08/12/2022
Em tempo: A Ekko Group emitiu nota que está no final desta matéria. O conteúdo da nota já foi disponibilizado para o Condomínio Vila Itália.
As chuvas da última terça-feira e uma obra em andamento no terreno vizinho atrapalharam bastante a vida dos moradores do condomínio Vila Itália, que fica na Estr. Mun. Walter Steurer, 1356 - Chácara Pavoeiro, em Cotia. São 57 casas, das quais pelo menos 15 foram danificadas em menor ou maior grau.
A obra é do Ekko Live Granja Viana, da construtora Ekko Group, que possui pelo menos mais 07 residenciais nas principais vias da Granja Viana, como Avenida São Camilo, Fernando Nobre e São Paulo II.
As áreas comuns do condomínio também sofreram bastante: apesar da infiltração de lama, a estação de tratamento de esgotos ainda está operando, mas sua estrutura (fundação) pode estar ameaçada de desmoronamento. Nas áreas de lazer - Salão de festas, churrasqueira, salão de ginástica, paredes (pintura) dos corredores, tudo está mofado, pelos mesmos problemas causados há meses por conta da construção, sem contar que estão em área de risco por estarem logo abaixo de um muro de arrimo com evidentes sinais de iminência de rompimento.
Marcelo Baesso, síndico há 18 anos do Vila Itália, disse:
“Estamos com problemas de infiltrações, trincas em alguma unidades desde o começo das obras, que iniciou em 22 de fevereiro deste ano. Mandaram uma empresa de vistoria constatar os problemas, mas até o presente momento os moradores estão apenas nas promessas.”
Carolina Vignado veio de Valinhos e está há seis anos no condomínio. É química e trabalha com pesquisa e desenvolvimento de novas fragrâncias. e uma das moradoras em uma das casas mais danificadas.
“Semana passada tinha uma poça com água e lama, bem pouco aqui no quintal... chamei o síndico para ver... ontem, 20h40, iniciou de novo com muita água inundando o quintal. Primeiro água, e depois veio com terra, com lama, alagou tudo, muito barro, todo o térreo foi tomado por lama.”
Juldete Almeida Leal, que mora ao lado, disse que é a terceira vez que isso acontece.
Carolina está bastante aborrecida com o descaso da construtora, que no momento da reportagem enviou duas pessoas para limpeza (que não quiseram se identificar), o que foi avaliado como insuficiente pela moradora, pois afinal não tinha dormido e não foi trabalhar. Depois se juntaram mais 3 pessoas enviadas pela construtora que acabaram por fazer uma limpeza completa.
“O engenheiro nem veio ver, acho descaso, falta responsabilidade. Todo o rodapé da parte térrea está comprometido, bem como os batentes das portas. Nem sei direito o que estragou ainda. Exijo uma satisfação!”, disse Carolina.
Como a casa de Carolina, mais 3 casas foram inundadas com lama.
Outros moradores estão se unindo para juntarem forças em uma ação judicial contra a construtora, segundo Carolina. Indagado sobre o que fazer, Marcelo, o síndico, disse:
“Eu, na condição de representante legal, estou adotando todas as providências e juntamente com o nosso jurídico, vamos apoiar os moradores das unidades afetadas. Já notificamos a construtora de forma extrajudicial e ainda não tivemos nenhuma resposta. A princípio, queremos apenas providências, mas estamos documentados para mover uma ação, caso seja necessário. Ontem o condomínio contratou e vai arcar com as despesas de um engenheiro civil para avaliar os problemas e fazer um relatório.”
À tarde, o condomínio recebeu equipe da Defesa Civil, que recomendou a não permanência nos quintais (fundos) das casas que foram alagadas. Depois visitou o engenheiro da Secretaria de Habitação, que acabou por interditar a academia, o espaço gourmet e o salão de festas. A obra também foi notificada e tem prazo de 15 dias para reparos estruturais no muro de contenção.
Consultado por nossa equipe, o engenheiro responsável pela obra, Marcelo Antônio de Moura, da Ekko, ainda não respondeu aos nossos chamados.
Aqui, a nota da Ekko, enviada agora à noite (4a.feira):
"Nota de esclarecimento - Inundações próximas ao empreendimento Ekko Live Granja Viana
A Ekko Group informa que desde o conhecimento da situação apresentada pelos moradores do condomínio Vila Itália, localizado próximo às obras do empreendimento Ekko Live Granja Viana, tem atuado para solucionar o problema da inundação que foi agravado por conta das fortes chuvas que ocorreram nas últimas semanas. A equipe técnica da incorporadora está realizando a drenagem e impermeabilização da região, removendo toda terra para evitar transtornos, e tomando todas as medidas necessárias para resolver a situação o quanto antes.
A Ekko Group reitera ainda que as obras do Ekko Live Granja Viana não estão interditadas e que não tem conhecimento de nenhuma notificação extrajudicial. A Prefeitura entregou uma notificação para a empresa hoje (7/12), dando o prazo de 15 dias para resolver a situação, que será cumprida dentro do prazo. Em contato com o pessoal responsável pelo condomínio Vila Itália e realizando todas as tratativas necessárias, a Ekko Group afirma que o serviço ficará pronto ainda esta semana e que trabalhará para que toda água seja drenada."