TELEFONE E WHATSAPP 9 8266 8541 | Quem Somos | Anuncie Já | Fale Conosco              
sitedagranja
| Newsletter

ASSINE NOSSA
NEWSLETTER

Receba nosso informativo semanal


Aceito os termos do site.


| Anuncie | Notificações
Voltar

Cotia participa do Programa Nascentes Para recuperar matas ciliares dos rios e nascentes que abastecem a Represa de Itupararanga

21/11/2018


Proprietários de áreas rurais no município de Cotia já podem se inscrever no 'Programa Nascentes', desenvolvido pela Secretaria Estadual de Meio Ambiente juntamente com a Fundação Florestal e com o Conselho Gestor da Área de Proteção Ambiental Itupararanga (APA). O programa visa a recuperação de áreas e matas ciliares dos rios e nascentes que abastecem a Represa de Itupararanga. 

No território de Cotia, a Área de Proteção Ambiental (APA) está localizada no distrito de Caucaia do Alto. O objetivo do Programa Nascentes é apoiar proprietários e possuidores rurais com áreas em APA e Reserva Legal (RL), prioritariamente os de pequeno porte, na restauração de matas ciliares e de nascentes em suas propriedades, gratuitamente. 

O programa tem como meta recuperar 20 mil hectares de áreas no estado de São Paulo.

Para participar, os proprietários rurais interessados podem inscrever uma área do seu imóvel para que ela integre o Banco de Áreas disponíveis para restauração ecológica em locais relevantes para a segurança hídrica e de biodiversidade, como nascentes, cursos d´água, áreas íngremes ou locais que conectem fragmentos florestais.

A Secretaria de Meio Ambiente e Agropecuária de Cotia, localizada na Rua Jorge Caixe, 306, no bairro Portão, é um dos locais do Estado em que a inscrição poderá ser feita. Para fazer o cadastro é preciso agendamento prévio com a possibilidade às terças e quartas-feiras, das 9 às 15hs. Após o preenchimento do formulário, a área disponível da propriedade será incluída no "Banco de Áreas" para restauração ecológica do Programa. Não há custo para o proprietário que cadastrar a sua área.

A área cadastrada poderá ser selecionada para receber a restauração de matas ciliares e do entorno de nascentes, tudo financiado por empresas que precisam cumprir Termos de Compromisso de Recuperação Ambiental (TCRA's).

Mais informações com a Secretaria de Meio Ambiente e Agropecuária pelo telefone 4614-4014 ou (www2.ambiente.sp.gov.br/programanascentes).


Por que o programa é importante para nossa região?

A Represa de Itupararanga foi construída em 1912 para a geração de energia elétrica. No entanto, este reservatório é importante para outros usos, como o abastecimento público, a irrigação e o lazer. Os Municípios de Sorocaba, Votorantim e Mairinque são os principais usuários da Represa, que atende a uma população de aproximadamente um milhão de pessoas.

Em função da importância do reservatório, foi criada pela Lei Estadual 10.100/1998, que institui a Área de Proteção Ambiental (APA) de Itupararanga, abrangendo total ou parcialmente os municípios de Ibiúna, Piedade, Votorantim, Vargem Grande Paulista, São Roque, Mairinque, Alumínio e Cotia.

 Com informações da Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Cotia

 Foto: Vagner Santos


Notícias Relacionadas:


 
TENHA NOSSAS NOTÍCIAS DIRETO NO WHATSAPP, CLIQUE AQUI.

Pesquisar




X

































© SITE DA GRANJA. TELEFONE E WHATSAPP 9 8266 8541 INFO@GRANJAVIANA.COM.BR