TELEFONE E WHATSAPP 9 8266 8541 | Quem Somos | Anuncie Já | Fale Conosco              
sitedagranja
| Newsletter

ASSINE NOSSA
NEWSLETTER

Receba nosso informativo semanal


Aceito os termos do site.


| Anuncie | Notificações
Voltar

Covid ou dengue? Como diferenciar os sintomas das duas doenças?

19/03/2021


Desde a chegada da pandemia pela Covid-19,  no início de 2020, sintomas como dor de cabeça, febre e diarreia são uma preocupação a mais e o primeiro pensando é “será que estou com covid?" E vem o desespero, uma vez que já sabemos que o vírus age de forma diferenciada em cada organismo e atualmente, com suas variantes, de forma mais violenta. E com os hospitais lotados e sistema de saúde em colapso, tudo fica mais difícil. 

Mas nem sempre quem apresenta esses sintomas está contaminado pelo novo coronavírus; o quadro é característico, também, em casos de dengue e influenza (gripe comum). Por isso, é importante conhecer os sintomas de cada doença, e intensificar ainda mais os hábitos de prevenção.

 “A perda súbita do paladar e do olfato parece algo muito marcante na Covid-19, e tem chamado a atenção para um ponto que pode diferenciar. Mas, apenas do ponto de vista clínico, não é possível afirmar uma síndrome gripal ser coronavírus ou influenza”, alertou a professora Patricia Ferraz, do Departamento de Medicina do campus Governador Valadares da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF-GV), 

Vale lembrar que a Covid-19 é uma doença causada pelo coronavírus, denominado SARS-CoV-2. Já a dengue é causada pela picada do mosquito aedes aegypti. 

Dengue e Covid-19 apresentam sintomas comuns

Patricia explica que casos de dengue e Covid-19 podem apresentar sintomas semelhantes, como febre, dor no corpo, dor de cabeça e mal estar. “O grande ponto que pode ajudar a diferenciar uma doença da outra são os sintomas respiratórios, que não ocorrem na dengue”, tais como tosse, produção de escarro, dor no peito e falta de ar.

São também frequentes em um quadro de dengue: diarreia, dores nas articulações, manchas vermelhas no corpo, dor atrás dos olhos, fadiga e dores musculares, conhecidas como mialgia. Queixas de náuseas, vômito, dor abdominal, letargia, irritabilidade e confusão mental podem indicar agravamento da doença.

O pneumologista Valter Gurtovenco, da Clinica MedViana, na Granja Viana, alerta que é preciso ficar atento a sintomas como tosse seca, dor de garganta, dor no corpo, cansaço ou falta de ar, febre, perda de olfato, paladar e diarreia, “principalmente se teve contato com alguma pessoa com covid”.  O médico ressalta ainda para a importância de fazer o teste no terceiro dia de sintomas. Mas isso não tem sido uma tarefa fácil para quem depende do atendimento do Sistema Único de Saúde. Em Cotia, segundo a Secretaria e Saúde, o teste é realizado em pessoas com sintomas “de acordo com a conduta médica”. No pronto atendimento do Parque São George, na Granja Viana, médicos tem realizado Raio x dos pulmões e isso muitas vezes faz diferença no diagnóstico para covid. 

A docente Alexandra Araújo, do Departamento de Ciências Básicas da Vida (DCBV) da UFJF alerta que tanto a dengue quanto a Covid-19 devem despertar atenção e cuidado. “Observamos grupos de risco em comum para o agravamento das arboviroses e de Covid-19, portanto, nenhuma delas deve ser negligenciada. Ambas podem agravar e necessitar de assistência hospitalar, promovendo, assim, um esgotamento do sistema de saúde local”.

Duração dos sintomas

O período de incubação do vírus no organismo também é parecido.  Na covid-19 é cerca de 4 a 5 dias. Na dengue, a média é de 5 a 6 dias. 

Poucos casos de dengue em Cotia

Enquanto os casos de Covid seguem em ritmo acelerado na cidade – entre quinta e sexta-feira, 34 pessoas testaram positivo para a doença, os casos de Dengue seguem em outro ritmo. De acordo com a Vigilância Epidemiológica, este ano foram notificados 12 casos suspeitos e apenas um confirmado. 

Sintomas da covid

Os sintomas da Covid-19 podem variar de um resfriado, a uma Síndrome Gripal-SG (presença de um quadro respiratório agudo, caracterizado por, pelo menos dois dos seguintes sintomas: sensação febril ou febre associada a dor de garganta, dor de cabeça, tosse, coriza) até uma pneumonia severa. Sendo os sintomas mais comuns:

Tosse

Febre

Coriza

Dor de garganta

Dificuldade para respirar

Perda de olfato (anosmia)

Alteração do paladar (ageusia)

Distúrbios gastrintestinais (náuseas/vômitos/diarreia)

Cansaço (astenia)

Diminuição do apetite (hiporexia)

Dispnéia ( falta de ar)

Sintomas da dengue

A infecção por dengue também pode ser assintomática, leve ou grave. Neste último caso pode levar até a morte. Normalmente, a primeira manifestação da dengue é a febre alta (39° a 40°C), de início abrupto, que geralmente dura de 2 a 7 dias, acompanhada de  outros sintomas como: 

  • Dores musculares intensas.
  • Dor ao movimentar os olhos.
  • Mal estar.
  • Falta de apetite.
  • Dor de cabeça.
  • Manchas vermelhas no corpo.


Notícias Relacionadas:


 
TENHA NOSSAS NOTÍCIAS DIRETO NO WHATSAPP, CLIQUE AQUI.

Pesquisar




X

































© SITE DA GRANJA. TELEFONE E WHATSAPP 9 8266 8541 INFO@GRANJAVIANA.COM.BR