


| Anuncie | Notificações
Voltar

OAB-Cotia elege sua Presidente Entrevista com a advogada granjeira Mariana Arteiro, eleita para o triênio 2019/2021

04/12/2018


Por Mônica Krausz 


Quinta-feira (29/11) ficará marcada na história da OAB-Cotia como a data em que a entidade elegeu a primeira advogada para a sua presidência. 

Aos 38 anos de idade, mãe de 2 filhos, a advogada Mariana Arteiro, com escritório na Granja Viana desde 2003 e já há algum tempo desempenhando algumas atividades na OAB, foi eleita  presidente da entidade local pela maioria dos advogados da cidade. 

Para a sua eleição, Arteiro teve apoio do Presidente Tuca Miramontes, que lhe transmitirá o cargo e será presidente da Comissão de Assuntos Institucionais, uma das mais importantes da OAB Cotia, segundo a presidente eleita. 

Há três anos,  Dra. Mariana já atuava ativamente na OAB-Cotia como Presidente da Comissão “OAB vai à faculdade”, além de coordenadora da Comissão de Eventos e colaboradora da Comissão de Honorários Dignos, representando a OAB Cotia em diversos trabalhos, eventos e solenidades, inclusive na seccional.

Segundo a advogada, essa experiência foi imprescindível para manter a subseção reconhecida por seus relevantes serviços prestados em seminários de integração com a sociedade, participação em ações sociais, representatividade nos mais diversos setores dos poderes públicos e organizações comunitárias, criando alicerce na busca de melhores condições e reconhecimento.

Após a sua eleição, na sexta-feira, atendeu a nossa reportagem para falar um pouco mais sobre a sua carreira e seus desafios na entidade daqui para frente.

Site da Granja: Quando a senhora assume o cargo de Presidente da OAB? 
Dra. Mariana Arteiro: A data de início da nova gestão será 01/01/2019 . Mas já estamos passando por uma fase de transição entre a gestão anterior e a futura.

Site da Granja: Como se sente sendo a primeira mulher no cargo de Presidente da OAB-Cotia?
Dra. Mariana: É uma honra poder ser a primeira advogada a representar os mais de mil advogados de Cotia, mostrando que a igualdade de gênero está se tornando uma realidade nesta instituição que até pouco tempo atrás era predominantemente masculina. 

Site da Granja: Quais serão os seus principais desafios nesta gestão?
Dra. Mariana: Acredito que o principal desafio seja aproximar os advogados da advocacia moderna, visto que nossa atividade profissional ainda se mostra tradicional em alguns aspectos. Além disso, é necessário ampliar a união e participação dos colegas na instituição, tornando forte a presença da OAB em todos os setores da sociedade, de forma a ser mais ouvida e respeitada.

Site da Granja: O que faz o Presidente da OAB?
Dra. Mariana: Representa toda a advocacia local perante os demais órgãos institucionais, bem como lidera os trabalhos desenvolvidos em prol da classe e comunidade, sendo o elo entre a sociedade e a advocacia.

Site da Granja: É um cargo remunerado ou voluntário?
Dra. Mariana: É um cargo totalmente voluntário, mas que demanda uma atenção imensa em razão dos diversos trabalhos que devem ser desenvolvidos.

Site da Granja: Qual é a rotina do cargo?
Dra. Mariana: Exercer o cargo de Presidente abrange o desenvolvimento de diversos trabalhos voltados à advocacia e comunidade que demandam a presença não cotidiana, mas rotineira na casa da advocacia e cidadania. Por essa razão que existem os demais cargos da diretoria e comissões que colaboram nos trabalhos da OAB local.

Site da Granja: Como será a sua rotina no cargo, já que também tem escritório próprio?
Dra. Mariana: A grande maioria dos presidentes de ordem são advogados ativos profissionalmente. Inclusive, esse é um requisito importante para que se possa conhecer profundamente as necessidades da profissão e exercer com propriedade a presidência. Tenho uma equipe que me auxilia tanto no escritório como na OAB. Não acredito que essas atividades, que são de alguma forma coligadas, irão atrapalhar aquilo que já vivo atualmente, pois há algum tempo exerço trabalhos em favor da OAB e atuo como advogada, ou seja, já tenho experiência em laborar nessa dupla jornada.

Site da Granja:  Qual é a importância desse cargo na carreira de um advogado?
Dra. Mariana: Acredito que exercer a presidência da OAB seja uma das etapas do crescimento profissional. Não tenho dúvidas de que engrandece o currículo, mas o que mais me atraiu foi a vontade de conhecer melhor os colegas, aprimorar o networking e poder colaborar com meus conhecimentos e vontade de fazer a diferença para essa instituição que escolhi como minha segunda casa.

Site da Granja: Por que escolheu a advocacia como profissão?
Dra. Mariana: Quando concluí a faculdade, não tive dúvidas de que a advocacia era minha vocação, razão pela qual em 2003 comecei a advogar em Cotia, me especializando em direito empresarial e tributário. Também pratico advocacia “pro bono” em favor da ASSA há 14 anos, sendo que exerci a vice-presidência da entidade até março deste ano, quando abdiquei do cargo para ser candidata à presidência da OAB de Cotia.



Notícias Relacionadas:


 
TENHA NOSSAS NOTÍCIAS DIRETO NO WHATSAPP, CLIQUE AQUI.

Pesquisar




X

































© SITE DA GRANJA. TELEFONE E WHATSAPP 9 8266 8541 INFO@GRANJAVIANA.COM.BR