TELEFONE E WHATSAPP 9 8266 8541 | Quem Somos | Anuncie Já | Fale Conosco              
sitedagranja
| Newsletter

ASSINE NOSSA
NEWSLETTER

Receba nosso informativo semanal


Aceito os termos do site.


| Anuncie | Notificações
Voltar

Eutonia: movimento e fluxo do corpo Na meditação, descobrimos que não sabemos respirar.

19/02/2014








Na meditação, descobrimos que não sabemos respirar. Na Eutonia, uma das primeiras descobertas é que não sabemos andar.
A Eutonia é uma técnica pedagógica e terapêutica por meio da qual a pessoa entra em contato com hábitos e posturas corporais. A percepção do andar, por exemplo, é muito mais profunda do que se imagina em um primeiro momento. Mais do que manter a postura ereta, na Eutonia percebe-se todo o desalinhamento do corpo a cada passo. Desalinhamento esse que reflete – e muito – as instabilidades do tonus da mente e da alma.

Criada no início do século 20 pela alemã Gerda Alexander, a técnica pode ser considerada um caminho para percepção e para o autoconhecimento por meio da construção - por nós mesmos - de cada músculo do corpo. Gerda, devido a uma doença detectada na adolescência, recebeu ordens médicas de se movimentar o menos possível (foi orientada a nem se vestir sozinha!). Inconformada, começou a pesquisar e estudar maneiras de se movimentar utilizando apenas o esforço e a energia necessária.

Na Granja, a profissional que aplica essa técnica é a educadora física Silvia Cecchi. A técnica pode ser usada, inclusive, como tratamento de saúde, como em distensões musculares, torções, entre outros.

Na Eutonia – o Site da Granja testou em uma aula prática –, a percepção começa pela pele e chega até os ossos.
Para que essa interação seja profunda, alguns exercícios são feitos de olhos fechados. A técnica visa realizar as atividades físicas com mínimo esforço, flexibilidade e acompanhando o ritmo de cada um. As aulas podem ser individuais ou em grupo.

Corpo, mente e emoções

“A Eutonia reconhece cada ser humano como único, trabalhando o foco na composição do físico, da mente e das emoções. É como um universo com dinâmica própria que precisa ser respeitada”, explica Silvia Cecchi. “Precisamos estar conscientes das tensões e libertar o fluxo de energia que existe em cada um de nós para que todo esse contato com o mundo externo possa ser feito. Cada exercício, mesmo feito várias vezes, em cada uma delas é único”, complementa a Eutonista.

Além de explorar os movimentos naturais do corpo, as aulas de Eutonia incluem uma série de objetos que ajudam que essa dinâmica natural aconteça. São bolas, bambus, até bexigas de ar em que o aluno se apoia ajudando a redescobrir a estrutura e as formas do corpo, trabalhando toda a distonia muscular e emocional, o equilíbrio do tônus tanto em sua fraqueza quanto em sua tensão. Tudo com muita objetividade e precisão.

Segundo Silvia, a Eutonia ajuda também na mudança de hábitos. “Ao experimentar a postura e o movimento corretos - que são prazerosos - mudam-se hábitos simples, como os ajustes na percepção sensorial de apoios ao sentar, ao andar e carregar uma bolsa, por exemplo.”.

Silvia ministra aulas de Eutonia em dois locais na Granja Viana:
no Espaço UlaBiná, as terças feiras das 8:30 as 10:00h, e em seu próprio consultório na Estrada do Capuava, 4421, sala 322, em grupos e atendimentos individuais.

Serviço:
Aulas de Eutonia grupos ou individuais.
Silvia Cecchi
Telefone:9 9624 5891
E-mail: cecchi.sil@gmail.com
Facebook: conscienciacorporalemeutonia 




Notícias Relacionadas:


 
TENHA NOSSAS NOTÍCIAS DIRETO NO WHATSAPP, CLIQUE AQUI.

Pesquisar




X

































© SITE DA GRANJA. TELEFONE E WHATSAPP 9 8266 8541 INFO@GRANJAVIANA.COM.BR