20/12/2024
No dia 19 de dezembro houve a homologação do novo Conselho da Mulher da cidade, no Auditório do Centro de Integração Municipal. A cerimônia de posse aconteceu na última reunião presencial do CMM com entrega do Certificado de Posse das Conselheiras Eleitas, para continuidade dos trabalhos que permite que a participação da cidadã seja efetiva na formulação, implementação e avaliação das políticas públicas no que diz respeito aos direitos das mulheres.
Com a presença da vice prefeita Ângela Maluf, a Secretária dos Direitos Humanos, Cidadania e Mulher, Olympia Navasques, conselheiras eleitas e suplentes que estão na gestão 2025/2027 do órgão, além de funcionárias da Secretaria. O CCM conta com 10 representantes, divididas igualmente entre indicadas pela Prefeitura Municipal e eleitas pela sociedade civil. São portanto 05 vagas e podem concorrer representantes dos seguintes segmentos: Serviço com pessoa com deficiência, entidades religiosas , OAB - Ordem dos Advogados do Brasil, Serviços para pessoas idosas e Associações de pais e mestres (APMs). Pelo poder público, as pastas designadas para indicarem representantes são: Desenvolvimento Social; Saúde; Da Mulher; Educação e Segurança Pública.
Uma forma diferente de exercer a cidadania, aconteceu durante o processo dessa eleição. As cadeiras de Serviços para pessoas Idosas, APMs e Pessoas com deficiência, serão compartilhadas, onde ao invés de suplentes, a dupla fará a gestão do cargo, dividindo decisões e ocupando as funções de forma inovadora e coletiva. “Sou uma defensora do consenso. Garante escolhas justas, faz com que a gente possa mudar nossa perspectiva sobre um assunto, é harmonioso. E um jeito possível e menos belicoso de fazer escolhas com empatia. Nem sempre a disputa é o único jeito de decidir, sempre a partir do "eu". Eu quero, eu penso, eu acho. Com respeito e escuta ativa”, declara a Secretária Olympia.
Roseli Lima, eleita representante da APM, dividirá sua cadeira com Pricila Santos e observa “O processo da eleição do Conselho da Mulher foi transparente, houve reciprocidade e companheirismo entre mulheres que almejam políticas públicas em prol do combate à violência em qualquer ambiente”. Já Ana Alcantara, jornalista do Site da Granja, co-fundadora do Movimento MulherAção que irá compartilhar a cadeira da pessoa idosa com Rita Augusta, celebra: “Uma alegria ver em 3 cadeiras e também presentes na cerimônia, várias mulheres que fazem parte do Movimento MulherAção, que desde 2016 promove rede de apoio para Mulheres e suas famílias. Sinal de fortalecimento de nossas ações na construção da cidadania feminina e na ética do cuidado, tão inerente entre nós.”
Veja quem foram as eleitas:
OAB
Thaila Luz
Luciana Gaston
Entidade religiosa
Brenda Lemos Marinho
Associação da Pessoa com Deficiência
Angela Serrano
Michele Cristina
Associação Pais e Mestres
Roseli Lima
Pricila Santos
Associação da pessoa Idosa
Rita Augusta
Ana Alcantara
A presidente atual do CCM, Gisela Nascimento afirma: "O processo de eleição do Conselho da Mulher foi de uma diplomacia rara. Ver mulheres dando espaço umas para as outras é sinal de generosidade ". Agora o Conselho da Mulher aguarda as indicações do Governo Eleito para começar a atuar.