TELEFONE E WHATSAPP 9 8266 8541 | Quem Somos | Anuncie Já | Fale Conosco              
sitedagranja
| Newsletter

ASSINE NOSSA
NEWSLETTER

ASSINAR

| Anuncie Aqui
Voltar

03/12/2019

Memórias da Granja

Colégio Sidarta foi sede da exposição itinerante Álbum de Memórias da Granja


O Colégio Sidarta foi sede da exposição itinerante “Álbum de Memórias da Granja” – realizada pelo Site da Granja com o apoio Shopping da Granja Vianna. A exposição, além dos flashes da história da Granja, gerou momentos pedagógicos muito interessantes e criativos para os alunos, aqui relatados pelo seu professor de História, Marcio Noseda. 

Noseda nos conta que o rico material da exposição foi prontamente utilizado para a reflexão sobre as transformações na ocupação do espaço urbano, desenvolvendo a ideia de pertencimento à região da Granja Viana. 

“Os estudantes de todas as séries do Colégio visitaram a exposição e os professores foram muito cuidadosos em localizar os lugares relatados nos vídeos e nas fotografias, garantindo um olhar cirúrgico entre o passado recente e as inúmeras mudanças provocadas pelo aumento da ocupação na região”, explica. 

Como parte ainda das atividades, os estudantes do Ensino Médio tiveram um “aulão” sobre Patrimônio Histórico material e imaterial e o papel daqueles que escrevem a história na construção da memória coletiva local. 

Com o propósito de desenvolver a identidade e a memória pessoal os grupos receberam o seguinte questionário:

1. A partir do seu conhecimento sobre Patrimônio Histórico e Cultural, defina um Patrimônio material e um imaterial apresentado na exposição;

2. Descreva sua impressão sobre o reconhecimento das regiões retratadas e a história de formação da Granja Viana.

3. Escreva uma breve memória pessoal, se possível associada a um espaço apresentado na exposição.

Noseda também conta que os estudantes e professores assistiram ao vídeo com os depoimentos dos familiares dos pioneiros da Granja sobre o desenvolvimento da região e logo os alunos se identificaram com os personagens, com as localidades e com a história. Nas falas, surgiam relatos de memórias pessoais, em alguns casos até a identificação com os entrevistados. 

“Nosso segundo momento foi de observação e análise das fotografias, seguida das respostas ao questionário proposto. Finalizamos os trabalhos com os relatos dos estudantes, que pautados no banner de apresentação da exposição, discutiram os atuais problemas da região da Granja Viana hoje”.

No Sidarta, segundo Noseda, entende-se a construção da memória coletiva como uma parte importante para a formação do sentimento de pertencimento a região, uma vez que permite uma reflexão mais próxima da realidade em que vivemos e o próprio reconhecimento como agentes históricos, ou seja, aqueles que estão vendo e documentando as rupturas e permanências promovidas pela passagem do tempo. O professor certamente encontrou ali uma ótima oportunidade de conscientizar seus alunos da importância de tomarem posse dessa história que é deles também, tornando-os responsáveis pelo cuidado com a Granja que hoje lhes pertence.

Para solicitar a exposição na sua escola, os contatos podem ser feitos pelo e-mail info@granjaviana.com.br ou pelo whatsapp (11) 98266-8387

Saiba mais sobre a exposição em Exposicao-album-de-memorias-da-granja



 

Pesquisar




X























© SITE DA GRANJA. TELEFONE E WHATSAPP 9 8266 8541 INFO@GRANJAVIANA.COM.BR