TELEFONE E WHATSAPP 9 8266 8541 | Quem Somos | Anuncie Já | Fale Conosco              
sitedagranja
| Newsletter

ASSINE NOSSA
NEWSLETTER

Receba nosso informativo semanal


Aceito os termos do site.


| Anuncie | Notificações
Voltar

Empoderamento O que é uma mulher empoderada?

07/03/2021


Empoderamento feminino é a palavra de ordem. O termo está na moda e não por acaso. Todos os dias vemos exemplos de que as mulheres estão cada vez mais empoderadas e conquistando espaços que até bem pouco tempo era impossível. Claro que ainda falta muito para que os espaços sejam igualitários, mas é um avanço importante. 

Um exemplo desse empoderamento, está em recente estudo divulgado na revista Health Affairs, de autoria de pesquisadores da Universidade Federal da Bahia (UFBA), Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Universidade dos Andes e Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). O estudo indica que em municípios com mulheres à frente das Prefeituras, a taxa de mortalidade entre crianças com até 5 anos de idade é menor do que em locais onde os mandatários são do gênero masculino. 

O artigo ressalta, entre outros apontamentos, que a atuação de lideranças políticas do gênero feminino também contribuem para diminuir índices como mortalidade materna, gravidez precoce, casamento infantil e para expandir a cobertura vacinal.

Perguntamos a algumas mulheres, o que é uma mulher empoderada. E para descontrair, perguntamos o que elas preferem, flores, chocolate ou um shot de vodka? E elas responderam assim: 

“É uma mulher que determina o seu destino. Que escolhe para onde ir ou não ir. Que comanda a sua vida, que paga as suas contas, que escolhe do que quer viver, com quem vai se relacionar, que roupas vai vestir, que lugares vai frequentar, o que vai estudar, onde vai trabalhar, que pode fazer suas opções de vida sem pedir autorização pra ninguém.”

Gosto de flores na terra e chocolate em barras. Quanto à bebida, no momento, prefiro um bom suco verde para reforçar a minha imunidade."

(Ângela Maluf, vice-prefeita de Cotia)


“É uma mulher que compreende que ela é livre para ser o que quiser e fazer escolhas que mais fazem sentido para ela. Acima de tudo é uma mulher que levanta e empodera outras mulheres.

Rosa. A rosa simboliza o feminino é uma flor consagrada a muitas deusas da mitologia. Mas muito além de ganhar rosas, chocolates ou qualquer outro presente, nós queremos respeito, igualdade e representatividade."

 

Caroline Alves


“É a mulher consciente da força da sua representatividade social, confiante e com poder de escolha.”

Por que não as três opções? É possível ser feminista (shot de vodka) sem deixar de ser doce (chocolate) e feminina (rosa)!"

Mariana Arteiro


"Nunca pensei nesses termos... É claro que percebi diferença de tratamento por ser mulher, mas, isso nunca me desanimou, pelo contrário, foi sempre um estímulo realizar o que era necessário, ou desejável, sendo mulher.

Rosa; flor, sempre flor!"

Terezinha Fogaça, Diretor da Escola Ágora


"O número de mulheres ocupando cargos em áreas tradicionalmente associadas aos homens vem aumentando nos últimos anos, mas uma parte das pessoas ainda pensa que certos cargos não são tão bem executados por elas quanto por homens, principalmente em profissões que exigem maior desempenho físico. Por isso, as mulheres são comumente associadas a profissões que estão ligadas a atividades domésticas, maternas ou que exigem mais delicadeza para serem executadas.

 O Empoderamento Feminino acontece quando há a conscientização das mulheres de reivindicarem por seus direitos, garantindo que possam estar cientes da luta pela total igualdade entre os gêneros em diversos cenários sociais. O empoderamento tem muita importância, como a violência contra a mulher, questões de autoestima e representatividade no ambiente profissional, pessoal e na mídia.

 Durante vários anos, as funções das mulheres na sociedade eram resumidas ao cuidado da casa, dos filhos e do marido, enquanto os homens tinham de garantir o sustento do lar. Aqui no Brasil, só em 1934 durante a elaboração da nova Constituição, a ativista feminista, bióloga e política, Bertha Lutz sugeriu os princípios trabalhistas que visavam direitos femininos, como equiparação de salários, voto feminino e licença-maternidade."

Nenhum dos três. Taça de vinho.

Nós mulheres temos que ter a consciência de que só podemos ter a liberdade da escolha quebrando paradigmas e nos posicionar  buscando as novas formas de se viver dignamente diante a sociedade. Acredito que o respeito inicia quando do outro termina entender os limítrofes entre a nossa felicidade e a do outro. Não importa sexo, cor ou idade. Todos somos seres humanos. Temos que ter generosidade e construir bons exemplos, deixar legados. Respeitar a natureza e aprimorar as pessoas no mundo. Demais são as consequências dos nossos próprios atos, seja No nosso âmbito individual ou coletivo.

Façamos consciência!!


Ruth Portugal

"É aquela que conhece suas vontades e não se intimida ao expressá-las".

Chocolate! Porque eu adoro e me dá prazer!

 Chris Barbosa da EDA - Escola de Dança, Teatro e Música

Leia também o que elas responderam sobre as lutas das mulheres e sobre  o Dia Internacional da Mulher 


Notícias Relacionadas:


 
TENHA NOSSAS NOTÍCIAS DIRETO NO WHATSAPP, CLIQUE AQUI.

Pesquisar




X

































© SITE DA GRANJA. TELEFONE E WHATSAPP 9 8266 8541 INFO@GRANJAVIANA.COM.BR