TELEFONE E WHATSAPP 9 8266 8541 | Quem Somos | Anuncie Já | Fale Conosco              
sitedagranja
| Newsletter

ASSINE NOSSA
NEWSLETTER

Receba nosso informativo semanal


Aceito os termos do site.


| Anuncie | Notificações
Voltar

Múltiplas dimensões de Alfredo Bosi são retratadas em homenagem

24/08/2021


Em abril deste ano, o Brasil perdeu para a covid-19 um de seus maiores críticos literários, Alfredo Bosi, 84 anos. (Leia aqui) Morador da Granja Viana, era Professor Emérito da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP e, desde 2003, membro da Academia Brasileira de Letras.

Nesta semana, entre os dias 24 e 27 de agosto, sempre às 14 horas, acontece o evento on-line Presença de Alfredo Bosi, organizado pela FFLCH e pelo Instituto de Estudos Avançados (IEA) da USP — do qual foi diretor entre 1998 e 2001 e onde editou a revista Estudos Avançados, de 1989 a 2019.

O evento, que tem apoio da Reitoria da Universidade, é transmitido ao vivo através do site do IEA. 

“O evento abrange as múltiplas dimensões da obra e da vida de Alfredo Bosi. Tanto se debruça sobre sua produção teórica e crítica, no âmbito dos estudos literários, filosóficos, estéticos, históricos e sociais, quanto se detém sobre seu engajamento pelos direitos humanos, pela educação e pelo meio ambiente”, diz Viviana Bosi, professora do Departamento de Teoria Literária e Literatura Comparada da FFLCH e filha de Bosi, que participa do evento.

São  oito mesas temáticas distribuídas ao longo dos quatro dias de evento, alternadas com apresentações e depoimentos individuais — dentre eles, os de Davi Arrigucci Júnior, Professor Emérito da FFLCH, Marco Lucchesi, professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e presidente da Academia Brasileira de Letras, e Tiago Bosi Concagh e Daniel Bosi Concagh, netos de Alfredo Bosi.

Nesta terça-feira, dia 24, a abertura contou com a presença do diretor do IEA, professor Guilherme Ary Plonski, do diretor da FFLCH, professor Paulo Martins, do reitor Vahan Agopyan e da professora Viviana Bosi. A partir de então, abordando as diferentes atuações de Bosi, as mesas levaram os títulos de Alfredo Bosi – Leitor de Poesia; Resistente; Grandes Temas; Estudos Avançados; Diálogos Críticos; Educação; Tradução e Projeção Internacional; e Escritores. Cada uma delas conta com três ou quatro apresentações de convidados, mais um mediador, totalizando mais de 30 participações. A programação completa pode ser consultada na página do evento.

“A forma como professores e funcionários da FFLCH e do IEA organizaram as mesas em homenagem a meu pai destaca a variedade e a relevância de seus escritos e de sua atuação na Universidade e fora dela”, afirma Viviana. “Assim, tanto ouviremos militantes que vêm lutando desde a época da ditadura até hoje por maior justiça social quanto poderemos escutar artistas diletos nos brindando com sua música. Também, em especial, temos intelectuais de dentro e de fora da USP  comentando as muitas facetas das pesquisas de Alfredo Bosi, seja acerca de grandes escritores (com destaque para os brasileiros e italianos), seja acerca de reflexões teóricas sobre conceitos como ideologia, interpretação literária e tantos outros”, completa a professora.

O evento Presença de Alfredo Bosi, promovido pelo Instituto de Estudos Avançados (IEA) e pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH), ambos da USP, acontece nos dias 24, 25, 26 e 27 de agosto, sempre às 14 horas, com transmissão ao vivo pelo site do IEA.

Grátis. Não é necessário fazer inscrição.

A programação completa do evento está disponível neste link.

(Do Jornal da USP)


Notícias Relacionadas:


 
TENHA NOSSAS NOTÍCIAS DIRETO NO WHATSAPP, CLIQUE AQUI.

Pesquisar




X

































© SITE DA GRANJA. TELEFONE E WHATSAPP 9 8266 8541 INFO@GRANJAVIANA.COM.BR