13/05/2010
Procurando alternativas para escapar do trânsito da Raposo Tavares? A Estação Butantã, que está em fase de construção, pode ser o início de uma solução para esse problema que atinge todos os moradores da região.
Localizada na Av. Vital Brasil, esquina com a Rua Pirajussara, a Estação Butantã pode diminuir o fluxo de veículos da Raposo porque o motorista vai ter a opção de deixar seu carro em casa, pegar um ônibus e descer na Estação que será interligada com um terminal de ônibus urbano, que terá cerca de 20 linhas de ônibus da região sudoeste e oeste e intermunicipais, além de linhas da Cidade Universitária. Segundo a EMTU, parte dessas linhas será realocada do atual Terminal do Largo da Batata, em Pinheiros, que será desativado para a revitalização do local.
Mas nada disso adianta se a prefeitura de Cotia não investir no transporte público da cidade. Atualmente essa opção torna-se inviável, são poucos ônibus e vivem lotados. Afinal, ninguém vai deixar o carro em casa para pegar um ônibus cheio. Procuramos o Secretário de Transportes Cláudio Olores para descobrir se a cidade já está se preocupando com isso, já que a Estação Butantã começa a operar até o final deste ano e a prefeitura está realizando um Estudo de Mobilidade e Transporte Urbano para abertura do processo de licitação para transporte por ônibus, que representará um grande avanço para o sistema de transportes municipais. Mas não obtivemos resposta até o fechamento desta matéria.
A 1ª fase da linha começa a operar até o final deste ano e compreende as estações Paulista, Faria Lima, Pinheiros, Butantã, República e Luz. Na segunda fase, entrarão em operação as estações Vila Sônia, São Paulo-Morumbi, Fradique Coutinho, Oscar Freire, e Mackenzie-Higienópol is. Totalmente subterrânea, a Linha 4 tem importância vital para a solução de parte dos problemas do trânsito e de deslocamento da população na cidade de São Paulo. A nova linha terá capacidade para transportar cerca de 700 mil usuários por dia, na primeira fase, e 970 mil passageiros por dia, na segunda etapa.
A linha completa estará em pleno funcionamento em 2012. Quando todo o ramal estiver em operação, a expectativa é que 705 mil passageiros utilizem a Linha Amarela por dia. Todas as estações da Linha agregarão as mais modernas tecnologias do mundo em transporte sobre trilhos. A instalação de portas de plataformas (que vão separar a plataforma da via, trazendo mais segurança aos usuários), a adoção do sistema "driverless" (com o uso de controle remoto nos trens) e a primeira esteira rolante do Metrô (no túnel entre as estações Consolação da linha 2 e Paulista da Linha 4) integram o rol de inovações.
Fonte: Expansão SP