Instituição revisita seu propósito, leva inovação para escolas públicas e busca apoiadores
Com quase 30 anos de história, o Âncora inicia uma nova fase, com um novo propósito, uma atuação importante na sociedade e sob o nome Instituto Âncora. Inspirado por sua trajetória, a organização transpassa os limites de seus antigos muros e leva novos projetos a para qualquer espaço escolar da Região.
O Instituto Âncora passa agora a existir para fortalecer pessoas e suas relações na comunidade escolar, contribuindo para o desenvolvimento integral dos estudantes de escolas públicas.
“Temos uma história marcante de integração da comunidade escolar e este é o momento de disseminar tudo que aprendemos para mais escolas, que são feitas de pessoas, de trocas. Um espaço que acolhe as emoções de cada um para que possamos caminhar coletivamente”, conta Renato Giannico, diretor do Instituto Âncora.
A nova atuação está baseada em quatro pilares. O primeiro deles é a formação socioemocional de professores e gestores escolares e o despertar nos estudantes do autoconhecimento e das emoções para o fortalecimento das relações. Coloca isso em prática por meio de projetos que oferecem a professores apoio à saúde mental e desenvolvimento de habilidades socioemocionais para que possam estar mais preparados para lidar com os desafios relacionados a seus estudantes; e a alunos reflexão e diálogo sobre respeito à diversidade, tolerância e gestão das emoções.
O segundo pilar está relacionado com a natureza que integra a todos, sensibilizando as pessoas a viverem em uma sociedade melhor. Faz isso por meio de oficinas para conscientizar as pessoas sobre a importância da destinação correta de resíduos plásticos e as possibilidades de transformação em novos objetos, proporcionando um ambiente escolar unido e uma comunidade mais sustentável.
O terceiro pilar de atuação do Instituto Âncora é a cultura, com o objetivo de promover pertencimento, fortalecimento da identidade e colaboração entre os estudantes. Reconhecido como Ponto de Cultura pelo Governo do Estado de São Paulo, o Instituto Âncora tem como um de seus projetos a Capoeira Angola Rainha, que contribui para o desenvolvimento de habilidades sociais nos estudantes, como comunicação, trabalho em equipe e empatia.
Por fim, o quarto pilar é a Educação Cidadã, cujo foco é o despertar da cidadania ativa, promovendo a conscientização e o engajamento social. Para esse pilar, novos projetos estão sendo preparados para 2025.
“Este é mais um momento importante da história do Âncora e estamos em busca de apoiadores que gostariam de contribuir com esse nosso novo propósito”, finaliza Marise Uemura, diretora geral do Instituto Âncora.
Para entrar em contato: