TELEFONE E WHATSAPP 9 8266 8541 | Quem Somos | Anuncie Já | Fale Conosco              
sitedagranja
| Newsletter

ASSINE NOSSA
NEWSLETTER

Receba nosso informativo semanal


Aceito os termos do site.


| Anuncie | Notificações
Voltar

Confira Cada brasileiro produz, diariamente, cerca de 500 gramas de lixo.

22/03/2012








Cada brasileiro produz, diariamente, cerca de 500 gramas de lixo. Parece pouco, mas é só fazer as contas. Somando tudo, a quantidade de lixo domiciliar gerada no país é de 115 mil toneladas por dia. A maior parte vai para os lixões, onde levará cerca de 400 anos para se decompor. Enquanto isso, o chorume (aquele líquido preto, de mau cheiro, que escorre do lixo), irá se infiltrando no solo, contaminando os lençóis freáticos (que são os rios subterrâneos), ou irá escorrer para córregos, rios e mananciais, contaminando a água que bebemos. Outro problema é o fato dos aterros sanitários estarem se esgotando nas grandes cidades.

Portanto, a maneira mais eficiente de combater esses problemas é a reciclagem. Ou seja, reciclar significa usar o lixo como matéria-prima, re-aproveitando-o para fazer novos produtos.

Por isso, é fundamental que cada um faça a sua parte. Você pode ajudar participando da coleta seletiva, separando o lixo de sua casa. Nesse sistema, o material orgânico é separado do plástico, papel, vidro e metal, que são materiais re-aproveitáveis. Veja como:
1 - Separe metais, plásticos, vidros, papéis dos produtos não-recicláveis e do lixo orgânico.
2 - Antes de jogar o lixo fora, lave-o e seque-o bem. Isso vale para embalagens que contêm coisas molhadas como caixas de leite, latas e garrafas de refrigerantes.
3 - Escolha um dia da semana para levar os sacos de lixo reciclável ao ponto de coleta mais próximo da sua casa. São lugares onde existem aqueles latões coloridos; ou nos Pontos de Entrega Voluntária (P.E.V.). Você pode ainda combinar de entregar o lixo para um catador de sucata. Porém, saiba que não é tudo que poderá ser reciclado.

Saiba o que pode e o que não pode ser reciclado:

Metal
Reciclável - Lata de refrigerante, cerveja, conserva, achocolatados, leite em pó e sucata de reforma.
Não reciclável - Clipes grampos, esponjas de aço, marmitex e panelas velhas.

Papel
Reciclável - jornais, revistas, cartões,folhas de caderno, papel de fax, rascunhos, formulários de computador, aparas de papel,fotocópias, cartazes velhos, embalagens longa vida (essas deverão estar dobradas ou rasgadas).
Não reciclável - Papel celofane, amanteigado, carbono, metalizados, plastificados, sujos e engordurados, etiqueta adesiva, fita crepe, papéis sanitários, tocos de cigarro e fotos.

Plástico
Reciclável - Embalagem de refrigerante, margarina, detergente, xampu, álcool, produtos de limpeza, copo descartável, sacos plásticos em geral.
Não reciclável - Cabo de panela, tomada, embalagem de biscoito, baldes, bacias, embalagens de produtos tóxicos e misturas de papel, plástico e metal.

Vidro
Reciclável - Recipientes em geral: potes, garrafas desinfetantes, copos, frascos de medicamento e perfume;
Não reciclável- Espelhos, vidros planos, lâmpadas, cerâmicas, cristais, porcelanas, tubos de TV, assadeiras de vidro e válvulas

Confira alguns pontos de coleta na Região:

