TELEFONE E WHATSAPP 9 8266 8541 | Quem Somos | Anuncie Já | Fale Conosco              
sitedagranja
| Newsletter

ASSINE NOSSA
NEWSLETTER

Receba nosso informativo semanal


Aceito os termos do site.


| Anuncie | Notificações
Voltar

Infecção Urinária Cuidados básicos podem ajudar a reduzir o problema em adultos e crianças no verão

17/01/2020


Com a chegada das férias, a ida aos clubes e praias aumenta muito e, com isso, as chances de aumento de casos de infecção urinária. Chamada de cistite de repetição, a infecção urinária de baixa recorrência é comum em qualquer época do ano, porém com uma incidência maior no verão, já que é normal que as pessoas passem mais tempo com a roupa de banho úmida no corpo quando estão na praia ou na piscina.

Estimativas mostram que cerca de metade das mulheres pode apresentar pelo menos um episódio de infecção urinária durante a vida. Portanto, umas das recomendações é que se faça a higiene local da forma correta para reduzir a contaminação. Embora pareça inofensiva, essa prática pode ocasionar dermatites na região genital, facilitadoras do surgimento e proliferação de germes na via urinária. Pode acometer a bexiga (cistite), a uretra (uretrite) e rins (pielonefrite). Os sintomas da infecção urinária, denominada baixa, são desconforto, dor para urinar, necessidade de ir mais vezes ao banheiro e sensação de esvaziamento incompleto da bexiga.

 Quando ocorre no homem, é preciso investigar para saber se existe o comprometimento da próstata. Se a infecção atingir os rins, os sintomas são os mesmos, porém, a pessoa terá também febre e comprometimento do estado em geral. Na mulher, as chances de contrair a bactéria são maiores, já que a uretra é mais curta. Problemas como diabetes, alterações no PH vaginal por conta da gravidez e complicações ginecológicas, como corrimento e a vulvovaginite - inflamação da vulva e da vagina -, contribuem para a colonização do germe na bexiga.

 Uma dica importante é evitar roupas íntimas de tecido sintético, pois podem ajudar na proliferação de bactérias, e reduzem a ventilação na região. Já optar por tecidos de algodão é uma boa escolha por manter o local mais seco. A máxima de beber pelo menos dois litros de água por dia é fundamental para estimular a produção de urina. A recomendação de não segurar o “xixi” por muito tempo continua valendo.

 

Na menina


As vulvovaginites podem ser uma das causas para o aparecimento da infecção urinária na criança. É importante fazer um exame clínico e, como prevenção, avaliar a vagina da menina. Os pais devem educar a filha, desde cedo, a ter hábitos de higiene e orientá-la sobre a forma correta de urinar, nunca em pé. Um problema muito comum é a forma inadequada de se limpar após a defecação, permitindo que as fezes tenham contato direto com o períneo e a vagina, contaminando a área e facilitando a infecção urinária baixa.


No menino

 

Já no menino existe a fimose fisiológica, que pode permanecer até os quatro anos. A patologia é caracterizada por dificuldade de expor a glande após a retração da pele que a recobre. Desta forma, pode acontecer uma balanopostite, que é uma inflamação desta região do pênis da criança, facilitando o aparecimento da infecção urinária. Se não tratada, a infecção urinária baixa, a cistite, pode evoluir para a pielonefrite, que leva a complicações e cicatrizes do rim, podendo alterar a função renal. A recomendação é que se procure um urologista para investigar a doença e realizar o melhor tratamento.

 

A SBU-SP

A Sociedade Brasileira de Urologia (SBU) é uma entidade médica, com 90 anos de fundação, que congrega mais de 4.500 mil médicos associados em todo o País, sendo 30% no Estado de São Paulo. Sem fins lucrativos, representa os profissionais da especialidade de Urologia clínica e cirúrgica, responsável pelo diagnóstico e pelo tratamento das enfermidades do sistema urinário, de ambos os sexos, e do sistema genital masculino. Realiza desde 2004 campanhas anuais de conscientização do câncer de próstata para aumentar a sobrevida de pacientes acometidos pela doença.

 


Notícias Relacionadas:


 
TENHA NOSSAS NOTÍCIAS DIRETO NO WHATSAPP, CLIQUE AQUI.

Pesquisar




X

































© SITE DA GRANJA. TELEFONE E WHATSAPP 9 8266 8541 INFO@GRANJAVIANA.COM.BR