TELEFONE E WHATSAPP 9 8266 8541 | Quem Somos | Anuncie Já | Fale Conosco              
sitedagranja
| Newsletter

ASSINE NOSSA
NEWSLETTER

Receba nosso informativo semanal


Aceito os termos do site.


| Anuncie | Notificações
Voltar

Estradas de Cotia Nestas últimas semanas, recebemos inúmeras reclamações referentes ao estado da Estrada da Aldeia, e a reivindicação das obras de recuperação da via.

03/07/2009








Nestas últimas semanas, recebemos inúmeras reclamações referentes ao estado da Estrada da Aldeia, e a reivindicação das obras de recuperação da via. Segundo os usuários, principalmente nos primeiros 900 metros (a partir da Dona Deola), por se tratar de via intermunicipal, a Estrada encontra-se abandonada pelos dois municípios (Cotia e Carapicuíba) e pelo Estado.

Os problemas são inúmeros, como falta de sinalização, iluminação e de visibilidade, principalmente no cruzamento da alça de acesso que sai da Raposo Tavares e encontra com a Estrada Velha de Sorocaba. Além dessas duas vias serem estreitas e com o asfalto em péssimas condições, não há calçadas em muitos trechos, forçando os pedestres a circularem pela via; o mato invade o leito carroçável; os motoristas de ônibus abusam da velocidade e os de carros particulares trafegam na contra mão em muitos locais (para escaparem dos buracos).

E o pior: não há qualquer tipo de fiscalização. Havia a informação de que o Governo do Estado já havia liberado a verba e que a Prefeitura de Cotia estaria fazendo a programação das obras. Porém, segundo a assessoria de Imprensa da prefeitura, o convênio já foi assinado, mas a verba ainda não foi liberada. A previsão é de que o seu início se dê entre setembro e outubro deste ano. Após a etapa de recapeamento, a Prefeitura fará a sinalização horizontal e vertical e outras melhorias, como, por exemplo, implantação de novos abrigos de ônibus.

Por outro lado, a prefeitura de Carapicuíba afirma que as secretarias estão se esforçando para atender a demanda, seja através de manutenção programada, seja através de solicitações dos moradores, como é o caso de quem utiliza a estrada da Aldeia. A secretaria de Obras informa que no prazo de 30 dias realizará no local uma Operação Tapa Buraco, obra de caráter emergencial. Também está previsto o envio de verba do Governo Federal para a reforma do trecho sob sua administração, durante o ano de 2009.

Aspecto frequente ao logo da Estrada da AldeiaFalta de guias, sarjetas e calçadas


Confira, a seguir, os diversos e-mails recebidos pelo site e respondidos na Coluna Prefeitura Responde!



Estrada da Aldeia 7

Pergunta: Sr. Prefeito Quando serão iniciadas as obras de recuperação da Estrada da Aldeia? Em respostas anteriores (começo do ano) vocês informaram que o Governo do Estado já havia disponibilzado a verba e que voces estavam fazendo a programação das obras. Já concluiram o dito planejamento?

Resposta: Prezado Paulo,
Já assinamos o convênio com o Estado, mas a veba ainda não chegou. A previsão (conforme anúnciado anteriormente) é que o início se dê entre setembro e outubro deste ano.



Estrada da Aldeia 6

Pergunta: Realmente precisa ser feita alguma coisa. Pelo número de munícipes que usaram este canal para falar da Estrada da Aldeia indica o quanto é preocupante a atual condição e o estado de abandono que vivemos no local. Penso que a Estrada da Aldeia principalmente, nos primeiros 900 metros a partir da Dona Deôla, onde conheço, é vítima do abandono dos dois municípios e do Estado (cachorro de 3 donos). Os problemas são inúmeros, houve um crescimento no número de condomínios da região, há problemas de sinalização e de visibilidade principalmente, no cruzamento da alça de acesso que sai da Raposo com a "Referida" e com a Estrada de Sorocaba , essas vias estão em péssimas condições, são estreitas, não há calçada em muitos trechos (pedestre circula pela via), o mato cresce sem manutenção, os motoristas de ônibus abusam da velocidade (sem exceção), os motoristas de carro particulares trafegam na contra mão em muitos locais (para escaparem dos buracos), é mal iluminada, não há fiscalização e nem segurança. Nos resta perguntar : Sem jogo de empurra , quem afinal vai resolver os problemas da Estrada da Aldeia?
Assinado: Paulo Rivolta

