TELEFONE E WHATSAPP 9 8266 8541 | Quem Somos | Anuncie Já | Fale Conosco              
sitedagranja
| Newsletter

ASSINE NOSSA
NEWSLETTER

Receba nosso informativo semanal


Aceito os termos do site.


| Anuncie | Notificações
Voltar

Meditação, "O homem é uma semente com milhares de flores à espera.

06/10/2010








"O homem é uma semente com milhares de flores à espera.
A meditação é a forma de libertá-las."


Osho


Exaurido de tantas demandas e expectativas, o homem se vê hoje mais do que nunca diante da necessidade de momentos de parar, refletir e desligar-se. A meditação, ainda que difícil de ser descrita, pode ser um caminho para essa introspecção. Meditar significa voltar a atenção para o centro, para dentro de si e desconectar-se do mundo exterior. Essa prática, que floresceu no Egito e na Índia, disseminada em diversas culturas, visa alcançar um bem estar não só espiritual, mas também físico.

Entre outros benefícios, meditar previne e combate a depressão, a hipertensão arterial, a dor crônica, a insônia, a ansiedade, os sintomas da síndrome pré-menstrual, além de ajudar a reduzir a dependência de álcool e drogas.

São muitas as formas de praticá-la, e para nossa sorte a Granja reúne um grande número de terapeutas e facilitadores. Leia abaixo algumas dicas colhidas pela nossa equipe.


Fernando Vianna
 Para o Instrutor de Meditação, Revitalização Integral e Tai Chi Chuan Fernando Vianna, a meditação exige uma atitude interna, "é, em princípio, em essência, uma profunda compreensão da nossa necessidade de recolhimento, silenciando a mente, acalmando o coração e relaxando o corpo. É buscar mais que um alívio contra o estresse, provocações e agressões da vida, uma confiança e vontade dentro da cada ser".

Vianna desvincula a meditação do caráter místico, religioso e esotérico. Seu alcance vai além dessa dimensão.


Marcus Amorim - Método De Rose
 Para Marcus Amorim, do Método De Rose, meditar é parar as ondas mentais, "desta maneira a consciência passa a fluir sem as restrições da mente, pois quando ela para, algo mais sutil aflora, passa a fluir a intuição. No Método DeRose utilizamos o seguinte exercício:
Simbolo do Ôm
concentramos toda a atenção em uma imagem ou um som agradável, até que as manifestações mentais cessem. Atingindo este ponto, que pode levar alguns minutos, inicia-se a meditação, cujos efeitos serão sentidos positivamente no dia a dia".


Maurício Bastos
 O Facilitador e coordenador do Espaço Integração, Maurício Bastos, do Espaço Integração, pratica a meditação baseada nos princípios de Buda, o "Budadharma", "utilizo como âncora para o "aqui agora" a respiração consciente". Qualidade de presença, aceitação dos estados impermanentes do viver, não julgamento são caminhos fundamentais para o desenvolvimento da meditação.

Para Maurício, seu grande benefício é o desenvolvimento de relações saudáveis. Para praticar sozinho, Maurício orienta:

Como se deve respirar?
Não existe uma forma precisa de respiração. O primeiro passo e mais importante é tornar-se consciente dela. O uso das narinas em vez da boca é sempre melhor, tanto para inspirar como expirar. As respirações mais profundas e lentas são sempre mais benéficas. A inspiração que começa na parte inferior do tórax e vai até a parte superior, e a expiração, que começa na parte superior do tórax e vai descendo até a parte inferior, tendem a trazer melhores resultados.

Como se deve meditar?
O mais importante é trazer a meditação para o dia a dia. Estar presente a cada ato. Trazer um estado de percepção ampliada do momento presente. A disciplina é importante no que se refere à atenção. Quanto maior ela for, melhor a qualidade do viver! Quanto à meditação tradicional, o interessante seria praticar um pouco todo dia começando com 3 minutos, até chegar a um tempo bem mais longo.


 Vianna também recomenda que as práticas sejam diárias e constantes: "Podemos meditar enquanto caminhamos. É necessário que a caminhada seja feita em silêncio e que você conte seus passos de forma alternada. Conte cem passos com o pé direito e depois mais cem com o pé esquerdo, e assim sucessivamente. Ao mesmo tempo em que conta, você também pode sentir o contato dos pés com o chão. A sensação voluntária e consciente de qualquer parte do corpo também é um excelente método meditativo. Ao mesmo tempo em que estiver se desvencilhando da carga de mágoas e preocupações, traga vida ao seu rosto com um leve sorriso enquanto caminha".

