TELEFONE E WHATSAPP 9 8266 8541 | Quem Somos | Anuncie Já | Fale Conosco              
sitedagranja
| Newsletter

ASSINE NOSSA
NEWSLETTER

Receba nosso informativo semanal


Aceito os termos do site.


| Anuncie | Notificações
Voltar

Dentistas do Bem adiam ação em Cotia Na sexta-feira da semana que vem, dia 5 de maio, o Programa Dentistas Do Bem, por meio da OSCIP Turma do Bem (TdB) e com apoio da Oral-B, realizará um mutirão de Triagem Odontológica na E.

27/04/2017








Na sexta-feira da semana que vem, dia 5 de maio, o Programa Dentistas Do Bem, por meio da OSCIP Turma do Bem (TdB) e com apoio da Oral-B, realizará um mutirão de Triagem Odontológica na E. M. Samuel Da Silva Filho, no Parque Mirante da Mata. A ação, que se destina a avaliar a saúde bucal de adolescentes de baixa renda, aconteceria no dia 28 de abril, Dia Mundial do Sorriso, simultaneamente em mais de 300 municípios brasileiros e também em outros 10 países da América Latina e Portugal, porém foi adiada para a semana que vem em função da Greve Geral marcada para esta sexta-feira. 

De acordo com a Dra. Fabiana Mello, voluntária do projeto desde 2008 e coordenadora do trabalho em Cotia, no dia da Triagem alguns dentistas voluntários estarão na escola fazendo a avaliação e ficha odontológica das crianças previamente inscritas por e-mail por seus pais. Então é feito um laudo e as crianças mais necessitadas de atendimento vão sendo encaminhadas para tratamento pelos dentistas voluntários na cidade durante o ano.

Os interessados em passar pela triagem e que se enquadram dentro do perfil selecionado pela Organização, devem enviar um e-mail para fabianamello@hotmail.com ou entrar em contato pelo tel. (11) 4612-2136. No dia da triagem a criança deve ir acompanhada de um responsável levando o RG da criança e comprovante de endereço.

Segundo a dentista, o projeto já conta com 18 dentistas voluntários na cidade. Outros dentistas interessados em participar também podem entrar em contato com ela pelo e-mail e telefone acima citados. “O profissional atende às crianças selecionadas em seus próprios consultórios”, explica. E, segundo ela, também é o dentista que define quantos atendimentos irá fazer no ano.

No Brasil, segundo o Conselho Federal de Odontologia (CFO), 20 milhões de brasileiros nunca foram ao dentista e 68% não sabem que têm direito a tratamento odontológico público. Além disso, de acordo com dados da Oral-B, o consumo médio de escovas de dentes no Brasil é de 1,9 escovas/ano* – muito aquém da recomendação de troca da escova a cada 3 meses por razões funcionais e de higiene.

Dra. Fabiana Mello lembra-se de um garotinho que atendeu há alguns anos. Ele precisava fazer tratamento de canal e vinha sentindo dores há meses sem conseguir atendimento na rede pública. “A mãe chegou a se ajoelhar no meu consultório em agradecimento dizendo que se tivesse um fogão em casa para vender, o faria para pagar o tratamento do menino, mas ela não tinha”, lembra.

No dia da Triagem o dentista faz um exame visual da condição bucal de cada jovem e preenche uma ficha com dados sobre a saúde bucal e a condição socioeconômica da família. Após a triagem, é elaborado um dossiê de cada criança e adolescente com a ficha de avaliação, uma cópia do comprovante de residência e a autorização dos pais ou responsáveis para que o tratamento seja realizado.

A seleção é feita por meio da aplicação de um índice de prioridade, que beneficia as crianças e os adolescentes mais pobres, com problemas bucais mais graves e os mais velhos, que estão mais próximos do primeiro emprego. Cada selecionado recebe uma carta com o nome e o endereço do dentista voluntário que será responsável pelo seu tratamento; para facilitar o acesso, a Turma do Bem encaminha o beneficiário para o consultório mais próximo da sua residência.

O tratamento é totalmente gratuito e completo, incluindo, se necessário, radiografias, ortodontia, próteses e implantes, por exemplo.

A Turma do Bem - www.tdb.org.br - gerencia a maior rede de voluntariado especializado do mundo, contando com 16 mil dentistas atuando em 14 países. Oferece atendimento odontológico gratuito à população de baixa renda em condição de vulnerabilidade social e com graves problemas bucais, focando-se em dois públicos principais: jovens de 11 a 17 anos e mulheres vítimas de violência doméstica. Em 15 anos, tratou quase 68 mil jovens e mais de 750 mulheres.

O fundador e presidente voluntário da TdB, Dr. Fábio Bibancos, é reconhecido internacionalmente como Empreendedor Social pela Schwab Foundation (www.schwabfoundation.org) e pela Ashoka (www.ashoka.org) por seu trabalho à frente da organização.




Notícias Relacionadas:


 
TENHA NOSSAS NOTÍCIAS DIRETO NO WHATSAPP, CLIQUE AQUI.

Pesquisar




X































© SITE DA GRANJA. TELEFONE E WHATSAPP 9 8266 8541 INFO@GRANJAVIANA.COM.BR