Resposta: Prezado Paulo Rivolta,
Conforme já foi respondido a outros leitores neste espaço, a Prefeitura de Cotia informa que o problema da Estrada da Aldeia começará a ser resolvido ainda este ano. Por se tratar de via intermunicipal, é responsabilidade do Governo do Estado iniciar as obras de recuperação. E isso será feito, visto que a estrada está incluída no programa Pró-Vicinais, que fará o recapeamento total da via a partir do segundo semestre deste ano. Cumprida essa etapa, ou seja, depois que o recapeamento estiver feito, a Prefeitura de Cotia fará a sinalização horizontal e vertical e outras melhorias, como implantação de novos abrigos de ônibus.




Estrada da Aldeia 5

Pergunta: Por favor, alguém precisa tomar alguma providência com urgência. Todos os dias eu trafego na Estrada da Aldeia sentido Carapicuíba para poder ter acesso ao Rodoanel, já que a Raposo Tavares não anda. Existem ônibus que trafegam em alta velocidade, fazendo curvas absurdas, com grave risco de acidentes fatais. Hoje ocorreu a mesma coisa quando eu passava e não consegui nem ao menos anotar o número do ônibus. Alguém precisa tomar uma atitude antes que um acidente grave ocorra. Vale lembrar que existem ônibus escolares que trafegam lá e um acidente envolvendo ônibus com crianças, além de ser uma tragédia, traria imenso prejuízo à imagem do município.
Assinado: Carlos Prestes

Resposta: Prezado Carlos Preste,
A Estrada da Aldeia, mencionada pelo leitor, é uma estrada vicinal, de responsabilidade dos municípios de Cotia e Carapicuíba. Desta forma, solicitamos ao senhor leitor, que nos encaminhe maiores informações, como por exemplo, empresa do ônibus, placa, bem como a que altura da referida via pública, ocorrem frequentemente os excessos, para que possamos averiguar de quem é a responsabilidade e, se necessário, disponibilizar agentes de trânsito para autuarem aqueles que trafegam em alta velocidade.



Estrada da Aldeia 4

Pergunta: Sou moradora da Granja Viana há mais de 15 anos e nesse tempo nunca vi uma pavimentação ser feita na Estrada da Aldeia. A prefeitura somente "tapa os buracos" que estão enormes, principalmente no trecho que pertence a Carapicuíba, onde moro. Muitas vezes a Prefeitura de Cotia faz a operação "tapa buracos" somente na parte que pertence a ela. Não temos calçadas e nenhuma sinalização. Os ônibus abusam da velocidade e não temos nenhuma placa de sinalização indicando a velocidade permitida. No trecho que pertence a Cotia, foi feito um "retorno" totalmente absurdo, na altura do cruzamento da Estrada da Aldeia com a Estrada Velha, na saída da padaria Dona Deôla, sem nenhuma sinalização de preferencial. Gostaria de saber o motivo de total "ABANDONO" da Estrada da Aldeia, pois a quantidade de Condomínios vem crescendo, o fluxo de carros é a cada dia maior o que aumenta a "ARRECADAÇÃO DE IPTU". Quais os benefícios que temos com esse progresso da região, se não têm infra-estrutura. Qual é prazo para termos um asfalto descente e calçadas?
Assinado: Nadine Prates

Resposta: Prezada Nadine Prates,
A Estrada da Aldeia será recuperada e recapeada, sendo que o Governo do Estado já anunciou que liberará verbas para esses benefícios, ainda neste ano. Enquanto isso estamos tomando providências para deixá-la em condições e programando a recuperação de sua infra-estrutura.



Estrada da Aldeia 3

Pergunta: Também moro em um condomínio em uma travessa da Estrada da Aldeia, com todo o respeito ao prefeito, não compreendo como poderemos esperar até julho para recebermos a pavimentação, que pelo que vejo será a única melhoria na via. Temo que até lá aquela via, estará totalmente intransitável e então, já tenha sido rebatizada como o "Buraco da Aldeia".
Assinado: ?

