TELEFONE E WHATSAPP 9 8266 8541 | Quem Somos | Anuncie Já | Fale Conosco              
sitedagranja
| Newsletter

ASSINE NOSSA
NEWSLETTER

Receba nosso informativo semanal


Aceito os termos do site.


| Anuncie | Notificações
Voltar

Nota mil na redação do Enem Aluno do Colégio Rio Branco Granja Viana tem nota máxima na redação do Exame Nacional do Ensino Médio

18/01/2019


O granjeiro Lucas Felpi tirou nota mil na redação do Enen 2018 citando a série de ficção científica distópica Black Mirror na prova. "Fiquei feliz, porque é um tema 'muito Black Mirror' sim', afirmou ele ao Portal G1. 

A  série de ficção científica distópica 'Black Mirror', da Netflix, foi o segredo que garantiu ao estudante Lucas Felpi, de 17 anos, sua nota mil. "Sempre uso Black Mirror em muitas redações", explicou em entrevista ao G1 nesta sexta-feira (18), horas depois de ele descobrir que foi um dos 55 participantes do Enem 2018 a conseguir a nota máxima na prova. No total, 4.122.423 foram corrigidas nesta edição regular. 

Apesar de Lucas considerar a série um "coringa" para vários temas, ele diz ter ficado feliz ao se deparar, em 4 de novembro, com o tema da prova de redação do Enem 2018: "Manipulação do comportamento do usuário pelo controle de dados na internet". 

Por causa da atualidade do assunto abordado – os algoritmos usados pelos serviços de internet –, o estudante diz que o tema era um dos mais propícios para citar o seriado.

Por isso, ele escolheu o episódio batizado de "Hang the DJ", que conta a história de uma sociedade onde as pessoas solteiras são obrigadas a sair em encontros românticos. Seus pares, porém, são definidos por um computador, assim como a duração de cada relacionamento, que pode ser de algumas horas ou de vários anos.

"Os algoritmos restringem as opções das pessoas, a máquina filtra pelo ser humano as opções, faz esse trabalho e restringe cada vez mais, que é o tema da manipulação das informações", explicou o estudante.

Lucas também foi muito bem em todas as provas objetivas, chegando a 988,7 na prova de matemática, quase a pontuação máxima desta edição, que foi de 996,1.

Ele afirma que uma redação por semana é bom para treinar, mas que é possível se preparar fazendo uma redação a cada duas semanas. "Uma redação a cada duas semanas não tem problema se você fizer direito; se forçar e fizer com essa frequência de forma eficiente, você consegue." 

Ele diz também que outro truque que o ajudou a conseguir uma boa nota foi "decorar" o parágrafo final que escreveria na redação. "Eu uso bastante essa tática no último parágrafo, acho que, como muita gente tem dificuldade na proposta de intervenção, tenho um modelo que sei que funciona", diz ele.

"Assim, não fujo dos critérios da proposta: o agente, ação, modo, finalidade e detalhamento. Tenho um modelo que eu sei que se eu seguir vou cumprir essa tarefa."

Apesar da nota mil no Enem 2018, Lucas diz que não pretende fazer faculdade no Brasil. Ele fez a Fuvest, vestibular da Universidade de São Paulo (USP), e o vestibular da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), mas seu foco é fazer a graduação nos Estados Unidos. 

Durante o ano de 2018, ele enviou sua inscrição para concorrer a vagas em pelo menos dez universidades americanas, e já foi aprovado em pelo menos uma, o Georgia Institute of Technology, em Atlanta.

Ele também aguarda respostas de instituições como Harvard, Yale e o MIT, mas diz que sua primeira opção é a Universidade de Stanford, na Califórnia.

Seu objetivo é um dia trabalhar com computação. "Acho que sempre fui um pouco apaixonado por tecnologia, de achar fascinante, querer entender como funcionava, adorava mexer em Excel, planilha, mexer no controle remoto", contou o estudante, que já aprendeu sozinho a programar em diversas linguagens.


Notícias Relacionadas:


 
TENHA NOSSAS NOTÍCIAS DIRETO NO WHATSAPP, CLIQUE AQUI.

Pesquisar




X

































© SITE DA GRANJA. TELEFONE E WHATSAPP 9 8266 8541 INFO@GRANJAVIANA.COM.BR