17/12/2024
A recente inauguração do McDonald’s na Avenida São Camilo, na Granja Viana, trouxe não apenas um novo ponto de consumo, mas também problemas de tráfego que estão afetando diretamente a mobilidade na região. O drive-thru, projetado com capacidade para apenas 2 ou 3 veículos antes do totem de pedidos, já está causando filas que bloqueiam a calçada ou a própria avenida. Os impactos desse problema não se limitam ao desconforto dos motoristas, mas representam também riscos para pedestres e a segurança viária, além de reforçar a sensação de falta de planejamento urbano.
Segue abaixo o relato do leitor Marcelo Dittmar:
“Projetado para ter acesso direto da via, o drive-thru do novíssimo McDonald’s da Avenida São Camilo, na Granja Viana, comporta apenas 2 ou 3 veículos (dependendo do tamanho do veículo) antes da cabine/totem de pedidos. No seu primeiro mês de inauguração, já está causando bloqueio do trânsito na Avenida São Camilo, sentido José Félix.
Os clientes, ou param com a traseira exposta na avenida, bloqueando a calçada, ou param na própria avenida, fazendo fila.
Um desenho inteligente para a fila do drive-thru poderia ter sido feito, utilizando um caminho mais longo com entrada pela travessa Alameda São Luís, na esquina com a Avenida São Camilo.
Se a Prefeitura de Cotia e o McDonald’s não tomarem uma atitude, preparem-se para os buzinaços nos horários de maior movimento da avenida, que a cada dia estão mais frequentes, adicionando os riscos de atropelamentos de pedestres e colisões veiculares, numa via de mão dupla estreita e há muito tempo estrangulada pela ganância de interesses imobiliários. Loteiam-se as áreas da Granja Viana sem estudos sérios de impacto socioambiental e sem exigências coerentes de contrapartidas, que poderiam incluir:
• Doação de parcela lindeira da via para aumento da faixa de rolamento e/ou da calçada;
• Vagas de estacionamento internas que evitem manobras na via;
• Aumento do recuo de portões automáticos nos condomínios, para que veículos não fiquem com a traseira exposta na via aguardando abertura;
Entre muitas outras soluções práticas que o poder público pode e deve impor.
Mais uma vez, vemos a Prefeitura de Cotia interessada apenas no recebimento do ISS, esquecendo-se daqueles que pagam IPTU.
E ao McDonald’s, lembrem-se: a propaganda negativa é muito mais efetiva que os milhões investidos em marketing.”
Marcelo Dittmar