Resposta: O recapeamento não é a única melhoria a ser implantada na Estrada da Aldeia. E a Prefeitura não vai descuidar do estado da via, que é de extrema importância e receberá vários melhoramentos até a pavimentação.



Estrada da Aldeia 2

Pergunta: Também sou morador e utilizo a Estrada da Aldeia todos os dias. Acho deplorável a situação da mesma, sobretudo porque nela trafegam ônibus e pedestres, o que torna ainda mais arriscada a manobra dos motoristas quando tentam desviar da CRATERAS existentes. Chamar de "buracos" seria otimismo da minha parte. Espero que a promessa realizada realmente se concretize e seja estendida para toda a extensão, e não somente pouco mais de 1 km.
Assinado: Paulo Sartorelli

Resposta: Prezado Paulo Sartorelli,
O problema da Estrada da Aldeia, ligação intermunicipal entre Cotia e Carapicuíba, não é recente, mas neste ano já foi conseguida verba junto ao Governo do Estado, para recapeamento. A Prefeitura de Cotia está estudando a programação das obras complementares que serão implantadas simultaneamente ao recapeamento, até a divisa entre os municípios.



Estrada da Aldeia - Carapicuiba

Pergunta: Quando vão arrumar a Estrada da Aldeia? A estrada esta praticamente intransitável, pois, tem buracos e crateras e isto torna a passagem de ônibus, carros e caminhões muito arriscada.
Assinado: Martha

Resposta: A administração municipal do prefeito Sergio Ribeiro, que tomou posse no dia 1º de janeiro encontrou a prefeitura em situação caótica, seja do ponto de vista administrativo, financeiro ou no que se refere aos serviços prestados à população. Apesar disso, as secretarias esforçam-se em atender a demanda, seja através de manutenção programada, seja através de solicitações dos moradores, como é o caso do internauta, que utiliza a estrada da Aldeia.

A Secretaria de Obras informa que no prazo de 30 dias realizará no local, uma Operação Tapa Buraco, obra de caráter emergencial. Está previsto também, envio de verba do Governo Federal para reforma da Estrada da Aldeia durante o ano de 2009.



Estrada da Aldeia - Cotia

Pergunta: Moro na Estrada Velha de Sorocaba, condomínio Jardim América, desde junho/2007, transferi meu título de eleitor para o Município de Cotia, com a convicção de que permaneceria por uma longa data, porém estou muito decepcionada, utilizo diariamente a estrada da Aldeia e a rua em que moro e sempre convivo com crateras, a falta de espaço ou calçadas para os pedestres caminharem. Estamos tão bem localizados, próximos da Padaria Dona Deola, que é referência.Somos nestas duas estradas mais de 10 condomínios, então porque as estradas são tão abandonadas, sem nenhuma manutenção.Gostaria muito que o nosso Prefeito eleito, fizesse uma visita juntamente com o Secretário de Obras, pois constatei que somente no período próximo de eleições, existe um tapa buraco, muito mal feito e que não dura 45 dias.
Assinado: Laudiceia Diniz Vargens

Resposta: A Estrada da Aldeia é uma via intermunicipal sendo, portanto, de responsabilidade do Estado. O prefeito Carlão Camargo, no entanto, conhece os problemas da via e solicitou ao governador José Serra providências no sentido de recuperar toda a pavimentação existente.

Após sucessivas reivindicações, o prefeito foi recebido no Palácio do Governo no dia 15 de janeiro e obteve a autorização do governo do Estado para que a Prefeitura firme convênio com o DER para recapear a Estrada da Aldeia. As obras começarão até julho deste ano, recuperando 1,40 quilômetros no trecho localizado em Cotia.

Essa ação integra o programa Pró-Vicinais, que destinará mais de R$ 20 milhões para recuperação e pavimentação de estradas localizadas em Cotia.

Fotos: Ligia Vargas


Notícias Relacionadas:


 
TENHA NOSSAS NOTÍCIAS DIRETO NO WHATSAPP, CLIQUE AQUI.

Pesquisar




X

































© SITE DA GRANJA. TELEFONE E WHATSAPP 9 8266 8541 INFO@GRANJAVIANA.COM.BR