E ensina: "Você vai contar suas expirações. Inspire normalmente, sem esforço, e ao expirar o ar, conte um algarismo. Repita isso 36 vezes, ou seja, você vai contar 36 expirações. Ao mesmo tempo, procure perceber e sentir o ir e vir do seu abdômen. Quando você inspira, seu ventre expande, e ao expirar, o movimento contrário, ele se recolhe. Faça isso da maneira mais natural possível. Jamais force a respiração. Sentindo-se bem com essa prática, você vai finalizar sua meditação com a repetição do mantra "Eu sou silêncio, calma e relaxamento". Repita-o pelo menos 9 vezes.


 Claudia Piedade, do Ulabiná, pratica a meditação passiva integrada à Deeksha, transmissão de energia pela imposição das mãos sobre a cabeça, para o desenvolvimento e despertar da consciência, "o objetivo é fazer o ser humano perceber que todos nós somos um só e dessa maneira passar a perceber o mundo de uma nova forma". A meditação é praticada para que a mente se esvazie e o indivíduo possa receber a Deeksha, por meio da consciência da respiração, "quanto mais vazia estiver a mente, o praticante consegue absorver a Deeksha de maneira mais rápida e eficaz".

Christiane Ceron, da Casa do Yoga, explica alguns tipos de meditação destacando a importância do professor na prática:


- A Meditação Yogue
A prática do Yoga nos oferece inúmeros recursos para trabalhar a meditação. A meditação é definida como prática terapêutica profunda para o autoconhecimento, estabilidade emocional e manutenção da saúde, a partir da concentração e entrega, disciplina e espiritualidade. De acordo com as necessidades de cada um, o professor oferece os recursos preparatórios do Yoga para iniciar o aluno à meditação, como posturas (asana-s), práticas para a vitalização a partir da respiração (pranayama-s) e cantos (mantra-s).

Com o corpo apto a permanecer numa postura sentada confortável, com a respiração mais tranquila e a intenção sincera, o aluno inicia o caminho da meditação.


- Meditando com os gestos
Nessa prática de meditação, o gestual com as mãos é um recurso para a concentração e intenção. O gestual é um instrumento ritualístico para a cura e vitalização, manifestando as principais qualidades a serem trabalhadas.

Obsevamos como exemplo a sequência dos gestos para a meditação:



As mãos juntas em frente o peito representa o centro do coração espiritual
A abertura das mãos no gesto do indicador junto ao polegar intenciona a abertura deste centro, que é a essência humana.

Com as mãos no abdome no centro do umbigo intencionamos purificação e pacificação (Apana)
Com as mãos no coração intencionamos vitalização e realização (Prana)
As mãos no gesto da oferenda intencionamos a gratidão a Deus, aos outros e a nós mesmos



- Dança Meditativa Devocional
A Dança Clássica Indiana é um dos legados atemporais mais preciosos da cultura hindu. Há mais de 2000 anos, a dança integra disciplina corporal e gestual como autêntica prática de meditação.

A bailarina, utilizando todo o seu potencial físico e emocional, realiza diferentes movimentos que simbolizam os vários estágios da evolução pessoal humana.

A proposta da utilização do corpo- mente-emoção com devoção ao Divino, faz da dança uma prática que resulta num estado interno de presença, entrega e amor. Uma prática espiritual que define o sentido da meditação.

A partir dos gestos com as mãos e movimentos com os olhos junto à técnica corporal ampla, a bailarina conta histórias sagradas da humanidade, vivenciando a devoção plena, podendo compartilhá-la com o espectador ou apenas dançar sozinha, dedicando esta intenção interna ao Divino.


"Meditar é silenciar a mente, relaxar o corpo, serenar o coração e então começar a ouvir o sussurro da verdade" - Fernando Viana.



Fernando Vianna:Revitalização Integral
Fone: 4169-9247
R. Piracanjuba, 160 - Cond. Fazendinha
feseth@hotmail.com

Marcus Amorim: Método De Rose
Fone: 4169-7477
Av. São Camilo, 1473

Maurício Bastos: Espaço Integração
Fone: 4702-4838
R. São Francisco, 186

Claudia Piedade: Espaço Ulabiná
Fone: 4702-0783
Vila da Mata - Av São Camilo 288 (todas as segundas-feiras, às 20:30hs - gratuito)

Christiane Ceron: A Morada do Yoga
Fone: 7102-2680
Al. São Luiz, 143


Marina Novaes


Notícias Relacionadas:


 
TENHA NOSSAS NOTÍCIAS DIRETO NO WHATSAPP, CLIQUE AQUI.

Pesquisar




X

































© SITE DA GRANJA. TELEFONE E WHATSAPP 9 8266 8541 INFO@GRANJAVIANA.COM.BR