TELEFONE E WHATSAPP 9 8266 8541 | Quem Somos | Anuncie Já | Fale Conosco              
sitedagranja
| Newsletter

ASSINE NOSSA
NEWSLETTER

ASSINAR

| Anuncie Aqui
Voltar

21/03/2020

Cotia 150 leitos

Prefeito anunciou criação de dois novos Centros de Combate ao Coronavírus


Nesta segunda-feira (23), em uma live com o Prefeito Rogério Franco, o Secretário de Saúde Magno Sauter anunciou novas medidas para o atendimento aos enfermos de Covid-19 e atualizou os dados sobre o contágio por Coronavírus na cidade. Segundo Sauter, oficialmente a cidade contabiliza 193 notificações de casos suspeitos de infecção pelo Coronavírus. Deste,s dois foram confirmados pelo Governo do Estado, mas três já têm confirmação da rede particular de atendimento, apesar de ainda não terem entrado nos dados oficiais do Governo. Segundo a assessoria de imprensa da Prefeitura de Cotia, esses três novos casos confirmados pela rede particular de Cotia, talvez não sejam de moradores de Cotia e por isso não entraram ainda no último boletim oficial que só registra números oficiais do Governo do Estado.

Ainda segundo o Dr. Magno Sauter, 15 casos destes 193 ´casos notificados como suspeitos já foram descartados, ou seja, NÃO são Covid=19, e 138 seguem em investigação. Outros 38 são moradores de outros municípios que procuraram a rede municipal de Cotia. Cotia não registrou nenhum óbito por Covid-19. 

A Prefeitura de Cotia anunciou a suspensão de projetos/contratos que estavam com data de início para os próximos dias (entre os projetos estão o teatro municipal, Programa Asfalto Novo, novas praças e áreas de lazer, reforma de dezenas de escolas). 

Tudo isso para possibilitar a implantação de dois Centros de Combate e Referência ao Coronavírus. Um está sendo montado no Recinto de Eventos, próximo ao Terminal Metropolitano, terá 1600 m², com cerca de 50 leitos de Semi UTI com respiradores. A previsão é de que o local esteja pronto nas próximas semanas. Ele vai funcionar 24h para atender pacientes com síndrome gripal. Amplo espaço para triagem de pacientes e suporte para entubação.

O outro centro vai funcionar no antigo Hospital da Graça, na região do Morro Grande, que está desativado. O local passa por uma adaptação para a implantação de mais 50 leitos de Semi UTI com respiradores. Objetivo é totalizar cerca 150 leitos com respiradores em Cotia (entre Hospital Regional de Cotia e rede municipal).

Importante salientar que os dois novos Centros de Combate e Referência ao Coronavírus  não serão porta de entrada da população para atendimento, eles receberão apenas os pacientes removidos pelos Pronto Atendimentos e pelo Centro de Combate ao Coronavírus implantado na UBS do Atalaia.

"Não sabemos o que vai acontecer, quantas pessoas precisarão deste suporte mais complexo, mas temos que nos preparar, pois as projeções dão conta de que estamos em ascensão de contágio pelo Coronavírus", disse o prefeito Rogério Franco. "Não estamos medindo esforços para proteger a nossa população, inclusive, suspendemos diversos contratos e serviços que não são essenciais neste enfrentamento da pandemia", completou.

Equipes se revezam na montagem da estrutura metálica do hospital de campanha, no Recinto, e uma adaptação será feita no antigo Hospital das Graças. A equipe de saúde da própria rede municipal vai atender os pacientes nos dois locais e, havendo necessidade, novos profissionais serão contratados. "Em princípio, os atendimentos começam com a equipe das nossas unidades de saúde que serão remanejadas, mas se for preciso, contrataremos novos médicos e equipe de enfermagem", salientou Sauter.

O secretário pediu paciência da população em relação ao atendimento nas Unidades Básicas de Saúde e na Especialidade, pois foi necessário adiar alguns procedimentos e consultas não emergenciais, já que todos os esforços estão nos atendimentos urgentes e emergentes, além do combate à pandemia do novo Coronavírus.

Desde o dia 20 de março, a UBS do Atalaia funciona como Centro de Combate ao Coronavírus e é uma das porta de entradas dos pacientes que buscam atendimento com sintomas gripais ou suspeita de Covid-19, e os Pronto Atendimentos de Caucaia do Alto e Parque São George contam com espaços reservados para atender exclusivamente este tipo de paciente.

A Prefeitura de Cotia adotou diversas medidas para evitar a proliferação do novo Coronavírus (Covid-19), entre elas, medidas previstas no Decreto 8686/2020 que determina a Suspensão do atendimento presencial em todos os estabelecimentos comerciais de Cotia até 5/04: shoppings, centros comerciais, parques, restaurantes*, bares, academias, cinemas, barbearia, salão de cabeleireiro, casa de eventos, entre outros, a partir de segunda-feira (23/03). Restaurantes poderão atender exclusivamente com sistema delivery.

Excluídos de fechamentos: hospitais, clínicas, laboratórios, consultório médico e de vacinação, farmácias, drogarias, supermercados, açougues, peixaria, hortifrutigranjeiros, quitandas, conveniências, loja de alimentação para animais, distribuidores e vendedores de gás de cozinha e água mineral, padarias, bancos, postos de combustíveis.

A Guarda Civil Municipal, em parceria com a Secretaria de Indústria e Comércio, vai fiscalizar o cumprimento da proibição e fechar o estabelecimento que desrespeitar a determinação.

Autorização para que o transporte coletivo e alternativo funcione com 50% da capacidade, a partir de segunda-feira (23/03).

Proibição da entrada de novos hóspedes no setor hoteleiro, os atuais têm que deixar o local em um prazo de 72h.

Parque municipais, ginásios de esportes, associações esportivas e culturais, quadras permanecerão fechados por tempo indeterminado.

Recomendação para suspensão de eventos religiosos e para que as pessoas não participem destes eventos como forma de se proteger de aglomeração e, por consequência, o risco de exposição ao novo Coronavírus.

Fechamento total das escolas municipais com a suspensão do rodízio/plantão dos funcionários da área administrativa.

Na sexta-feira (20/03), a Prefeitura de Cotia colocou em funcionamento a Sala de Atendimento Virtual via 0800 484 8005, das 7h às 19h e o Centro de Combate ao Coronavírus, na UBS Atalaia, para atender pacientes que apresentarem sintomas gripais e/ou que tiverem suspeita de Covid-19. Outras medidas adotadas pela Prefeitura estão elencadas nos Decretos 8685, 8684, 8683 e 8682.

A Prefeitura reforça o pedido para que a população não divulgue informações que circulam nas redes sociais, relacionadas à disseminação do novo Coronavírus. As Fake News informam de forma errada, causam pânico e lotam o serviço de saúde. Importante que a população se informe corretamente, utilizando para isso as redes oficiais da Prefeitura de Cotia, do Governo do Estado e do Ministério da Saúde. Não compartilhe informações de fonte duvidosa.

Cotia, 23 de março de 2020.

Notícias relacionadas: 

https://granjaviana.com.br/noticia/centro-de-combate

https://granjaviana.com.br/noticia/comunicado-covid-19

https://granjaviana.com.br/noticia/prevencao-em-sao-paulo

https://granjaviana.com.br/noticia/carapicuiba-tem-caso-confirmado-de-covid-19-na-granja




 

Pesquisar




X























© SITE DA GRANJA. TELEFONE E WHATSAPP 9 8266 8541 INFO@GRANJAVIANA.COM.BR