TELEFONE E WHATSAPP 9 8266 8541 | Quem Somos | Anuncie Já | Fale Conosco              
sitedagranja
| Newsletter

ASSINE NOSSA
NEWSLETTER

Receba nosso informativo semanal


Aceito os termos do site.


| Anuncie | Notificações
Voltar

Consumir orgânicos Ao comprar um alimento orgânico o consumidor não está apenas comprando legumes, verduras ou frutas mais saudáveis, e sim preservando e regenerando o meio ambiente, ou seja, está respeitando e conservando a fonte que o alimenta.

03/06/2009








Ao comprar um alimento orgânico o consumidor não está apenas comprando legumes, verduras ou frutas mais saudáveis, e sim preservando e regenerando o meio ambiente, ou seja, está respeitando e conservando a fonte que o alimenta.

O principal divisor de águas entre a agricultura convencional e a agricultura orgânica é representado pelo fato de que a agricultura orgânica leva em consideração outras racionalidades além da econômica, ao passo que na agricultura convencional, essa última é a única admissível. No sistema orgânico, muitas vezes a racionalidade econômica não pode ser prioritária, como ocorre por exemplo, no caso da necessidade de preservação de outras espécies, qualidade da água, recuperação da vida microbiológica do solo e de sua estrutura.

O agricultor orgânico considera a natureza sua aliada, amiga, observa-a, e está sempre apreendendo com ela, respeita seu tempo, suas limitações de solo, água, clima, etc. Percebe as inter-relações que existem entre todos os elementos que compõem o meio ambiente. Enfrentando as dificuldades impostas pelos limites naturais e éticos em relação a esse processo de produção, este agricultor, com satisfação e acreditando na proposta, procura produzir economicamente. Desta forma, a saúde do agricultor e de todos os trabalhadores envolvidos também é preservada.

Quem garante a origem e a qualidade dos produtos orgânicos são as empresas certificadoras que rastreiam todas as fases do processo, do cultivo ao empacotamento, e asseguram que os alimentos são produzidos sem o uso de agrotóxicos, adubos químicos, hormônios de crescimento ou antibióticos. Mudas ou sementes modificadas geneticamente também são proibidas, a produção tem que ser feita sem agredir o meio ambiente, e mais: exigem respeito aos direitos sociais dos trabalhadores. No Brasil, o consumidor de alimentos orgânicos deve procurar na embalagem um selo que ateste a sua qualidade, assegurando que não foram produzidos com emprego de substâncias inadequadas e em desacordo com os padrões éticos.

Assista entrevista apresentada por Jany Vargas com o técnico agropecuário, Hamilton Trajano, e a Família Dias, agricultores orgânicos.

Entrega domiciliar na região da Granja Viana:

Organic Delivery
Estrada da Fazendinha, 5359
Telefone: 4254-1597 (Juliana)
Site: www.organicdelivery.com.br

Família Dias - agricultura familiar
Tel: 4611-5889 (Gisele)
E-mail: familiadias.organico@ gmail.com

Natural Kayano
Tel: 4243-2436 - 9828 6549
(Valéria ou Mauro)
E-mail: maurokayano@hotmail.com

Caminhos da Roça (+ de 500 produtos)
www.caminhosdaroca.com.br
Tel: 3733-6727 (Marina)

Sítio A Boa Terra
www.aboaterra.com.br - ibellon@uol.com.br
Tel: 3735-5045 / 9167-0329 (Ivan- Distribuidor)

República das Bananas
Estrada Fernando Nobre, 755
4702 2399

República das Bananas 2 (venda também no local)
Av. José Giorgi, 210 sl10 - Galeria West Garden
4612 3570
www.republicadasbananas.net

Ser-Afim
Av. São Camilo, 288
Tel: 4702-0783

Orientação, planejamento agroambiental, formação de hortas e pomares orgânicos:
Hamilton Trajano - técnico agropecuário/gestor agroambiental
Tel: 4614-1351 - 9478-6991
E-mail: mailto:hamiltontrajano@yahoo.com.br




Notícias Relacionadas:


 
TENHA NOSSAS NOTÍCIAS DIRETO NO WHATSAPP, CLIQUE AQUI.

Pesquisar




X

































© SITE DA GRANJA. TELEFONE E WHATSAPP 9 8266 8541 INFO@GRANJAVIANA.COM.BR