24/09/2020
Um pinguim foi encontrado morto há duas semanas em uma praia paulista. A Necropsia revelou que ele engoliu uma máscara descartável.
Esses materiais usados na prevenção da Covid-19 já começam a ser vistos também como resíduos da pandemia do novo coronavírus, uma ameaça para a fauna marinha do mundo inteiro.
A autópsia foi realizada pela ONG Argonauta Instituto de Conservação Costeira e Marinha, com foco na reabilitação de espécies marinhas afetadas por resíduos lançados ao mar.
Hugo Gallo Neto, Presidente do Instituto, destacou os problemas que estão sendo gerados pelo descarte inadequado de resíduos, o "lixo da Pandemia".
"Há algum tempo temos encontrado máscaras no mar, cerca de 135 até o momento, e o caso do pinguim é o primeiro de um animal que provavelmente morreu por ingestão de lixo da pandemia", destacou.
Os Pinguins de Magalhães migram todos os anos da Patagônia Argentina em busca de alimento, mas uma parte deles se perde do grupo e acaba sendo encontrada nas praias do Brasil.
Os animais encontrados vivos pelo Instituto são transferidos para centros de reabilitação e posteriormente devolvidos à natureza, enquanto os que aparecem mortos são submetidos a necropsia.
Fonte: El País