TELEFONE E WHATSAPP 9 8266 8541 | Quem Somos | Anuncie Já | Fale Conosco              
sitedagranja
| Newsletter

ASSINE NOSSA
NEWSLETTER

Receba nosso informativo semanal


Aceito os termos do site.


| Anuncie | Notificações
Voltar

Escritório Sustentável Diante de tantas calamidades que o planeta vem sofrendo, seja por força da natureza, ou pela deterioração que a humanidade lhe impõe, o século XXI parece ter a missão de promover um grande movimento de restauração e respeito à Mãe Terra.

24/03/2011








Diante de tantas calamidades que o planeta vem sofrendo, seja por força da natureza, ou pela deterioração que a humanidade lhe impõe, o século XXI parece ter a missão de promover um grande movimento de restauração e respeito à Mãe Terra. O Site da Granja, a exemplo de muitas empresas sensíveis a essa causa e empenhadas na busca de um mundo sustentável, tem feito sua parte, através de ações efetivas, como a Ecofeira, a Auescambau (feira de trocas) e a Hora do Planeta, práticas nas quais o conceito de economia solidária é compartilhado com muita consciência e alegria por todos os participantes. E também divulga em suas matérias uma série de dicas simples e práticas de como cada um de nós pode contribuir diariamente para a saúde deste planeta que pede socorro. Aqui vão algumas sugestões para que o seu dia a dia no escritório também se afine com esse movimento!

Para evitar os plásticos, alguns escritórios adotam copos de vidro e também os "ecopos", copos ecológicos compostos de papel e um pequeno revestimento plástico. São uma espécie de envelope com capacidade de 65ml. Com eles é possível diminuir a quantidade de lixo produzido e ocupar menos espaço no armazenamento e transporte. Confeccionados em papel de fibras virgens reflorestadas, podem ser utilizados mais de uma vez. Quando descartados, não geram resíduos tóxicos.

A lixeira seletiva é uma medida das mais bem sucedidas de investimento na sustentabilidade. Com o uso das lixeiras é possível separar o papel, o plástico, o metal e o vidro para serem reciclados e evitar-se o ônus ecológico gerado com sua decomposição. Também há uma versão menor dessas lixeiras para colocar nas mesas dos escritórios ou mesmo em casa.

Muitas empresas e internautas já têm enviado uma mensagem automática junto aos seus e-mails para alertar as pessoas: "Respeito ao meio ambiente: você precisa realmente imprimir este papel?". Essa é uma maneira simples de fazer o leitor pensar duas vezes antes de utilizar papel à toa.

Outra medida é a substituição de papéis comuns por papéis sulfite ecológicos produzidos a partir do bagaço da cana, evitando assim a descarga de resíduos nocivos à natureza, tanto resíduos aéreos, provenientes de queimas e combustão, quanto líquidos, inerentes ao processo de produção de papel. O papel continua branco como o papel comum, com a diferença de que ao usá-lo, o meio ambiente não é prejudicado.

Existem empresas que trabalham com a venda de produtos sustentáveis, difundindo assim a cultura da sustentabilidade, como a Green Pan, panelas que possuem uma cobertura cerâmica que não libera gases tóxicos. Sua embalagem, claro, é feita de papel reciclado!

A TruBamboo é outra, que substitui os utensílios plásticos de cozinha pelo bambu. Você sabia que os bambuzais liberam até 35% a mais de oxigênio na natureza do que árvores comuns e absorve até 12 toneladas de dióxido de carbono do ar por hectare? Lembre-se disso ao optar por produtos de bambu!

São essas pequenas atitudes de cada um que podem mudar a qualidade de vida do mundo. As grandes corporações estão investindo cada vez mais em alternativas que estimulam as pessoas a mudarem seus hábitos e assumir uma postura responsável frente à preservação do meio ambiente. Comece por você!


Marina Novaes - Estudante de jornalismo da PUC SP e estagiária de comunicação interna dos Laboratórios Pfizer



Notícias Relacionadas:


 
TENHA NOSSAS NOTÍCIAS DIRETO NO WHATSAPP, CLIQUE AQUI.

Pesquisar




X

































© SITE DA GRANJA. TELEFONE E WHATSAPP 9 8266 8541 INFO@GRANJAVIANA.COM.BR