30/10/2024
Nestes meses, há maior incidência de casos, e é o período que coincide com aumento da proliferação do mosquito transmissor da doença, o Aedes aegypti. Com isso, as autoridades epidemiológicas intensificam as ações de conscientização e de imunização da população. Em Cotia, a Secretaria de Saúde ampliou a escala de abertura da vacina contra a doença e divulgou um cronograma de vacinação.
Em Cotia, segundo a Vigilância Epidemiológica, não houve registro da doença, nem casos suspeitos, ao longo do ano, no entanto, a necessidade de conscientização da população é necessária. "Esta ampliação [da vacinação] vem de encontro com os desafios relacionados às baixas coberturas vacinais que o Brasil tem anotado nos últimos anos. Sem cobertura adequada, aumentamos as chances de contaminações e espalhamento de doenças", esclareceu Silvana Silva, coordenadora da Vigilância Epidemiológica de Cotia.
A intensificação da vacinação contra a febre amarela também segue orientação do Alerta Epidemiológico nº 03/2024 e o Comunicação da Divisão de Imunização 09/2024 – Intensificação de vacinação contra a Febre Amarela.
O que é febre amarela?
A febre amarela é uma doença infecciosa aguda causada por um vírus e transmitida pela picada de mosquitos. É considerada grave, com alto risco de morte, se não for tratada rapidamente. Entre os sintomas iniciais estão: febre alta, calafrios, dor de cabeça, dor muscular, náuseas e vômitos. A doença afeta principalmente o fígado, os rins e o cérebro.
Por que se vacinar?
A vacina é oferecida gratuitamente pelo SUS e é considerada segura para evitar casos graves e mortes pela doença.
Quem deve se vacinar?
Crianças, ao completarem 9 meses de vida, devem receber a 1ª dose;
Pessoas a partir de 5 idade, não vacinadas ou sem comprovante de vacinação, devem receber 1 (uma) dose;
Pessoas que receberam apenas 1 (uma) dose da vacina antes de completarem 5 anos de idade devem receber 1 (uma) dose adicional, independentemente da idade.
Pessoas com 60 anos e mais é preciso recomendação médica para a vacina.
Pessoas que receberam a dose fracionada em 2017 e que vão viajar para o exterior.
Quem já tomou a vacina precisa se vacinar novamente?
Quem tomou duas doses da vacina antes dos cinco anos de idade, ou uma dose depois dos cinco, não precisa se vacinar novamente, pois a imunização dura a vida toda.