TELEFONE E WHATSAPP 9 8266 8541 | Quem Somos | Anuncie Já | Fale Conosco              
sitedagranja
| Newsletter

ASSINE NOSSA
NEWSLETTER

Receba nosso informativo semanal


Aceito os termos do site.


| Anuncie | Notificações
Voltar

Convivência no distanciamento Idosos atendidos pela Associação São Joaquim descobrem novas formas de convivência social

28/07/2020


Diante do contexto de pandemia, como continuar oferecendo serviços às pessoas idosas, principalmente os benefícios da convivência social, em tempos de isolamento social? Um desafio enfrentado com coragem e perseverança pela Associação São Joaquim de Apoio à Maturidade. 

A proposta de convivência virtual e acompanhamento individualizado oferecida tem permitido evitar os riscos do isolamento, fomentar a continuidade dos vínculos, oportunizar a aquisição e a troca de conhecimentos além de contribuir com o bem-estar físico e emocional das pessoas idosas, as mais afetadas neste contexto.

Para isso, a Associação está se reinventando junto às pessoas idosas. O Plano de Trabalho foi adaptado à exigência do isolamento social e realizado por meio do conjunto de ações:

  1. Distribuição de 957 cestas básicas e 785 Kits de higiene, 350 Previgrip (homeopatia preventiva), 15 fraldas, 1400 máscaras e 272 álcool gel (Campanha Rede Solidariedade 60+ e Te Cuido Aldeia, em parceria com a Oca Escola Cultural).
  2. Atividades virtuais diárias, informações e avisos são enviados em um Grupo institucional de WhatsApp com 260 usuários/as que têm acesso digital (ou por meio de familiares). Por ele são passadas as atividades diárias elaboradas pelos colaboradores e voluntários em vídeo, conferência virtual, entre outras mídias.
  3. Divulgação de informações relevantes para a causa nas redes sociais. A mobilização de celulares para quem não possui está em curso em parceria com o Colégio Rio Branco, visando a inclusão digital e o aumento do impacto da atuação. 
  4. Plantão de atendimento telefônico implementado para receber demandas específicas, inclusive realizando ligações para acompanhamento dos que não têm acesso digital, casos de violação de direitos e encaminhamentos para o atendimento psicológico individualizado. 

Com estes esforços, os aprendizados estão sendo muitos entre as pessoas idosas. Em torno de 80 idosos/as e famílias participaram da Festa Junina on-line (imagem abaixo), com direito à música e Bingo, evidenciando a adesão às tecnologias disponíveis. São oferecidas 16 atividades diferentes e 18 oficinas virtuais por semana. Com incentivo e carinho, aos poucos as pessoas foram perdendo o medo de apertar os botões.

CONQUISTAS NO ENTARDECER DA VIDA

Uma pesquisa realizada com amostra de 72 usuários evidencia a adesão a proposta, sendo que 96,7% estão recebendo as atividades diárias, 57% tem feito as atividades regularmente e 30% às vezes.

A usuária Neiva Bernardes, por exemplo,  relata "que o atendimento psicológico e o acompanhamento da equipe por telefone, e também o contato com as amigas da associação, estão sendo muito importantes para passar por este momento difícil". 

As atividades realizadas em grupos virtuais, além da inclusão digital, estão promovendo a diminuição do sentimento de solidão, oportunidade de se manter ativo e convivendo. Os usuários reconhecem a importância do serviço essencial prestado a eles. Severina relata, por exemplo, que se não fosse a Associação São Joaquim não estaria passando bem esta fase de isolamento social, segundo ela,  alivia muito poder conviver, mesmo que virtualmente, e disse também que as orientações que recebeu ajudou a conseguir o auxílio emergencial.

A convivência na época do entardecer da vida é essencial, sendo o isolamento um dos principais responsáveis pela depressão e outros agravantes. O desafio de manter as pessoas idosas socializadas, acolhidas, apoiadas em suas necessidades básicas e devidamente orientadas frente aos riscos da pandemia é o que tem nos movido. 

Como você pode contribuir?

Associação São Joaquim de Apoio à Maturidade

Tel.:(11) 4186-0520

saojoaquim@saojoaquim.org.br

Rua João Fasoli, 701, Carapicuiba, SP, Brasil.

facebook.com/associacao.saojoaquim/


Notícias Relacionadas:


 
TENHA NOSSAS NOTÍCIAS DIRETO NO WHATSAPP, CLIQUE AQUI.

Pesquisar




X

































© SITE DA GRANJA. TELEFONE E WHATSAPP 9 8266 8541 INFO@GRANJAVIANA.COM.BR