- Pão de Açúcar Granja Viana Rodovia Raposo Tavares, km 23
- Vida Brasil Recicla - Rua Ouro Preto, 301 - Carapicuíba, SP
- Boni Reciclagem - Theodoro de Sousa Brandão, 25 - Osasco, SP
- Coopermundi - Rua Alfredo Benicasa , 100 - Osasco, SP
- Cooperativa Veloso Materiais Recicláveis - Av. Jatobá, 576 - Carapicuíba, SP
- Kata Trekos Gildeões Com. De Recicláveis - Rua André Dias, 191, São Paulo
- Cariolane da Silva - Rua Agostinha Antônia Magnani, 8, Osasco
- PEV - Todo Dia Copiuva - Av. Inocêncio Seráfico, 2390 - Carapicuíba
- PEV - Todo Dia Bet - Saída II - Estrada do Cabreúva, 1570, Carapicuíba
- Colégio Sidarta - Estrada Fernando Nobre, 1332

Reciclagem de óleo:
Nunca jogue o óleo de fritura na pia ou ralo. Isso causa danos graves ao meio ambiente e à infraestrutura hídrica de sua casa e da cidade.Especialistas calculam que um litro de óleo pode contaminar milhares de litros de água. Aqui na Região, a Preserva é uma empresa onde o óleo é filtrado através da filtragem em um processo que deixa zero de resíduos e é certificado pela Cetesb. Finalmente, o óleo é encaminhado para a produção de Biodiesel.

Em setembro de 2011, entrou em vigor em Cotia a lei nº 1670 que proíbe o lançamento de óleo de cozinha e seus resíduos no meio ambiente. A norma obriga comércios, indústrias, condomínios, bolsões residenciais e outros, que façam uso do óleo comestível em Cotia, a criarem um depósito e coletarem esse óleo usado para entregar a uma empresa coletora. A empresa que descumprir a lei estará sujeita a multa e os reincidentes receberão multa em dobro. Segundo a regra, a retirada do óleo será feita por empresa ou entidade que esteja devidamente cadastrada no município e que apresente certificação da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (CETESB).

Situada em Cotia, licenciada e com toda a certificação, a Preserva faz a coleta de óleo em diversas residências, empresas, escolas e condomínios, além de outros pontos. A empresa deixa os galões de recolhimento no local e retira, semanal, quinzenal ou mensalmente, de acordo com a demanda. Tanto a retirada do óleo quanto a instalação de coletor são gratuitas. Além disso, há diversos ecopontos espalhados pela cidade. Procure um mais próximo de você. Veja no site da empresa a lista completa.

Confira alguns pontos de coleta na Granja
Delegacia da Granja - R Mazel, 24 - Parque São George
Empório São George, Av. Denne, Parque São George
Clube Pitangueiras - Rua Santarém, 223 - Parque São George
Comunidade São Benedito - Rua das Morangueias - Jardim Petrópolis
Igreja Nossa Senhora de Fátima - Rua dos Canários, 369 - Jardim Coimbra
Igreja São Vicente - Rua da Paz, 209 - Jardim Cotia
Igreja Matriz - Rua Sen Feijó, 64 - Centro
Projeto Âncora - Estrada do Espigão, 1239 - Jardim Rebelato
Supermercado Aquineuz - Av Roque Celestino Pires, 1071 - Caucaia do Alto
Igreja Santo Antonio - Av Santo Antônio, 486 - Portão
Felix Epi"s - Rua Paraná, 13 - Jardim Silvia
Subprefeitura de Caucaia - R Urbano Silva, 624 - Caucaia do Alto

www.preservarecicla.com.br
adm@preservarecicla.com.br

Lixo Eletrônico

Podemos definir como lixo eletrônico ou e-lixo tudo o que é proveniente de equipamentos eletro-eletrônicos, incluindo celulares, computadores, impressoras, etc. O mais grave é que o conteúdo do e-lixo inclui metais pesados como chumbo, cádmio e mercúrio, além de outros elementos tóxicos. Por este motivo, esses resíduos precisam de tratamento adequado para não causar danos à saúde e ao meio ambiente.

Saiba onde levar o seu lixo eletrônico:
Instituto Gea
Coleta de Lixo Eletrônico
Hequipel



Por: Angela Miranda


Notícias Relacionadas:


 
TENHA NOSSAS NOTÍCIAS DIRETO NO WHATSAPP, CLIQUE AQUI.

Pesquisar




X































© SITE DA GRANJA. TELEFONE E WHATSAPP 9 8266 8541 INFO@GRANJAVIANA.COM.BR