05/09/2022
O Transition Towns, movimento das cidades em transição, foi idealizado pelos ingleses Rob Hopkins, Sophie Banks e Naresh Giangrande, com o propósito de desenvolver competências comunitárias para que as cidades atuais transformem-se em cidades mais resilientes, regenerativas e sustentáveis. O movimento floresceu a partir da observação e do aprendizado, através das necessidades e iniciativas orgânicas de cada lugar.
É formado por muitas pessoas especiais e de boa vontade que por ali transitam.
Isabela Menezes propôs uma Open Space Technology (OST), uma abordagem para encontros de grupos que se auto-organizam dentro de uma estrutura simples, sem hierarquia. A OST é uma ferramenta de facilitação e diálogo, na qual os próprios participantes definem o que vai ser conversado dentro do contexto apresentado.
Os temas, divididos em cada mesa, geraram discussões bastante enriquecedoras, todas anotadas para que as ideias mais incríveis se tornem realidade. E foram muitos temas relevantes, relativos ao meio ambiente, turismo, comunidade forte, questões intergeracionais e política participativa, que foram surgindo para se iniciar um processo de busca de soluções criativas em diversas questões de nossa Granja e nosso entorno.
O movimento Transition Granja Viana iniciou-se em 2009, com uma série de atividades e reuniões com o propósito de sensibilizar as pessoas sobre os assuntos que são os fundamentos do movimento: aquecimento global, pico do petróleo e crise econômica. Suas primeiras ações aconteceram em 2010, como a Feira de Trocas da Granja, Hora do Planeta e Ecofeira Granja Viana, ações realizadas em parceria com o Site da Granja, e a essas seguiram-se várias outras, tais como:
Voto onde Moro
Caronetas da Granja – Grupo de Carona
Café Conserto
Arte Junto
Granja sem canudo
Granja sem bitucas
Mercado de Trocas
Quer participar? Mais informações?
https://transitiongranjaviana.com/