TELEFONE E WHATSAPP 9 8266 8541 | Quem Somos | Anuncie Já | Fale Conosco              
sitedagranja
| Newsletter

ASSINE NOSSA
NEWSLETTER

Receba nosso informativo semanal


Aceito os termos do site.


| Anuncie | Notificações
Voltar

Entendendo seus filhos Maria Irene MalufEspecialista em Psicopedagogia e em Educação Especial.

18/03/2010


Maria Irene Maluf
Especialista em Psicopedagogia e em Educação Especial.


Uma criança pode negar-se a ir para a cama ou demorar muito a adormecer por diversos motivos e todos eles causam grande inquietude em seus pais.

A insegurança que o escuro e as figuras delineadas pelas sombras e tornadas verdadeiras pela imaginação, o sibilo do vento, o ruído de passos dos vizinhos de andar, assim como o próprio medo de não acordar mais, não ver os pais, ser raptado, entre outras causas, justificam essa "briga" que as crianças, em sua maioria, têm com o sono, na hora de deitar-se.

Tudo isso é verdadeiro e comum, mas se os pais pretendem ter alguns momentos de sossego para si quando chegam do trabalho e se almejam que seus filhos durmam bem o suficiente para suas necessidades de um corpo e mente em desenvolvimento, devem estabelecer algumas regras para esse momento: a hora de ir para cama.

Sempre - sempre mesmo - as crianças precisam sentir que há um momento a partir do qual não há negociação, chantagem ou choro, que adie o ir para a cama e tentar adormecer. Desde cedo os bebês devem se acostumar a dormir sozinhos, no berço e no escuro. Isso torna a tarefa muito mais simples quando por volta de um ano e meio a dois, descobrem que a TV não vai dormir....mas aprendem que o tempo de assisti-la sim.

Como tudo na educação, exige calma, serenidade e muita firmeza, cabe ao adulto ir impondo um horário limite e alguns rituais que preparam a criança para o sono noturno: jantar antes dos pais, tomar seu banho, colocar o pijama,escovar os dentes, ouvir uma pequena história, uma música calma, ganhar alguns carinhos (sempre bem vindos) e pronto: entrar na cama, acomodar-se, desligar o abajur...e boa noite!

Portanto, dar limites, estabelecer normas e horários para as diferentes atividades, não é pernicioso para elas: ao contrário! Todas precisam ter um horário para acordar, tomar banho, fazer as refeições, ir ao parque, à escola, estudar, fazer deveres de casa, brincar, jogar, fazer esportes, ver um programa de TV ou fazer um jogo no computador e dormir um número de horas suficiente para que acorde bem e pronta pra mais um dia de descobertas e crescimento!



Notícias Relacionadas:


 
TENHA NOSSAS NOTÍCIAS DIRETO NO WHATSAPP, CLIQUE AQUI.

Pesquisar




X

































© SITE DA GRANJA. TELEFONE E WHATSAPP 9 8266 8541 INFO@GRANJAVIANA.COM.BR