TELEFONE E WHATSAPP 9 8266 8541 | Quem Somos | Anuncie Já | Fale Conosco              
sitedagranja
| Newsletter

ASSINE NOSSA
NEWSLETTER

Receba nosso informativo semanal


Aceito os termos do site.


| Anuncie | Notificações
Voltar

Eleitos em Cotia 2020 Prefeito Rogério Franco é reeleito com 49,30% dos votos

16/11/2020


Por Mônica Krausz 

Foi uma vitória apertada com diferença de 5.310 votos de vantagem do Prefeito Rogério Franco - que recebeu 57.059 votos - contra o candidato de oposição Welington Formiga, que ficou em segundo lugar, obtendo 51.749 votos. Em percentuais, Rogério Franco (PSD), obteve 49,30% dos votos e Welington Formiga, 44,72%.

Os demais candidatos tiveram a seguinte votação: Dr. Silvio Cabral (PSOL), com 3.073 votos ou 2,66% dos votos. Marcel Muscat, com 2.362 votos ou 2,04% e Zé do Boné (PT), com 1.284 votos ou 1,11% dos votos. Quinzinho Pedroso, que teve a candidatura impugnada, recebeu 157 votos ou 0,14% e Claudinei Sampaio, também impugnado, recebeu 44 votos ou 0,04%.

Até a semana passada as pesquisas apontavam uma vitória mais folgada para Rogério Franco - 63,4% -, acompanhado da vice Ângela Maluf, porém um julgamento que lhe foi desfavorável no TRE na quinta-feira (12/11) e sua ampla divulgação na sexta e sábado, parece ter deixado parte dos eleitores do Prefeito inseguros para votar. 

Em seu discurso de vitória, na madrugada desta segunda-feira, Rogério Franco agradeceu à sua família, sua esposa Mara Franco e sua vice eleita Ângela Maluf e a toda a "família 55", apoiadores e eleitores: "Vou ser o prefeito de todos, vou continuar trabalhando pra fazer mais e melhor pela população de Cotia e até a oposição vai sair ganhando porque vai viver em uma cidade melhor", disse. Rogério admitiu que foi uma campanha difícil, com muitas fakenews e ofensas pessoais dirigidas a ele e à vice eleita Ângela Maluf.  "Enfrentamos a injustiça, enfrentamos o preconceito, a mentira de candidatos que faziam promessas que não poderiam cumprir se eleitos", afirmou.  A vice prefeita eleita começou sua fala com um "Salve 55" e muita empolgação,  Agradeceu a Deus, à "família 55" e a todos os presentes.  "Essa família é inquebrantável, nós apanhamos muito, nos machucaram bastante, não foi fácil, choramos, o sol nas ruas machucou a nossa pele, mas o bem sempre vai vencer porque Deus é maior", disse. "Agora teremos na Prefeitura de Cotia uma representante de 52% da população que é formada por mulheres. Rogério me convidou para ocupar essa cadeira e eu me sinto muito honrada por isso", disse. "Muito obrigada, Cotia!"

Sobre o Processo  contra Rogério Franco

Realmente o Prefeito Rogério Franco e seu atual vice Almir Rodrigues foram condenados em segunda estância em um processo de Abuso de Poder da Gestão Carlão Camargo ao elegê-lo em 2016. Naquele ano, o Ministério Público Eleitoral ajuizou uma ação de investigação judicial eleitoral(AIJE) afirmando que a então candidatura de Rogério Franco teria sido auxiliada pelo ex-prefeito, que teria empreendido ações para beneficiar o então candidato. 

A ação foi julgada procedente em Cotia e por sentença de 26 de setembro de 2019, o Juiz Eleitoral reconheceu o abuso do poder político, cassou o diploma e decretou a perda do mandato de Rogério Franco e Almir. Os dois, no entanto, recorreram e por isso governaram por esses quatro anos. 

Na quinta-feira (12) houve novo julgamento, nova condenação e mais uma vez o prefeito está recorrendo ao Tribunal Superior Eleitoral, ou seja, o processo ainda não acabou. A cassação do diploma se refere às eleições de 2016 e mandato de 2017 a 2020, porém não afetaram a elegibilidade do Prefeito para um novo mandato, tanto que sua candidatura foi DEFERIDA pelo TSE e seus votos são válidos. 


Vereadores eleitos em Cotia

Mais uma vez nenhuma mulher conseguiu uma cadeira na Câmara. Os vereadores eleitos são, em sua maioria, da Coligação Cotia no Rumo Certo. 


Sandrinho Santos (Solidariedade) - 3.878 votos

Dr. Castor Andrade (PSD) - 3.594 votos

Sergio Folha (PV) - 3.591 votos

Marcinho Prates (Solidariedade) - 3.454 votos

Celso Itiki (PSD) - 3.364 votos

Felipe Variedade (PROS) - 3.143 votos

Pedinha Dantas (PV) - 3.047 votos

Edson Silva (Republicanos) - 2.831 votos

Paulinho Lenha (MDB) - 2.787 votos

Professor Osmar (PODE) - 2.512 votos

Luis Gustavo Napolitano - 2.445 votos

Peka Santos (PROS)- 1.948 votos

Serginho (PSD)- 1816 votos

Johny Santos (PMN) - 1509 votos

Iran Soares (PSC) - 1.034 votos

Confira também a lista completa de suplentes


Notícias Relacionadas:


 
TENHA NOSSAS NOTÍCIAS DIRETO NO WHATSAPP, CLIQUE AQUI.

Pesquisar




X

































© SITE DA GRANJA. TELEFONE E WHATSAPP 9 8266 8541 INFO@GRANJAVIANA.COM.BR