TELEFONE E WHATSAPP 9 8266 8541 | Quem Somos | Anuncie Já | Fale Conosco              
sitedagranja
| Newsletter

ASSINE NOSSA
NEWSLETTER

ASSINAR

| Anuncie Aqui
Voltar

13/07/2020

Sobre um novo tempo

Transition Granja Viana reúne-se para pensar o território pós pandemia



Por Mônica Krausz

Na quinta-feira (09/07) os integrantes do Grupo Transition Granja Viana participaram de uma reunião pública via Zoom para ouvir a comunidade. A intenção foi falar das mudanças que a pandemia trouxe para as nossas vidas e para o território onde estamos inseridos, como um todo. As perguntas lançadas foram: Diante do contexto atual e local, o que mudou? Quais foram os maiores desafios enfrentados e quais mudanças positivas a gente percebe?

O encontro virtual reuniu cerca de 50 pessoas que foram divididas em 13 salas de bate-papo e depois compartilhavam as escutas. Na oportunidade ainda foi anunciado o lançamento do Guia Essencial para a Transição, disponível no site do Transition

O grupo já se reúne periodicamente na região há 10 anos para pensar em soluções que melhorem o dia a dia de toda a comunidade de forma sustentável. Foi por meio dele que surgiram iniciativas como a Ecofeira Granja Viana, o Mercado de Trocas, o Caronetas Granja Viana e, recentemente, a instalação dos coletores de bitucas de cigarro para reciclagem  em Cotia, todas as ações do grupo contam  com o apoio do Site da Granja. 

Os participantes dos grupos traziam seus depoimentos pessoais e percepções da realidade atual na região. Cada grupo teve um porta voz para sintetizar as respostas ao final. 

Percepções do contexto atual

• O meio ambiente melhorou muito com menos gente, menos trânsito e menos carros nas ruas, mas tem mais lixo por causa do aumento das embalagem em tempos de delivery.

• A vida, mais tranquilidade, mais introspecção, mais contato com a família e com os vizinhos, menos criminalidade nas ruas, mas falta o abraço, o beijo, o encontro presencial com os amigos.

• A relação com o tempo parece ter mudado. Dá tempo pra observar as plantinhas na horta crescerem, reparar no mundo à nossa volta e aproveitar mais o tempo com coisas que gostamos de fazer e que antes não dava: pintar, bordar, cozinhar...

• O olhar para o lado e enxergar mais o outro em nosso entorno. Mais ações solidárias dentro dos condomínios para socorrer as comunidades mais carentes.

• As pessoas se conectaram mais com o seu espaço, estão fazendo mais hortas, fazendo alguns contatos com suas ancestralidades, dando mais valor à família e percebendo o que se perdia na correria da vida. 

• Muita gente vindo morar na região em busca de mais espaço e natureza. As pessoas estão dando mais valor à natureza. Muita gente mudando muitas coisas em casa. 

• Mais trabalho. Muita gente “morando no trabalho”. Dificuldades dos estudos online, tanto para os estudantes como para os pais dos estudantes. Como ficará a educação? O que os estudantes estão aprendendo com tudo isso?

• Muita gente aprendendo a utilizar as tecnologias na marra. A Internet veio pra ficar. Ou se está online ou se está online. A descoberta das vantagens do home office. 

• Muita gente se reinventando, cozinhando e vendendo o que produzem  dentro dos condomínios, para os vizinhos: pães, bolos, tortas etc.

• A organização das lideranças das comunidades, empoderadas e agindo muito melhor do que muitos bairros. Paraisópolis foi citado como exemplo, pois  mostrou a importância de se gerar líderes comunitários capacitando pessoas para que elas resolvam as suas questões sem esperar pelo assistencialismo. 

• Mais procura por compra dos pequenos fornecedores da região. Compra de legumes, verduras e frutas orgânicas, entre outros produtos, por delivery. A surpresa ao constatar a qualidade diferenciada desta compra! As compras online agora prevalecem. 

• Mais tempo em casa, mais oportunidades para fazer cursos online. 

• Lazer prejudicado e todos se socorrendo culturalmente com as lives, filmes em streaming e peças de teatro apresentadas online também. 

• Todo mundo usando máscaras. Na Granja as pessoas parecem estar mais recolhidas em casa do que em outras regiões da cidade onde já estão indo muito para as ruas. Na Granja os vizinhos estão até partilhando o que produzem em seus pomares. 

• Reflexão sobre as desigualdades e oportunidades. 

• O novo normal é melhor do que o que vivíamos antes em muitos pontos. 

• Tudo que a gente faz interfere no outro.


Os Desafios

Ajudar quem não é tão privilegiado quanto nós somos

Solidariedade para além dos nossos muros 

Ações que tragam melhorias para toda a comunidade

Ações para além do assistencialismo

O grande desafio da educação de qualidade para todos

O acesso a Internet para todos

Sanar as dificuldades do ensino a distância

Não voltar a normalidade de antes que estava ruim

A troca de talentos

Repensar o consumo

Alimentação saudável e alternativas na alimentação 

Como ajudar mais e mais o comércio local

Diminuição do consumo, reutilização, reuso e reciclagem dos bens disponíveis

A proteção ao idoso

Achar a diversão e a alegria dentro da casa da gente


Quais as mudanças positivas?
•  Perceber que dá para parar. Dá para ficar sem carro, dá para parar de poluir, dá para consumir menos, dá para ter horta em casa, dá para cozinhar mais em casa e comprar menos industrializados.

•  Perceber que o novo normal pode ser muito melhor, com menos consumo, menos poluição, mais solidariedade entre as pessoas, mais lazer gratuito, mais oferta de cursos online gratuitos. Mais preocupação com a saúde de próximo e com a nossa própria saúde.

•  Reconhecer a capacidade de adaptação do ser humano.

Sobre o Transition Granja Viana

O movimento Transition Granja Viana está alinhado ao Objetivo de Desenvolvimento Sustentável  da ONU número 11: Tornar as cidades e os assentamentos humanos inclusivos, seguros, resilientes e sustentáveis.

Algumas das ações do Grupo: Ecofeira, Hora do Planeta, Café Reparo, Grupo Caronetas, Voto Onde Moro, Mercado de Trocas, Arte Junto, SOS Calçadas, Do Meu Lixo Cuido Eu, #GranjasemCanudos, entre outras. A mais recente atuação do grupo é divulgar a reciclagem de Bitucas de Cigarro da Poiato Recicla..

 Saiba mais: www.transitiongranjaviana.com


 

Pesquisar




X





















© SITE DA GRANJA. TELEFONE E WHATSAPP 9 8266 8541 INFO@GRANJAVIANA.COM.BR