03/02/2025
A Defesa Civil do Estado de São Paulo renovou o alerta para a continuidade das chuvas intensas nos próximos dias, com acumulados expressivos previstos até quarta-feira (5).
Além de Cotia e a Região Metropolitana de São Paulo, as localidades mais afetadas incluem o Vale do Ribeira, Itapeva, Bauru, Araraquara, Presidente Prudente, Marília e a capital, além da Baixada Santista, Vale do Paraíba, Serra da Mantiqueira, Litoral Norte, Campinas, Sorocaba, Barretos, Franca, Ribeirão Preto, São José do Rio Preto e Araçatuba.
Devido ao alto volume de chuvas registrado nos últimos dias, a atenção está redobrada para os municípios da faixa leste paulista.
Por conta disso, o gabinete de crise será prorrogado até quarta-feira, 5, funcionando presencialmente das 14h às 22h. A intenção é continuar o monitoramento da situação e coordenar ações emergenciais.
“A Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) deve manter o tempo instável, com as pancadas de chuva concentradas no fim das tardes. O potencial para inundações e deslizamentos de terra deve permanecer elevado, devido ao solo encharcado e a continuidade das chuvas”, alertam especialistas.
Recomendações da Defesa Civil:
• Evite transitar por locais alagados.
• Fique atento a qualquer movimentação de solo, rachaduras ou inclinação de árvores e postes.
• Moradores de áreas de risco devem buscar abrigo em locais seguros ao menor sinal de deslizamentos ou enchentes.
• Acompanhe a previsão do tempo e atualizações pelos canais oficiais da Defesa Civil.
O monitoramento segue em tempo real e novas orientações poderão ser divulgadas conforme a evolução do cenário.
Chuvas: cellbroadcast emitiu oito alertas desde sexta-feira
A Defesa Civil de São Paulo emitiu alertas do cellbroadcast para seis regiões do Estado desde a noite de sexta-feira (31) e agora monitora alagamentos e pontos críticos. Receberam alertas as cidades de São Paulo, o ABC paulista, Franco da Rocha, Guarujá, ABC e Santos.
Cellbroadcast é uma mensagem via difusão celular que pode alcançar um grande número de telefones de uma só vez. As mensagens de difusão celular são direcionadas para as células de rádio, em vez de para um telefone específico. A última geração de Cell Broadcast Systems (CBS) pode enviar para até 500.000 células em menos de 10 segundos, atingindo milhões de assinantes móveis.