TELEFONE E WHATSAPP 9 8266 8541 | Quem Somos | Anuncie Já | Fale Conosco              
sitedagranja
| Newsletter

ASSINE NOSSA
NEWSLETTER

Receba nosso informativo semanal


Aceito os termos do site.


| Anuncie | Notificações
Voltar

Considerações sobre o Reserva Raposo Megaempreendimento poderá acarretar danos irreversíveis nas dinâmicas da região.

02/12/2020


Por: Antonio Castelo Branco Teixeira Junior (*)

Desde 1993, percorro frequentemente a Rodovia Raposo Tavares no trecho entre a cidade de São Paulo e a Granja Viana, bairro periférico de Cotia. Apesar de não morar mais na região, boa parte de minha família ainda permanece por lá.

Ao longo dos anos, tenho acompanhado uma rápida transformação desta região e de seu entorno, resultante de um tipo de adensamento territorial geralmente desprovido de infraestruturas adequadas.

Mais recentemente, me deparei com mais um prenúncio de maltrato à região: a construção do megaempreendimento imobiliário Reserva Raposo, na altura do 18,5 km. Este projeto prevê a construção de um bairro planejado com quase 18 mil apartamentos, que abrigarão mais de 60 mil novos habitantes.

Imagine-se só a quantidade de novos veículos proveniente desse bairro, desembocando diretamente na Rodovia Raposo T[r]avares!

Relacionado à escala urbana, o futuro “Reserva Raposo” tem o tamanho de uma cidade: seu impacto na mobilidade e na qualidade de vida da vizinhança já vem gerando numerosas manifestações contrárias por parte de moradores dos três municípios mais próximos, São Paulo, Cotia e Osasco, diretamente afetados pelo empreendimento.

Embora eu reconheça sua relevância do ponto de vista habitacional, receio que este megaempreendimento acarretará danos irreversíveis nas dinâmicas da região. O impacto ambiental, com o desmatamento e a movimentação de terra, já vem cruelmente afetando, desde o início das obras, a fauna e flora local.

A repercussão sobre a vizinhança impõe, com extrema urgência, a realização de mais debates sobre os possíveis efeitos e contrapartidas, entre os quais há a necessária readequação das vias próximas ao local do projeto, além da questão do acesso coletivo aos equipamentos previstos no empreendimento e a imprescindível compensação ambiental.

Após três anos de obras e uma intensa batalha judicial, o “Reserva Raposo” realizou neste outubro a entrega das primeiras 600 unidades habitacionais.

Lembro-me que, por um período, o megaempreendimento teve sua licença ambiental anulada após inquérito de ao menos três ações civis, que interpelavam seus impactos ambientais e urbanísticos na região, além de suas repercussões sobre a vida da vizinhança. Uma das ações que punham em questionamento a obra foi a proposta do vereador de São Paulo Gilberto Natalini. Sua argumentação colocava em dúvida a validade do licenciamento da obra: de acordo com o parlamentar, a licença ambiental foi outorgada pela Prefeitura de São Paulo; todavia, como parte do terreno fica na cidade vizinha, Osasco, a autorização do empreendimento deveria ter sido concedida pelo Governo do Estado.

Concordo que a demanda de moradia é uma questão relevante, mas desconsiderar a legislação ambiental vigente e as especificidades socioambientais da região constitui um grave ataque a uma ambiência urbana mais desejável. Sabe-se que o Plano Diretor da Capital busca estimular a ocupação do Centro. A densidade do “Reserva Raposo”, em contraposição, colabora com uma política urbana ultrapassada de espraiamento da cidade, que pouco leva em conta questões como a sustentabilidade e a funcionalidade ecológica.

O que nos resta, agora, é apoiar a vizinhança para que ela seja ouvida. O diálogo com a comunidade local é essencial, numa tentativa de compatibilizar as razões do empreendimento aos diversos interesses e ao bem estar dos demais moradores da região.

Quem sabe, assim, conseguiremos progredir na busca da infraestrutura adequada para propiciar a implementação de um adensamento equilibrado, que respeite os fluxos de trânsito e preserve os poucos resquícios de patrimônio ambiental que ainda sobrevivem no local.

Continuo, portanto, na torcida pelo engajamento comunitário na articulação das aspirações deste novo bairro-cidade. Ainda há grandes desafios a vencer!!!


(*) Antonio Castelo Branco Teixeira Junior

Ex-Granjeiro, Arquiteto e Urbanista, Assessor de Urbanismo do Vereador Gilberto Natalini

Em destaque: Fotografia Aérea (18/04/2019)

Fonte: Jornal d'aqui


Nota de Resposta Reserva Raposo

A RZK Empreendimentos, incorporadora responsável pelo bairro planejado Reserva Raposo, informa que o empreendimento está em conformidade com a atual legislação e possui todas as aprovações dos órgãos competentes.

As obras do Reserva Raposo seguem requisitos de uso e ocupação do solo, previamente aprovados pelo estudo de impacto ambiental (EIA-RIMA). Como toda construção urbana de grande porte, o Reserva Raposo também foi analisado sob o ponto de vista de impacto no sistema viário e cumpre todos os parâmetros técnicos requisitados. 

O empreendimento situa-se inteiramente em território paulistano. Todas as ações cíveis que questionavam o tipo de licenciamento ambiental e seus limites territoriais foram consideradas improcedentes pela justiça.

A construção do bairro planejado contempla uma série de obras de infraestrutura urbana, que servirão aos moradores do Reserva Raposo e também à comunidade local. Todas essas intervenções são realizadas de forma faseada e seguem um cronograma aprovado no projeto da prefeitura.

A RZK Empreendimentos informa ainda que mantém um canal de diálogo com a comunidade por meio do 0800 721 7887. 


Notícias Relacionadas:


 
TENHA NOSSAS NOTÍCIAS DIRETO NO WHATSAPP, CLIQUE AQUI.

Pesquisar




X

































© SITE DA GRANJA. TELEFONE E WHATSAPP 9 8266 8541 INFO@GRANJAVIANA.COM.BR