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Chuvas de verão mobilizam poder público local e ENEL

08/12/2022



Até o início de dezembro de 2022, o Brasil sofreu com 11 grandes desastres causados por chuvas. Nesse período, ao menos 386 pessoas morreram e cerca de 232.530 pessoas foram afetadas por enchentes e deslizamentos país afora.


Eventos extremos, como os temporais que atingem a região Sudeste, serão cada vez mais comuns caso a temperatura global continue a aumentar. Cientistas também alertam para ameaças à saúde pública, elevação do nível do mar e savanização da Amazônia.


O poder público e empresas como Enel e SABESP acabam tendo maior demanda para atender a população nestes dias em que as chuvas fazem maiores estragos nas vias públicas e nas casas. Confira alguns dos procedimentos que estão sendo tomados para amenizar a situação. 


ENEL


Responsável pela distribuição de 10,3% da energia elétrica brasileira, a Enel apresentou o Plano Verão 2022/2023 nesta quinta-feira (8), em São Paulo. Nessas viradas de ano, executa um conjunto de medidas, investimentos e mobilizações para agilizar o atendimento à população nos momentos de crise e falta de energia gerados pelas chuvas, trovoadas, relâmpagos e ventanias típicos dos dias quentes.


De abril a outubro, a média diária de ocorrências sobre corte de energia na área coberta pela empresa é de 1,1 mil. Entre novembro e março, esse número aumenta entre 40% e 50%. Nos dias de temporal forte, é multiplicado por três ou quatro, chegando perto das 4,5 mil ocorrências.


O Plano Verão consiste basicamente em investimentos nas seguinte ações:

  •  Poda de árvores que geram riscos para rede
  •  Compra de robôs que fazem a manutenção com guindastes
  •  Self healing é uma tecnologia instalada nas linhas de transmissão que identifica remotamente falhas na rede elétrica causada por fatores externos e reconfigura a rede em minutos.
  •  Despacho automático de incidências, que acelera o envio de equipes para reparos na rede com o uso de inteligência artificial atendendo 85% das demandas que são despachadas automaticamente por esses relatórios online.

A empresa divulgou R$ 1,26 bilhão em investimentos na melhoria de qualidade do serviço em 2022. Desse total, R$ 318 milhões foram direcionados a novas tecnologias, R$ 593 milhões à manutenção de rede e R$ 358 milhões em expansão de linhas e pontos de consumo.


Enquanto isso, na Câmara de Cotia


Parlamentares cobram melhoria nos serviços da Enel e Sabesp durante a última sessão dia 06. Os parlamentares utilizaram a Tribuna para solicitar nova reunião com as concessionárias Sabesp e Enel, responsáveis pela rede de água e esgoto e pelo fornecimento de energia elétrica, devem prestar esclarecimentos sobre a demora e a qualidade dos serviços realizados no Município.


"Estamos em época de chuvas e tem sido muito difícil em alguns bairros das cidade, que ficam muitas horas sem luz. Tem sido um caos e não temos tido apoio da Enel", afirmou o vereador Luis Gustavo Napolitano (PSD). Segundo o parlamentar, a baixa qualidade das obras da Sabesp também têm prejudicado os munícipes.


O vereador Edson Silva (Repub) exemplificou a insatisfação dos cotianos com as concessionárias "Tivemos vários pontos com árvores caídas e há bairros que ficaram vários dias sem luz. Os galhos caem na rede elétrica e isso é responsabilidade da Enel, que demora muito para atender. A empresa precisa ter uma resposta mais rápida para a população de Cotia".


Diante das solicitações de vereadores e munícipes, o Presidente da Câmara Municipal, vereador Celso Itiki (PSD), informou que o Poder Legislativo convocará as concessionárias para prestarem esclarecimentos e apontarem soluções para a baixa qualidade do serviço oferecido. 


Em outubro de 2021, representantes da Enel se reuniram com vereadores e o Poder Executivo para tratar sobre as demandas do Município, como demora nas podas de árvores, mau atendimento e cobranças de valores excessivos. 


Secretaria de Obras e a Defesa Civil com trabalho redobrado


Desde a última sexta-feira (2/12), quando a cidade de Cotia começou a registrar grandes volumes de chuvas, especialmente nos períodos da tarde e da noite, a Prefeitura, por meio das Secretarias de Defesa Civil e de Obras e Infraestrutura, intensificou as ações para minimizar os impactos, como desobstrução de galerias de água, limpeza de ruas, remoção de galhos de árvores nas vias e a retirada de árvores inteiras que obstruem a passagem. A manutenção na drenagem urbana acontece o ano todo, mas neste período precisa ser reforçado.


 Uma força-tarefa foi montada e equipes das duas secretarias têm atuado dia e noite nas ocorrências. Caminhões com caçamba, máquinas, serras elétricas, caminhão munck e outros equipamentos são utilizados nos trabalhos. "As chuvas dos últimos dias vieram com ventos fortes e derrubaram muitos galhos e árvores. Estamos com nossas equipes reforçadas para fazermos os atendimentos emergenciais", disse o Secretário de Defesa Civil, Lincoln Júnior.


Ainda segundo Lincoln, por conta da demanda, há casos em que a Defesa Civil faz a liberação da via obstruída por queda de árvore e, depois de algumas horas, uma equipe da Secretaria de Obras e Infraestrutura consegue ir ao local recolher os troncos e galhos. "Pedimos a compreensão dos moradores, mas a prioridade é eliminar riscos e liberar vias", salientou.


 Nas ocorrências em que as árvores caíram sobre fiação elétrica, a Defesa Civil e a Obras e Infraestrutura só conseguiram fazer a remoção depois que a Enel fez o desligamento da rede.


 A Defesa Civil reforçou o pedido para que os moradores evitem sair de suas casas durante as fortes chuvas e, estando fora, procurem um local seguro, jamais fiquem embaixo de árvores e não passem em locais alagados. 


A Defesa Civil atende pelo número 199.



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