TELEFONE E WHATSAPP 9 8266 8541 | Quem Somos | Anuncie Já | Fale Conosco              
sitedagranja
| Newsletter

ASSINE NOSSA
NEWSLETTER

Receba nosso informativo semanal


Aceito os termos do site.


| Anuncie | Notificações
Voltar

Histórias que só os tapetes contam Assim como os quadros mais sofisticados, um único tapete pode levar até um ano para ser confeccionado por um artesão, que além de conceber o desenho vai, ele mesmo, tingir a matéria-prima com pigmentos provenientes de ervas, flores dentre outros vegetais.

05/08/2013








Assim como os quadros mais sofisticados, um único tapete pode levar até um ano para ser confeccionado por um artesão, que além de conceber o desenho vai, ele mesmo, tingir a matéria-prima com pigmentos provenientes de ervas, flores dentre outros vegetais. Inicia o desenho por uma espécie de mandala no centro da peça que vai tomando forma com diversos grafismos e desenhos, alguns incompreensíveis para os leigos, mas que para o seu criador transmitem uma mensagem ou até contam uma história. 

Em tempos remotos, nos países do Oriente Médio, os tapetes tinham até a função de correio. Assim como os papiros no antigo Egito, no império Otomano (onde está hoje parte do Oriente Médio e do Leste Europeu) os tapetes modelo “Kilim”, muito leves e fáceis de transportar, carregavam recados neles bordados e eram levados por mensageiros ou comerciantes até o seu destino.

Durante séculos, os tapetes tiveram até função de moeda. “Ainda há, em alguns países, quem feche contratos colocando o valor dos tapetes como referência. Isso porque eles formam um mercado próprio de arte que ganha valor conforme o local, o material, o artesão e a idade”, explica Cesar Abade, proprietário da Abade Tapetes Orientais, com lojas no Jardim da Gloria, no Shopping Granja Vianna e no Embu das Artes. Até o fim do ano serão mais duas, uma na Móoca e a quinta no Shopping Ibirapuera.

Segundo o empresário, quanto mais antigos os modelos, mais valiosos, como o vinho. ”O motivo é que com o desgaste inicial do material, os detalhes ficam mais vivos e mais definidos. Há exemplares de linha Bidjir com até 200 anos em uso e com desgaste mínimo”, complementa. “Bidjir” (cuja tradução seria algo como “tapete de ferro”) é a linha mais pesada que existe, devido à resistência do material em que os exemplares são confeccionados.

Especializada em tapetes orientais, a Abade trabalha com pronta entrega de diversos modelos, desde industrializados com valores a partir de 100 reais, até artesanais raros que podem custar mais de 40 mil. Há também opções nacionais, vindas principalmente de cooperativas mineiras com as quais a rede de lojas tem convênio.

A escolha do tapete

Com a diversidade de modelos, materiais e tamanhos – só a Abade oferece mais de 300 opções em pronta entrega – a escolha do tapete vai ficando cada vez mais sofisticada. “Não há regras”, diz Abade, mas algumas dicas ajudam”. Segundo ele, uma tendência encontrada na Casa Cor deste ano – exposição especializada em moda casa –, é a mistura de estilos, como em um ambiente totalmente moderno e futurista “quebrar o gelo” com um tapete bem tradicional.

A proposta é combinar ou contrastar, desde que não haja exageros. Pisos e móveis lisos permitem tapetes com estampas bem chamativas, enquanto o contrário pede algo mais discreto, não necessariamente liso, mas bem discreto. Outra opção é combinar o tapete com um elemento específico do ambiente.

Outro mito que Abade desfaz é o de que um espaço dividido em diversos ambientes deve ser decorado com tapetes iguais ou bem parecidos. “Desde que não haja exageros, cada tapete pode dar sua personalidade para o ambiente” Ao falar sobre espaços amplos, ele se lembra de uma cliente que chegou à sua loja pedindo um tapete de 8m X 4m para uma sala com vários ambientes. “Na hora eu percebi que o resultado não ficaria bom porque iria se perder justamente a proposta de vários ambientes. Então, juntamente com o pedido, ofereci outra opção que era uma composição de tapetes menores um para cada ambiente. Ficou mais harmônico e mais barato para a cliente.”. O importador explica que levar várias opções de tapetes até a casa do cliente para experimentar in loco é uma prática da loja. “Às vezes a pessoa chega com uma ideia e, na hora que coloca o tapete na sala ou no quarto, ele não fica como se imaginou. Então incentivamos a escolha de três ou quatro opções e vamos com o cliente até a casa dele para experimentar todos, sem nenhum custo adicional”.

Cuidados e limpeza

A durabilidade de um tapete depende muito da manutenção que ele recebe. O especialista recomenda colocar duas vezes por mês ao ar livre para tomar sol, mas sem excessos. Para limpeza, usar aspirador no lugar da vassoura, que deve ser evitada. Produtos químicos também não devem ser aplicados. “Cada tapete tem um tipo de material e de composição, por isso produtos genéricos costumam não ser recomendados. A limpeza deve ser feita por especialistas. Em casos emergenciais como quando se derruba algo no tapete, o ideal é colocar um pano úmido com sabão neutro para absorver a substância derramada. Caso não saia, procurar um profissional para lavar.

A Abade Tapetes integra o Polo de Decoração Granja Viana, inaugurado no fim do primeiro semestre. É uma associação de empresas da área de decoração com o intuito de oferecer tudo que os arquitetos e os próprios clientes diretos precisam para suas casas ou escritórios. “Estamos trabalhando agora na seleção de profissionais de manutenção - encanadores, eletricistas, pedreiros etc. Todos passarão por uma rigorosa seleção antes de serem indicados pelo Polo.

Serviço: 
Abade Tapetes
Alameda dos Manacás, 276 – Jardim da Glória
Shopping Granja Vianna
Embu das Artes




Notícias Relacionadas:


 
TENHA NOSSAS NOTÍCIAS DIRETO NO WHATSAPP, CLIQUE AQUI.

Pesquisar




X































© SITE DA GRANJA. TELEFONE E WHATSAPP 9 8266 8541 INFO@GRANJAVIANA.COM.BR