TELEFONE E WHATSAPP 9 8266 8541 | Quem Somos | Anuncie Já | Fale Conosco              
sitedagranja
| Newsletter

ASSINE NOSSA
NEWSLETTER

ASSINAR

| Anuncie Aqui
Voltar

13/03/2020

Evite aglomerações!

"A tragédia deriva do impacto da Covid-19 no sistema de saúde"


Ao ler o texto de Helio Gurovitz no Blog desta semana para o G1 - Um gráfico explica a pandemia - dá para entender que "Não é histeria, nem exagero. Para 'achatar a curva' de contágio e evitar o colapso dos hospitais, será essencial evitar aglomerações e adotar as medidas básicas de prevenção”.

O Site da Granja, preocupado em ajudar na contenção dessa nova doença, achou relevante trazer para os leitores esta matéria, que coloca tão claramente o porquê das medidas extremas que estão sendo tomadas em todos os países.  É de suma importância cada um fazer a sua parte, já que sabemos das limitações do sistema de saúde no Brasil. Evitar aglomerações é uma dessas medidas, aliadas a outras de cuidados e higiene, conforme tem sido tão divulgado, inclusive em nossas matérias, além de uma dose indispensável de bom senso.

O Gráfico elaborado pelo cientista Drew Harris e adaptado pelo biólogo Carl Bergstrom mostra como medidas de prevenção podem retardar o contágio da Covid-19 e evitar o colapso do sistema de saúde.

O Blog destaca que "O erro mais frequente cometido por quem desdenha a pandemia é chamar a atenção para a proporção aparentemente baixa de mortos (entre 0,5% e 3,5% do infectados), para a alta quantidade de casos leves (mais de 80%) e para a gravidade reduzida, a não ser em grupos de risco específicos (como idosos, diabéticos e doentes do coração). É afirmar que o risco mínimo para crianças não justifica medidas como a suspensão de aulas ou comparar tudo a uma gripe, como fez ontem o presidente Jair Bolsonaro em mais uma manifestação infeliz.".

E continua: "O crucial não é a gravidade da doença em si, mas a capacidade de dar atenção a todos os infectados no momento em que eles precisam. Quanto mais as infecções são adiadas, quanto mais se "achata" a curva de contágio ao longo do tempo, menor a pressão sobre o sistema de saúde, maior a probabilidade de que ele dê conta da epidemia no pico. Quando o vírus se espalha rápido, não há leitos, máscaras, tomógrafos, respiradores e outros equipamentos para quem precisa.

A situação na Itália demonstra o que pode acontecer: hospitais lotados, sem condição de atender pacientes não só de Covid-19, mas de qualquer doença – câncer, ataque do coração, perna quebrada ou mesmo gripe. Italianos hoje morrem do que não morreriam em situação normal. A tragédia deriva não do efeito da Covid-19, mas do impacto dela no sistema de saúde." 

Leia a matéria na íntegra   -
Um gráfico explica a pandemia 


 

Pesquisar




X























© SITE DA GRANJA. TELEFONE E WHATSAPP 9 8266 8541 INFO@GRANJAVIANA.COM.BR