TELEFONE E WHATSAPP 9 8266 8541 | Quem Somos | Anuncie Já | Fale Conosco              
sitedagranja
| Newsletter

ASSINE NOSSA
NEWSLETTER

Receba nosso informativo semanal


Aceito os termos do site.


| Anuncie | Notificações
Voltar

Consciência Coletiva: por que ter aulas de Educação Socioemocional?

25/05/2021


A educação socioemocional nasceu da necessidade de aprendermos a lidar com as emoções, com os desafios diários, grandes ou pequenos, urgentes ou suaves. Crescer com eles e trilhar caminhos que cheguem ao nosso propósito de vida.

Parte da Base Nacional Curricular Comum- BNCC – , as cinco competências que abrangem a educação socioemocional são: autoconhecimento, autogerenciamento, tomada responsável de decisões, habilidades de relacionamento e consciência social.

Integrante do currículo escolar a partir de 2019, a educação socioemocional tem como objetivo  desenvolver habilidades emocionais como proatividade, empatia, pensamento crítico, argumentação, entre outros. Não se trata de uma disciplina, mas uma consciência coletiva, que permeia todas as aulas e a prática dos professores no dia a dia.

Aliada às competências cognitivas e puramente acadêmicas, promovem a formação integral do aluno, potencializando suas capacidades. Desta forma, mais do que engenheiros, médicos, publicitários ou advogados, temos seres humanos preparados para os desafios da vida, tanto para as demais etapas de suas trajetórias escolares quanto para o mercado de trabalho. É assim que, no futuro, teremos profissionais inteligentes, com maturidade emocional para lidar com as mais variadas situações.

Além disso, a criação de um ambiente escolar humanizado e adequado para o estabelecimento de boas relações facilita a aprendizagem dos alunos. Eles passam a compreender os conteúdos ensinados de uma forma mais natural, uma vez que o aluno educado emocionalmente possui maior motivação para aprender.

Por fim, adotar aspectos socioemocionais no currículo escolar, promove autoconhecimento e amadurecimento dos estudantes.  Por meio do conhecimento de si, o aluno se situa no mundo. Saber o seu papel facilita o entendimento de seus desejos e a melhor assimilação de possíveis frustrações. 

(Por Christiane Cerreto, Orientadora educacional e coordenadora pedagógica do Giusto Zonzini)


Notícias Relacionadas:


 
TENHA NOSSAS NOTÍCIAS DIRETO NO WHATSAPP, CLIQUE AQUI.

Pesquisar




X

































© SITE DA GRANJA. TELEFONE E WHATSAPP 9 8266 8541 INFO@GRANJAVIANA.COM.BR