TELEFONE E WHATSAPP 9 8266 8541 | Quem Somos | Anuncie Já | Fale Conosco              
sitedagranja
| Newsletter

ASSINE NOSSA
NEWSLETTER

Receba nosso informativo semanal


Aceito os termos do site.


| Anuncie | Notificações
Voltar

Cotia tem canal online para denúncias de trabalho infantil

19/08/2021


Embora não tenha ainda uma estatística ou números atualizados, a Prefeitura de Cotia, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social (SDS), lançou um canal para denúncia de trabalho infantil no município. 

Segundo a pasta, a iniciativa faz parte das estratégias de ampliação e aprimoramento das atividades do Plano de Ação do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI). 

Em 2019, segundo números divulgados pela própria Secretaria, 66 crianças e adolescentes foram identificados trabalhando na cidade; a maioria, com responsabilidades domésticas. 

Questionada sobre um diagnóstico da situação de crianças e adolescentes na cidade, a Prefeitura respondeu, por meio da assessoria de imprensa que “Este ano até o momento focou nas ações de conscientização e que  diagnóstico será realizado nesta segunda etapa”. 

O termo "trabalho infantil" é definido como o trabalho que priva as crianças de sua infância, seu potencial e sua dignidade, e que é prejudicial ao seu desenvolvimento físico e mental. 

De acordo com a Organização Internacional do Trabalho (OIT), crianças e adolescentes podem trabalhar desde que sejam tarefas apropriadas para a idade de cada um; não apresentem riscos; sejam supervisionadas por algum responsável; não interfiram no tempo da escola, do descanso, do lazer e da brincadeira. Importante esclarecer que não é de responsabilidade exclusiva das atividades de meninos e meninas o sustento da família.

 O trabalho infantil se refere à atividade que:

•   É mental, física, social ou moralmente perigoso e prejudicial para as crianças;

•       Interfere na sua escolarização;

•       Priva as crianças da oportunidade de frequentarem a escola, do lazer e de brincadeiras;

•  Obriga as crianças a abandonar a escola prematuramente; ou

•       Exige que se combine frequência escolar com trabalho excessivamente longo e pesado.

Denúncias de trabalho infantil na cidade de Cotia podem sem feitas via  CRAS CREAS On-line e não é preciso se identificar. 

O serviço de notificação de trabalho infantil funciona no CRAS CREAS On-line, pelo Whatsapp 11 96300-7500, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Basta enviar uma mensagem com um 'olá', e escolher a opção '14' no Menu de atendimento. Não é preciso se identificar para fazer a denúncia. Após receber a notificação, as informações serão encaminhadas ao Conselho Tutelar local.

"Nos últimos meses, intensificamos as ações de orientação, conscientização e detecção do trabalho infantil em nossa cidade. Distribuímos milhares de informativos e contamos com a ajuda da população para combater esta situação que causa muito mal às crianças e adolescentes", disse a secretária de Desenvolvimento Social, Mara Franco.

Em relação ao fortalecimento das medidas de conscientização, a secretária Mara Franco informou que a SDS realiza diversas reuniões com o Ministério Público para aprimorar as ações de enfrentamento ao trabalho infantil em Cotia.

 Ajudar em casa é trabalho infantil?

Nem todo o trabalho exercido por crianças deve ser classificado como trabalho infantil. 

Ajudar a lavar a louça em casa, arrumar a própria cama, aprender a cuidar da plantação, e outras atividades que fazem parte de uma rotina caseira não são consideradas trabalho infantil. São atividades de socialização e transmissão de conhecimento. 

É saudável que crianças e adolescentes colaborem com suas famílias na divisão de tarefas domésticas, fortalecendo o sentimento de solidariedade e responsabilidade com os outros e com o ambiente em que vivem. (Fonte: OIT)


Notícias Relacionadas:


 
TENHA NOSSAS NOTÍCIAS DIRETO NO WHATSAPP, CLIQUE AQUI.

Pesquisar




X

































© SITE DA GRANJA. TELEFONE E WHATSAPP 9 8266 8541 INFO@GRANJAVIANA.COM.BR